SóProvas


ID
82897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Julgue o item abaixo, a respeito do Poder Executivo.

Na eleição do presidente e do vice-presidente da República, se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, deve ser feita nova eleição, concorrendo os dois candidatos mais votados. Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer a morte de candidato, deverão ser convocadas novas eleições.

Alternativas
Comentários
  • Art. 77 da CF:§ 3º - Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.§ 4º - Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o DE MAIOR VOTAÇÃO.
  • A meu ver, nesta questão o examinador não foi feliz.O CESPE tem como hábito considerar uma questão incompleta como certa (desde q todo o enunciado esteja certo) suprimindo alguma informação correta, mas sem comprometer a validade do enunciado fragmentado( ex:numa clássica pegadinha Cespe, são princípios constitucionais da adm. pública, a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade.Ou seja, mesmo q o cespe retire o princípio da eficiência, o enunciado é considerado certo, porém incompleto. Só estaria errado se tivesse algum termo indicando isso como "apenas", "somente", "exclusivamente", etc.) Pois bem, nessa questão o examinador do Cespe inverteu o raciocínio: se ocorrer a morte do candidato, é lógico q deverá ser convocado entre os remanescentes o de maior votação (q foi o 3º mais votado no 1º turno), mas o q importa é q de todo jeito serão convocadas novas eleições, pq? Pq na primeira eleição nenhum dos candidatos obteve maioria absoluta dos votos válidos( e até pq não dá p imaginar um 2º turno com chapa única, né? kkk) Então, se analisar bem cada palavrinha da questão levando-se em conta a tática do Cespe (q é pegadinha só p eliminar quem decorou o artigo)o enunciado estaria certo, vcs concordam?
  • Gente não consegui identificar o erro nessa questão. Alguém pode me ajudar?
  • A questão é um pouco confusa, mas o que dá para entender é que se antes de realizado o segundo turno um dos candidatos morra, não precisa ser convocada novas eleições, basta convocar dentre os remanescentes, o de maior votação (não necessita de eleição), nesse o caso o terceiro colocado. A questão afirma que caso essa morte ocorra, seria preciso nova eleição para saber quem concorrerá ao cargo juntamente com o candidato que sobrou.
  • não será convocada uma NOVA eleição, mas sim serão convocados, dentre os remanescentes, o DE MAIOR VOTAÇÃO para substituir o candidato falecido.
  • § 4º - Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação (o erro da questão).
  • Art. 77. A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato presidencial vigente.

    § 4º - Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

    Uma pequena observação importante:

    Se ,na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescer mais de um candidato, em segundo lugar, com a mesma votação, qualificar-se-á o mais idoso.

    Errada a questão!

  • ERRADA

    Será convocado o 2º mais votado

    Se houve empate, qualificar-se-á o mais idoso.

  • Só uma observação importante em relação ao art. 77, § 3º , CF:

    Não se aplica mais o prazo de 20 dias mencionado neste parágrafo, uma vez que a EC 16/97 alterou o caput do artigo 77, definido o último domingo de outubro para a realização do 2º turno ("nova eleição").

    (Prof. Fernando Castelo Branco - Direito Constitucional - EuVouPassar.com.br)
  • Para quem quiser ver um resumo que montei sobre o assunto, e incluso mapas mentais:
    http://www.diegomacedo.com.br/poder-executivo-atribuicoes-e-responsabilidades-do-presidente-da-republica/
  • Será convocado o candidato remanescente de maior votação

  • Art. 77
    § 2º Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
    § 3º Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.
    Simplificando...
    Lula, Ostra, Polvo e Molusco estão concorrendo a eleição, Lula e Ostra são os mais votados seguindos de Polvo / Molusco sendo que Lula teve mais votos, porém não atingiu maioria absoluta, então Lula e Ostra irão ao segundo turno.
    § 4º Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato ( Lula ou Ostra), convocar-se-á, dentre os remanescentes, (Polvo ou Molusco) o de maior votação.
    § 5º Se, na hipótese dos parágrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votação (ex: Polvo (40 anos) e Molusco (55 anos) ), qualificar-se-á o mais idoso. Nesse caso o Molusco seria o convocado dentro da mesma eleição e não de uma nova.
    Item Errado
  • Muito bom o resumo de Diego Macêdo !

  • Qual o objetivo de se convocar, dentre os ramanescentes, o de maior votação? Pra que seja convocada uma nova eleição. Ou não?
  • SIDNEI MORAIS, boa expanação. Faltou, apenas, o Bob Exponja na analogia.

    hahaha

  • Cadê o vice do cara?

  • O art. 77, § 3º, da CF/88, estabelece que se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos. Portanto, a primeira parte da afirmativa está correta. No entanto, a segunda parte está incorreta pois no caso de morte de um dos dois candidatos, não serão convocadas novas eleições, mas sim será convocado o candidato remanescente com o maior número de votos para concorrer ao segundo turno, nos moldes do art. 77, § 4º, da CF/88: se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

    RESPOSTA: Errado

  • ERRADO

    CF - ART.77, §3º : Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.

    §4.º Se, antes de realizado o segundo turno, ocorre morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

     

    Bons estudos!

  • GABARITO: ERRADO

     

    (CESPE / TRE-BA - 2010) Na eleição do presidente e do vice presidente da República, se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, deve ser feita nova eleição, concorrendo os dois candidatos mais votados. Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer a morte de candidato, deverão ser convocadas novas eleições (ERRADO).

     

    Art. 77, § 3º da CF - Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.

    § 4º - Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

  • próximo mais bem votado concorre no segundo turno.

  • Na eleição do presidente e do vice-presidente da República, se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, deve ser feita nova eleição (2 turno), concorrendo os dois candidatos mais votados. Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer a morte de candidato, deverão ser convocadas novas eleições.

    § 4º - Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se á, dentre os remanescentes, o de maior votação.( para concorrer no 2 turno.)

    ou seja, novas eleições, pois a BANCA atrapalhada já mencionou acima que 2 turno é uma nova eleição. !!!

    gabarito CERTO...

  • Errado. Deverá chamar o 3° colocado, ou seja, com maior votos dps do primeiro e segundo
  • Relembrar um dos episódios mais insólitos da nossa história.

    Morte de Tancredo Neves, 1985.

    Fé.

  • Gabarito: errado

    1º turno= eleição é feita pela maioria absoluta dos votos.

    2º turno= eleição é feita pela maioria simples dos votos válidos.

  • Guardei essa regra como: Chama o Ciro Gomes!