SóProvas


ID
829147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As organizações contemporâneas devem buscar o equilíbrio entre os seus interesses e os de seus públicos. Por isso, precisam planejar estrategicamente sua comunicação, para realizar relacionamentos efetivos. Esse objetivo só será alcançado mediante bases conceituais, técnicas e meios específicos devidamente selecionados, que integrem todas as atividades comunicacionais. Margarida Kunsch. Gestão estratégica em comunicação organizacional em relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008, p. 107 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue
o item a seguir, relativo a comunicação empresarial.

O planejamento tático ocupa o topo da pirâmide organizacional, ligado às grandes decisões das organizações, caracterizando-se como de longo prazo e em constante sintonia com o ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Enquanto o planejamento estratégico se desdobra para toda a organização, o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta. O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e o operacional, como executivos da diretoria e gerentes. Outra característica que diferencia o planejamento tático é o tempo que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos mensurando ações para um futuro mais próximo do que o visado no planejamento estratégico, ou seja, médio prazo. Aqui os planos começam a ser mais detalhados, e podemos dizer que o planejamento tático é a decomposição do planejamento estratégico, ele traduz e interpreta o plano estratégico para transformá-lo em planos concretos, onde vamos desenvolver o plano de marketing, produção, pessoal, ou seja, financeiro empresarial.
  • Etapas do desdobramento do Planejamento Estratégico

    Planejamento Estratégico: de responsabilidade da alta gestão, (ocupa o topo da pirâmide organizacional - longo prazo) que projeta a visão a longo prazo ao escolher uma estratégia que traga o posicionamento desejado ao fim do período (comum entre um a cinco anos).O Planejamento é desmembrando em seu plano tático (médio prazo) criado em conjunto pelos executivos — considerando a realidade do setor ou unidade que coordenam, de forma a contribuir com o todo —, traçando os objetivos estratégicos para serem concretizados em médio prazo.

    E então se inicia o plano operacional,(curto prazo) desenvolvido pelas lideranças locais, que projeta ações que tragam resultados de curto prazo.

    Possível perceber que é a partir destas três definições internas, cada setor e cargo existente consegue se enxergar na construção de futuro da organização, pois elas detalham o processo de evolução entre a realidade vivenciada e a visão projetada de futuro.

    Durante o desenvolvimento de cada uma das etapas é preciso definir as metas para cada objetivo e projetos estratégicos, bem como os indicadores a serem monitorados –  período entre início e fim da execução – e área / profissional responsável.

    Disponível em: https://fwsymnetics.com.br/blog/como-fazer-o-desdobramento-estrategico/