SóProvas


ID
828061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo OSPF (open shortest path first) é utilizado para roteamento dentro de um sistema autônomo na Internet. O OSPF

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me mostrar de onde vem essa informação que essa atualização de estado é broadcasting ?
  • Alguém poderia me dizer o erro da letra a)

    grato. 
  •  a) Errado. É o  BGP que troca informações entre pares de roteadores sobre o roteamento por conexões TCP (transmission control protocol) por meio da porta 179. O OSPF realiza a comunicação por broadcast e não troca a informação entre pares de roteadores.
     b) Errado. Função desempenhada por protocolo Inter-AS e OSPF é intra AS.
     c)Errado. Função desempenhada por protocolo Inter-AS e OSPF é intra AS.
     d) é um protocolo de estado de enlace, que utiliza broadcasting de informação de estado de enlace e algoritmo de caminho de menor custo.
     e)Errado. Função desempenhada por protocolo Inter-AS e OSPF é intra AS.
  • Esta questão deveria ser anulada pois OSPF utiliza Multicast e não Broadcast conforme podemos
    observar pelas fontes abaixo:

    Fonte:


    http://blog.ccna.com.br/2008/06/03/tutorial-ospf-parte-1/

    http://en.wikipedia.org/wiki/Open_Shortest_Path_First

    https://under-linux.org/entry.php?b=1134

    O protocolo RIP é que utiliza broadcast.

     

  • Adenilson, essa questão foi retirada do livro Redes de Computadores e a Internet (Kurose e Ross 3ed), pág 294.

    "O OSPF foi concebido como sucessor do RIP e como tal tem uma série de características avançadas. Em seu âmago, contudo, ele é um protocolo de estado de enlace que usa broadcasting de informação de estado de enlace e um algorítmo de caminho de menor custo de Dijstra."
  • Questão deveria ser anulada.

    Primeiro pela letra B. O OSPF é tanto inter-AS como intra-AS. O próprio CESPE vem considerando isso em suas questões, como é o caso da questão  Q103979 deste site. Só não entendo porque eles mudam de opinião de concurso para concurso.

    Segundo que o OSPF faz multicast e não broadcast. Polêmico não? Mas enfim, nós podemos ficar aqui anos discutindo isso e não chegar a um consenso. Mas isso não é problema. O problema é que o CESPE não chega a um consenso. Vejam a questão abaixo:
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Q153121   Prova: CESPE - 2008 - HEMOBRÁS - Analista de Gestão Corporativa - Administrador de Redes Disciplina: Redes de Computadores   O OSPF utiliza multicast para enviar detalhes acerca das atualizações de enlaces. Certo   Parabéns! Você acertou a questão! -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Terceiro é que a letra C é exatamento a função do OSPF. 

    Mas enfim, estou preparando um banco de inconsistências dos gabaritos do CESPE. Eles mudam a resposta de concurso para concurso. Ao menos com este banco é possível entrar com recursos.

  • OSPF é um protocolo de roteamento intra-AS (interior gateway), embora seja capaz de receber e enviar rotas para outros ASs.

    Relacionando

    Você é um desempregado, embora seja capaz de ser um servidor público. :)
  • Pessoal, vou tentar sanar as dúvidas sobre essa questão do OSPF usar Broadcast ou Multicast . Segundo kurose ,5 edição, páginas 288 e 289, temos as seguintes informações:

    1. Pág.288: " ...ele é um protocolo de estado de enlace que usa broadcasting de informação de estado de enlace e um algoritmo de menor custo de Dijkstra. Com o OSPF, o roteador transmite informações de roteamento a todos os outros roteadores no sistema autonômo..."

    2. No entanto, na pág.289, no tópico ,Alguns dos avanços incorporados no OSPF temos  a seguinte informação:

    "Suporte integrado para roteamento unicast e multicast. O OSPF Multicast ( MOSPF) fornece extensões simples ao OSPF para prover roteamento multicast. O MOSPF usa banco de dados de enlaces existentes no OSPF e adiciona um novo tipo de anúncio de estado de enlace ao mecanismo OSPF existente de transmissão de estado de enlace."

    Posto isso, verifca-se que o OSPF dá suporte tanto a broadcasting quanto a  muticast para informações de estado de enlace. Depende da abordagem da questão.

  • a) Porta TCP 179 é o BGP

    b e c) iBGP - conceito de atingibilidade é relacionado a ele.

    d) é um protocolo de roteamento, que utiliza multicasting, tabelas de estado de enlace e baseado em métrica de custo.

    e) BGP que é baseado em políticas de exportação e importação.

    Questão poderia ter sido anulada.
  • O OSPF é um protocolo da camada de rede, portanto não há de se falar em porta.

    O RIP é um protocolo da camada de aplicação, nesse caso ele utiliza a porta UDP 520.

    O BGP também é um protocolo da camada de aplicação. Ele usa a porta TCP 179.