Letra A.
Enriquecendo o conhecimento...
"Grupo focal. Grupo focal é uma técnica de pesquisa qualitativa, não-diretiva, desenvolvida para coletar dados e informações que reflitam opiniões, conhecimentos, percepções e preocupações de pequenos grupos sobre determinadoassunto. Requer a definição do problema a ser avaliado, o estabelecimento de critérios norteadores das discussões, a elaboração de uma lista de questões abertas que servirão de base às discussões, a reunião de um pequeno grupo relativamente homogêneo de indivíduos que compartilhem conhecimentos, experiências ou características e a existência de um moderador ou facilitador para conduzir a discussão e encorajar a participação de todos e a interação do grupo, além de participar da análise das informaçõe registradas.
A dinâmica do grupo focal permite que o avaliador capte como o assunto é percebido pelos participantes. Dados e informações gerados pelo grupo focal, ao serem analisados, podem ajudar no planejamento, na tomada de deciões, na avaliação de programas, produtos e serviços, no desenvolvimento de modelos ou teorias na construção de questionários para coletas de dados posteriores. Ao interpretar os dados coletados, os avaliadores geralmente buscam padrões, relações e tendências e tentam extrair conclusões sobre as opiniões emitidas. Ao final, elaboram um relatório com os resultados do grupo focal." (ALMEIDA, 2005, p. 70-71)
Questionário: é um dos métodos mais utilizados. Consiste numa lista de questões formuladas pelo pesquisador a serem respondidas pelos sujeitos pesquisados.
Entrevista: após o questionário, a entrevista é o método mais utilizado. Ela pode ser: a) não-estruturada; b) semi-estruturada e c) estruturada.
O grupo focal é um método de coleta de dados considerado por alguns autores como uma espécie de entrevista. Para a aplicação da técnica, reúne-se um grupo relacionado com o problema a ser explorado e um moderador para assegurar que o assunto será discutido sem distorções.
Observação: é um método pelo qual o pesquisador capta a realidade que se pretende analisar. Ela pode ser:
Espontânea não estruturada; Observação participante não sistemática; Observação sistemática.
Análise de conteúdo: essa técnica é apropriada para medir a legibilidade de um texto ou comunicação e, analisar questões relacionadas com as atitudes, interesses e valores culturais de um grupo.
BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007.
Gab. A