SóProvas


ID
8296
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas às características do sistema de arquivo NTFS:

I. O sistema de arquivos NTFS, utilizado por algumas versões antigas do Windows e pelas primeiras versões do Linux, foi substituído por outros sistemas de arquivos mais modernos por possuir um limite de armazenamento de 2 GBytes.

II. O sistema de arquivo NTFS permite o uso de arrays RAID.

III. Com o sistema de arquivos NTFS é possível ter um controle de acesso a arquivos com a possibilidade do gerenciamento de usuários, incluindo suas permissões de acesso e escrita nesses arquivos.

IV. O sistema de arquivos NTFS é um sistema que funciona por meio de uma espécie de tabela que contém indicações de onde estão as informações de cada arquivo. Não trabalha diretamente com cada setor, mas sim com um grupo de setores. Esse grupo é chamado de cluster (ou unidade de alocação). Se, por exemplo, um disco com setor de 512 bytes, tiver 5 KB de tamanho, ele terá 10 setores e 5 clusters, se cada cluster ocupar dois setores. Sendo assim, quando o NTFS precisar acessar um determinado setor, primeiro ele descobre em qual cluster ele se encontra.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • O NTFS (NT(New Tecnology) File System), é um tipo de partição para escrita e leitura em discos utilizados em sistemas operacionais Windows NT, adotado também para uso atualmente em sistemas operacionais para Desktops.

    Oferecendo melhor segurança e recuperação a dados, a NTFS também oferece um nível de armazenamento muito maior que FAT, FAT16 ou FAT32, já que é possível adotar sistemas com até 2 Tb de armazenamento em um único disco, ou seja, é possível utilizar um disco de 1 TB inteiramente como partição NTFS, porém, com FAT32 teria que dividí-lo em várias partes para poder utilizar na íntegra.

    A Grande vantagem deste tipo de partição é que ela oferece nível de segurança por meio de acesso por nível de usuário, ou seja, através de uma tabela de usuários da ACL do núcleo do Windows NT, os arquivos ou pastas podem permitir acesso ou negar o acesso, ou mesmo permitir apenas a leitura, não permitindo a gravação, então é possível dizer que também não é possível utilizar a partição NTFS em sistemas como o Windows 3.1, Windows 95, Windows 98, Windows ME Millenium Edition, já que estes sitemas operacionais usam como o núcleo o MS-DOS, e não o núcleo NT.
  • II - Dizer que o NTFS permite o uso de RAID é incorreto pois o NTFS nem tem conhecimento da distribuição de discos do sistema. Portanto é um assertiva falsa, pois foi mal formulada.IV - cluster são agrupamentos de bytes.
  • Sistema de arquivos: estruturas lógicas q permitem ao SO controlar o acesso aos arquivos.

    FAT16
    Seu maior problema é o fato de ter um número máximo fixo de clusters por partição; o tamanho do cluster aumenta com a capacidade do hd. Assim, em uma partição de 2 GB, cada cluster tem 32 kilobytes, e o menor arquivo irá  ocupar todo esse espaço, gerando desperdicio. O FAT16 também não suporta compactação, criptografia ou segurança avançada com ACL.


    FAT32
    Introduzido no Windows 95, é uma extensao do FAT16 que oferece um número muito maior de clusters por partição, mas q compartilha as demais limitações.


    NTFS
    Ao inves de clusters, as informações são armazenadas em uma base por setor do disco(vantagens: menor necessidade de desfragmentação de disco e maior consistência de dados. No FAT, trabalhar com clusters por setor, fazia do sistema de arquivos dependente de um número pré-determinado de setores. Trabalha com ate 2TB.

    EXT2
    Similar ao FAT32 do Windows. Os arquivos são organizados de uma forma simples, com o HD dividido em vários clusters (blocos), onde cada cluster armazena um arquivo ou um fragmento de arquivo. Um índice no início do HD guarda uma tabela com os endereços de cada arquivo no HD.
    Como o FAT32, o EXT2 tem uma grande tendência a perder dados quando o micro é desligado incorretamente. Entra em ação o fsck(o scandisk do Windows). 

    EXT3
    Evolução do EXT2, que inclui um sistema de journaling. O journal (diário) consiste em uma espécie de log, que armazena todas as alterações que são feitas nos arquivos e quando elas foram concluídas. Quando o micro é desligado incorretamente, o fsck consulta este “diário” para corrigir os erros, sem precisar executar o teste completo. É um sistema de arquivos bastante seguro, e de boot mais rápido.

  • Só acrescentando ao ótimo comentário do companheiro Roger, sobre o sistema NTFS:

    (...)O NTFS, por sua vez, não pode contar com esse tipo de limitação. Por isso, utiliza 64 bits para endereços de dados, contra 16 do FAT16 e 32 do FAT32. Essa característica, aliada ao tamanho dos clusters, determina o volume máximo de dados com que cada partição NTFS pode trabalhar. Com o uso de clusters de 64 KB, esse limite pode chegar a 256 TB.


    http://www.infowester.com/ntfs.php

  • e-

    No NTFS, os nomes de arquivos e pastas utilizam caracteres em Unicode, em vez de ACSII.

    A MFT é a principal estrutura do sistema de arquivos NTFS.

    A fim de se obter uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados, em caso de travamento do sistema ou queda de energia, o NTFS se utiliza de journaling.

    Os nomes dos arquivos podem ter 255 caracteres.

    Tem suporte a criptografia, indexação e compactação.

    Seus clusters podem chegar a 512 bytes.

    O NTFS permite a configuração de permissões de arquivos e\ou pastas, criptografia e compactação nativas, transparentes ao usuário.

    O NTFS permite a atribuição de cotas de disco para cada conta de usuário do sistema.