SóProvas


ID
827560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

No que se refere às características dos instrumentos de medida, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Pelo livro Fundamentos de Metrologia Científica e Industrial, o conceito de Exatidão é dado por:

    "É a capacidade de um sistema funcionar sem erros, tendo sempre um ótimo desempenho. Um sistema que sempre acerta é um sistema com ótima exatidão. A exatidão é a característica qualitativa que não pode ser associada a um número."

    Dessa forma, não entendi a questão.

  • Concordo com você Danilo. Achei muito estranho essa definição

  • "Na norma IEC 61298-2 a exatidão é definida como o erro máximo entre o valor verdadeiro e o valor medido." (Instrumentação e Técnicas de Medida - UFRJ, 2013/2)

  • a) Exatidão - CERTO. É o grau de concordância entre o resultado de uma medição e um valor verdadeiro do mensurando. Podemos definir como sendo o maior valor de erro estático que um instrumento possa ter ao longo de sua faixa de trabalho ou ainda podemos definir como o grau de concordância entre o resultado de uma medição e um valor verdadeiro do mensurando. Pode ser expresso de diversas maneiras: em porcentagem do alcance (span) por exemplo.

     

    b) Alcance - ERRADO. Range – Faixa de indicação, faixa nominal ou ALCANCE de um instrumento. Conjunto de valores da grandeza medida que pode ser fornecido por um “instrumento de medir”, consideradas todas as suas faixas nominais de escala.

     

    c) Repetibilidade - ERADO. É o grau de concordância entre os resultados de medições sucessivas de um mesmo mensurando efetuados sobre as mesmas condições de medição.

     

    d) Histerese - ERRADO. A histerese é a tendência de um material ou sistema conservar suas propriedades na ausência do estímulo que as gerou. Pode-se encontrar diferentes manifestações desse fenômeno. A palavra histerese deriva do grego antigo e significa retardo, e foi cunhada pelo Sir James Alfred Ewing em 1890. Em geral os efeitos de não-linearidade e histerese estão intimamente ligados. Representa a diferença máxima apresentada por um instrumento, para um mesmo valor, em qualquer ponto da faixa de trabalho, quando a variável percorre toda a escala no sentido ancendente e descendente.

     

    e) Erro - ERRADO. É a diferença entre o valor lido ou transmitido pelo instrumento, em relação ao valor real da variável medida. Se tivermos o processo em regime permanente, chamaremos de erro estático, que poderá ser positivo ou negativo, dependendo da indicação do instrumento, o qual poderá estar indicando a mais ou a menos. Quando tivermos a variável variando, teremos um atraso na transferência de energia do meio para o medidor. O valor medido estará geralmente atrasado em relação ao valor real da variável. Esta diferença entre o valor real e o valor medido é chamado de ERRO DINÂMICO. Quando a variável não estiver variando, podemos ter somente o ERRO ESTÁTICO. Quando a variável estiver variando, poderemos ter o ERRO DINÂMICO e o ERRO ESTÁTICO

  • Também estou no time do Danilo!