O padrão H.323 é parte da família de recomendações ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization sector) H.32x, que pertence a série H da ITU-T, e que trata de "Sistemas Audiovisuais e Multimédia". A recomendação H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimédia em redes baseadas em pacotes e que não provêem uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. Além disso, estabelece padrões para codificação e decodificação de fluxos de dados de áudio e vídeo, garantindo que produtos baseados no padrão H.323 de um fabricante interopere com produtos H.323 de outros fabricantes.
Redes baseadas em pacotes incluem as redes IP (Internet Protocol) como a Internet, redes IPX (Internet Packet Exchange), as redes metropolitanas, as redes de longa distância (WAN) e ainda conexões discadas usando PPP.
O padrão H.323 é completamente independente dos aspectos relacionados à rede. Dessa forma, podem ser utilizadas quaisquer tecnologias de enlace, podendo-se escolher livremente entre as que dominam o mercado atual como Ethernet, Fast Ethernet, FDDI, ou Token Ring. Também não há restrições quanto à topologia da rede, que pode consistir tanto de uma única ligação ponto a ponto, ou de um único segmento de rede, ou ainda serem complexas, incorporando vários segmentos de redes interconectados.
O padrão H.323 especifica o uso de áudio, vídeo e dados em comunicações multimédia, sendo que apenas o suporte à mídia de áudio é obrigatório. Mesmo sendo somente o áudio obrigatório, cada mídia (áudio, vídeo e/ou dados), quando utilizada, deve seguir as especificações do padrão. Pode-se ter uma variedade de formas de comunicação, envolvendo áudio apenas (telefonia IP), áudio e vídeo (videoconferência), áudio e dados e, por fim, áudio, vídeo e dados.
O H.323 é um conjunto de protocolos de camada de aplicação que rodam sobre TCP e UDP para troca de dados de voz, vídeo e controle em tempo real, com padrões específicos para a codificação de voz e imagem, com diferentes níveis de qualidade, além de protocolos de estabelecimento e controle de seção.
A figura abaixo ilustra a relação entre os diferentes padrões:
De maneira semelhante, mas mais parecido com o modelo OSI:
Onde:
H.225.0: RAS: Registration, Admission and Status, que funciona entre o terminal e gatekeeper para resolução de endereços e serviços de controle de admissão, além de sinalização de chamada para estabelecimento de comunicação entre duas entidades H323;
H.235: descreve a segurança dentro do H.323, tanto para sinalização quanto mídia.
H.239: descreve uso de videoconferência dual stream;
H.245: protocolo de controle para comunicações multimedia, que descreve as mensagens e procedimentos para comunicação de capacidades, abertura e fechamento de canais de audio, video e dados.
H.450: descreve serviços suplementares;
H.460: define extensões opcionais que podem ser implementadas no terminal ou gatekeeper, incluso NAT e firewall
H.261: stream de vídeo sobre RTP
H.263: Bitstream sobre RTP
Q.931: gerencia inicialização e finalização de chamadas
T.38: mapeamento de serviços de fax baseados em IP
T.125: Multipoint Communication Service Protocol (MCS).
Fontes:
http://www.protocols.com/pbook/h323.htm
http://www.cisco.com/en/US/tech/tk1077/technologies_tech_note09186a00800c5e0d.shtml