SóProvas


ID
82828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de arquivologia, julgue o item a seguir.

Os documentos de arquivo devem ser organizados a partir dos mesmos princípios aplicados na organização das bibliotecas, principalmente no que se refere aos métodos de classificação.

Alternativas
Comentários
  • Diferenciação entre biblioteca e arquivoAs diferenças básicas entre os materiais de biblioteca e de arquivo referem-se precipuamente ao modo pelo qual se originaram e ao modo pelo qual entraram para as respectivas custódias. Os arquivos são órgãos receptores, enquanto as bibliotecas são colecionadores. Os materiais de biblioteca são adquiridos principalmente a partir de compras e doações, ao passo que os ARQUIVOS são produzidos ou recebidos por uma administração para o cumprimento de funções específicas. Jamais serão colecionadores como a biblioteca e sua qualidade própria de arquivo só se conserva integralmente enquanto a forma e a inter-relação natural forem mantidas. Uma biblioteca não deve recolher documentos oficiais.O bibliotecário, no arranjo de seu material, que consiste em peças avulsas, pode empregar qualquer sistema de classificação. O principal objetivo de um sistema é reunir materiais idênticos, mas o valor de determinada peça não estará necessariamente perdido se não for classificado em determinado lugar. O mesmo não ocorre no arquivo: uma vez que as peças tenham sido retiradas do seu contexto inicial, destruiu-se muito do seu valor de prova. Daí surgiu o princípio da proveniência, pelo qual os documentos são agrupados pelas suas origens. O arquivista deve estabelecer uma classificação ditada pelas circunstâncias originais de criação. O princípio da proveniência resultou de experiências desastrosas ocorridas na Europa, quando se tentou o emprego de diversos esquemas de classificação.Outra diferença que pode ser destacada é a de os materiais de biblioteca existirem via de regra em numerosos exemplares, ao passo que os documentos de arquivos existem em um único exemplar ou em limitado número de cópias.Pode-se dizer que a biblioteconomia trata de documentos individuais e a arquivística, de conjuntos de documentos.
  • Arquivo - É o conjunto de documentos, criados ou recebidos por uma instituição ou pessoa, no exercício de sua atividade, preservados para garantir a consecução de seus objetivos.Biblioteca - É o conjunto de material, em sua maioria impresso e não produzido pela instituição em que está inserida, de forma ordenada para estudo, pesquisa e consulta. Normalmente é constituída de coleções temáticas e seus documentos são adquiridos através de compra ou doação, diferentemente dos arquivos, cujos documentos são produzidos ou recebidos pela própria instituição .Museu - É uma instituição de interesse público, criada com a finalidade de
  • "Na ótica arquivística, os documentos são produzidos em decorrência natural das atividades da instituição e estocados para provar, testemunhar ou informar sobre estas atividades, . Naturalmente sua organização deverá levar em conta este princípio de organicidade. Lança-se, portanto, sobre os documentos, um olhar que priorize as atividades da instituição: os documentos foram gerados para que essas atividades fossem realizadas e são organizados em função destas atividades, dos responsáveis pelas mesmas e de quem os acumulou: é o conceito da "proveniência". Na biblioteconomia o olhar lançado sobre os documentos é outro, pois a preocupação com as razões de sua geração são irrelevantes ou desconhecidas. Enfatiza-se a informação contida nos documentos e a utilidade que esta pode revestir para um grupo social ou institucional. Dito em outros termos, se na arquivologia a função do documento é definidora de sua entrada no sistema de informação e posterior organização, na biblioteconomia enfatiza-se sua função no momento da saída do sistema. Conseqüentemente, organiza-se os documentos de acordo com outro parâmetro: a informação neles contida."Palestra proferida no “Seminário em Ciências daInformação”, promovido pelo Departamento deCiência da Informação da Universidade Estadualde Londrina, 23 a 25 de agosto de 2001.
  • -ARQUIVO: Acumulação ordenada dos documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoas, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro. -BIBLIOTECA: Conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.
  • O método de classificação usado nos arquivos difere dos métodos de utilização usados em bibliotecas. Nessas últimas a classificação utiliza métodos pré-determinados (Livros de Direito, Matemática, Física, Medicina e etc.) enquanto com relação aos arquivos o método será específico para cada instituição, dependendo de suas características orgânicas e do funcionamento de suas atividades.

  • ERRADO

    A organização da Biblioteca tem funcionalidade, ordenacidade, descricionalidade totalmente diferente da organicidade de arquivo, os princípios arquivisticos baseiam principalmente ao respeito da proveniência, fixando os documentos ao seu produtos, diferenciando em vários aspectos de museus e bibliotecas.

  • É importante lembrar que as bibliotecas trabalham com métodos predeterminados. Já nos arquivo, tudo depende! Depende da instituição, das atividades desenvolvidas, dos documentos produzidos/recebidos, entre outros fatores.

  • Os documentos de arquivo existem para atender às necessidades administrativas da instituição que os produziu. Ao contrário, os documentos de biblioteca existem para disseminar o conhecimento humano.

    Como o conhecimento humano não conhece fronteiras (as diferentes pessoas, em qualquer lugar e em qualquer tempo, podem ter o mesmo conhecimento), este pode ser padronizado de uma maneira universal. Ao contrário, as instituições possuem origem, história, objetivos e outras características bem diferentes. Sendo assim, o arquivo de cada uma deve ser configurado para que atenda suas necessidades específicas.

    Então arquivos e bibliotecas não devem organizar seus documentos segundo os mesmos princípios ou critérios, especialmente quanto ao método de classificação: todas as bibliotecas deve utilizar o Código Decimal de Dewey - CDD, enquanto os arquivos devem escolher qual método melhor atende às instituições, fazendo combinações entre os existentes ou mesmo elaborando novos, se necessário.

    Gabarito: Incorreto.
  • MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO

     BIBLIOTECAS                                           

    * Utiliza métodos pré determinados.                    

    * Exige conhecimento do sistema, do conteúdo e da significação dos documentos a classificar.       

     ARQUIVO    

     * Estabelece classificação específica para cada instituição, ditada pelas suas particularidades.  

     * Exige conhecimento da relação entre as unidades, a organização e o funcionamento dos órgãos.

  • ERRADO

    ______

    Documento de Arquivo documento advindo das funções naturais de um
    órgão, criado por uma instituição ou pessoa no curso de suas atividades e
    preservado para a consecução de seus objetivos, tendo-se em vista também a
    prova de fatos.


    Ex.: Ofício do Governo Federal.


    Documento de Biblioteca & está contido em um conjunto de material, em
    sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e
    consulta. Ex.: as gramáticas da língua portuguesa.


    Documento de Museu & documento contido em instituição de interesse
    público, criada com a