SóProvas


ID
828055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Determinado servidor de arquivos de endereço IP 192.168.1.5, utilizando Samba, disponibiliza um compartilhamento de nome FINANCEIRO mediante dispositivo ISCSI, para ser montado a partir de uma estação de trabalho Linux no ponto de montagem /mnt/samba. Para que o compartilhamento seja montado automaticamente sempre que a estação de trabalho Linux se iniciar, a linha que deve ser adicionada ao arquivo /etc/fstab, para o sucesso da operação, é

Alternativas
Comentários
  • Estranho, posso estar enganado, mas marquei a opção B pois aprendi que CIFS era utilizado para windows e NFS para Linux.
    Agora eu me confundi de vez, vou ter q ler + sobre isso.
    Alguém se habilita ?
  • Não cara. Pelo que eu entendi é que tanto o SMB como CIFS eles não usados para compartilhamento Windows?!
  • Quem tiver interesse ver em: http://www.swerdna.net.au/susesambacifs.html#permanent
  • Colegas, a alternativa B não pode ser escolhida tendo em vista um erro "nfs _netdev" esse comando usando "um espaço e logo em seguida um anderline" dá erro no linux. A alternativa C e D também não pode ser escolhida uma vez que não faz sentido especificar o tipo de partição, se é NTFS ou FAT32. E se for um EXT qualquer da vida? Eu ignorei a alternativa A por achar que não há nada a ver essa opção xfs. Tendo em vista todas essas observações, eu marquei a alternativa E e acertei. Digamos que é um "se vira concurseiro". Eu não consegui identificar a alternativa correta, porém fui eliminando aquelas que não havia nehuma condição de ser considerada correta. Vale a dica pra todos! Grande abraço e bons estudos!
  • @Marcelo Dias 
    Cara, voce ta certo, mas o SAMBA existe justamente para isso, ele permite a intercomunicação de servidores Windows e Linux através desses protocolos (SMB e CIFS).
    Boa sorte!

  • O amigo Cleyton tem toda razao
    Essa eh uma daquelas questoes do tipo "se vira, concurseiro". Errei a questao, estando na duvida somente entre as letras B e E, pois as outras nao faziam sentido algum, como ele previamente disse.Se eu soubesse antes que usar espaço seguido de underline dá erro no linux, teria acertado essa

    Bons estudos a todos!

  • Das opções a única que possuía um filesystem "acertado" com o enunciado era a última. Man: http://linux.die.net/man/8/mount


    _netdev

    The filesystem resides on a device that requires network access (used to prevent the system from attempting to mount these filesystems until the network has been enabled on the system).

    Por eliminação:

    A) - xfs é sistema de arquivos local

    B) - Espaço entre nfs e _netdev. Erro de sintaxe do fstab

    C) - ntfs é sistema de arquivos local.

    D) - fat é sistema de arquivos local.


    A questão da discordia entre CIFS e SMB é simples. Existia um comando chamado smbmount, e ele foi tornado "deprecated" - http://linux.die.net/man/8/smbmount. Está no manual, a instrução para a utilização do mount.cifs. Basicamente, zoeira na nomenclatura.

  • Pessoal, não entendi ainda. Pelo que vi o correto seria ter 6 campos.

    The first field, (fs_spec), describes the block special device or remote filesystem to be mounted.
    The second field, (fs_file), describes the mount point for the filesystem.
    The third field, (fs_vfstype), describes the type of the filesystem.
    The fourth field, (fs_mntops), describes the mount options associated with the filesystem. It is formatted as a comma separated list of options. It contains at least the type of mount plus any additional options appropriate to the filesystem type.
    The fifth field, (fs_freq), is used for these filesystems by the dump(8) command to determine which filesystems need to be dumped.
    The sixth field, (fs_passno), is used by the fsck(8) program to determine the order in which filesystem checks are done at reboot time.

    Fonte: http://linux.die.net/man/5/fstab

    E pelo próprio manual do mount (http://linux.die.net/man/8/mount) o termo "_netdev" seria uma opção (campo 4), e não um tipo de sistema de arquivo (campo 3).
  • Fui por eliminação, lógica e intuição.


    Se estamos utilizando SAMBA...evidente que existe uma integração LINUX/WINDOWS, então não tem o porquê de utilizar os sistemas de arquivo XFS e NFS. Eliminei A e B. 
    NTFS e FAT32 são tipos de partições ou sistemas de arquivos do WINDOWS, o que também não se aplica, embora hoje em dia o NTFS possa ser instalado no LINUX. Eliminei C e D.
    Sobrou a letra E que utiliza o protocolo de compartilhamento do WINDOWS CIFS. Nativamente o LINUX usa o NFS.O SAMBA é como se fosse a INTERFACE comum entre eles ( CIFS-NFS).Espero ter ajudado.