SóProvas


ID
827362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

     Longe do centro principal da vida da Colônia, o Norte do Brasil viveu existência muito diversa do Nordeste. A colonização ocorreu aí lentamente, a integração econômica com o mercado europeu foi precária até fins do século XVIII, e predominou o trabalho compulsório indígena. Até 1612, quando os franceses estabeleceram-se no Maranhão, fundando São Luís, os portugueses não tinham demonstrado maior interesse por se instalar na região. 


Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008, p. 90 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os processos de exploração, conquista, ocupação e colonização da Amazônia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra (C).

    a) Embora em menor escala que na agroindústria açucareira nordestina, a escravidão africana rivalizou em importância com a indígena no Norte do Brasil colonial.

    Não há que se falar em escravidão africada no Norte neste período cobrado pela questão (1612), já que houve tão somente a escravização indígena no cultivo das drogas do sertão. O escravo negro foi trago apenas no século XVII para realizar serviços braçais de cunho mais árduos do que o simples cultivo de drogas.

    b) A fundação de Belém consistiu em uma reação de Portugal à presença holandesa no litoral brasileiro e assegurou o domínio português sobre a região amazônica.

    A fundação de Belém foi uma estratégia de Portugal a fim de assegurar aquela região, mas o objetivo primário foi a fundação do povoado Feliz Lusitânia, bem como a construção do Forte do Presépio, e não da dominação da região amazônica como um todo como a assertiva nos traz.

    c) No século XVII, Pedro Teixeira empreendeu uma longa viagem de exploração pelo rio Amazonas, a qual culminou com sua chegada ao P3ru.

    Correto. Pedro Teixeira foi um bandeira responsável pela missão de mostrar a viabilidade de alcançar os mercados pacíficos via a hidrovia amazônica, na qual, alcançou até os Andes no P3ru.

    Obs.: Acreditem ou não, o Qconcursos censura a palavra "P3ru". ¯\_(ツ)_/¯

    d) O dinamismo da economia da região Norte no período colonial pode ser constatado pela grande circulação de moeda nessa região.

    Questão completamente sem sentido, o contexto histórico apresentado pela questão ocorria no início do Século XVII, então não há que se falar em circulação de moeda corrente nessa região.

    e) A decisão portuguesa de dominar a Amazônia foi motivada pelo temor de que a Espanha dominasse, de fato, as áreas que lhe pertenciam, de acordo com o Tratado de Tordesilhas.

    Portugal de fato visava a assegurar as áreas que lhe pertenciam, mas em outro momento histórico e não de acordo com o Tratado de Tordesilhas. Essa preocupação de Portugal surgiu apenas em 1750 por meio do Tratado de Madri, em um momento que os portugueses objetivavam assegurar suas terras após a descoberta do ouro no Vale do Guaporé.

  • A expedição chegou à QUITO - EQUADOR

  • Pedro Teixeira partiu de Gurupá (PA) e alcançou Quito em outubro de 1638.

  • Expedição de Pedro Teixeira ocorreu em 27 de outubro de 1637, partindo de Cametá subindo o rio Amazonas, não Gurupá como mencionado aqui. Só pra ajudar na formulação da sua resposta e outros colegas não marcarem errado. TMJ PMAM/ PCAM

  • Em 1637, foi a vez do explorador português Pedro Teixeira realizar uma importante viagem ao longo do rio Amazonas.

    O Estado do Maranhão e Grão-Pará fora criado em 1621 pelos portugueses. Em 1637 era governado pelo comandante-mor Jácomo Raimundo de Noronha que, na época, decidiu enviar uma expedição ao rio Amazonas com cerca de 2 mil pessoas, a maioria indígenas. Essa expedição – com o objetivo de firmar uma fronteira entre o Grão-Pará e o território que incluía o Peru, Equador, Colômbia e Brasil – partiria de Cametá, no Pará, até Quito. Pedro Teixeira foi escolhido para comandá-la. Ele também foi instruído a verificar locais para a construção de fortes, manter a disciplina dos seus homens e tratar de forma amistosa os índios. O jesuíta Cristóbal de Alcuña foi o relator da viagem de volta de Pedro Teixeira. Assim, ao fim dessa longa viagem de exploração pelo rio Amazonas, Pedro Teixeira chegou ao Peru.

    Resposta: C