SóProvas


ID
83032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da administração pública, julgue os itens subsequentes.

Uma estrutura organizacional, privada ou pública, pode ser entendida como a integração entre as estruturas formal e informal. A estrutura formal da organização é oficialmente constituída de seus padrões vigentes, normas e composições, a exemplo da cultura organizacional, que apresenta crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização.

Alternativas
Comentários
  • A primeira parte da questão está correta, no entanto, não é correto relacionar cultura organizacional etc com a estrutura formal da organização. Está relacionado à estrutura informal.
  • "Iceberg organizacional" = aspectos formais + aspectos informaisaspectos visíveis (formais) = estrutura organizacional, títulos e descrições de cargos, objetivos e estratégias, política e diretrizes, métodos e procedimentos, medidas de produtividade.aspectos ocultos (informais)= padrões de influenciação e de poder, percepções e atitudes das pessoas, sentimentos e normas de grupos, crenças, valores e expectativas, normas grupais e relações afetivas.Cultura Organizacional (segundo Mintzberg): É a base da organização. São as crenças comuns que refletem nas tradições e nos hábitos, bem como em manifestações mais tangíveis - histórias, símbolos, ou mesmo edifícios e produtos.Estrutura Organizacional:Pode ser visualizada sob dois aspectos:=> Organização formal. É a organização baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades. É a organização planejada definida no organograma, sacramentada pela direção e comunicada a todos por meio dos manuais de organização. É a organização formalizada oficialmente.=> Organização informal. É a organização que emerge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos. Forma-se a partir das relações de amizade (ou de antagonismos) e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento formal.
  • A meu ver o que torna a questão errada é a expressão: "a exemplo"; pois se fosse colocado: "diferentemente", a questão se tornaria correta...

  • É simples resolver essa questão, uma vez que não há falar em crenças, valores e símbolos se relacionando com aspectos formais ou objetivos. A cultura organizacional é ligada ao subjetivismo, ou seja, à estrutura informal (pessoas).

  • RESPOSTA: ERRADA

    A ORGANIZAÇÃO PÚBLICA NÃO PODE SER INFORMAL, HAJA VISTA, QUE O ADMINISTRADOR AGE NO INTERESSE PÚBLICO DE ACORDO COM A LEI.(PRÍNCIPIO DA LEGALIDADE ADMINISTRATIVA).

    A ORGANIZAÇÃO FORMAL O ADMINISTRADOR PODE FAZER TUDO AQUILO QUE A LEI NÃO PROIBA, PRINCIPALMENTE, A INFORMAL.

  • exemplo da cultura organizacional, que apresenta crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização.

    esse e um exemplo de Informal aquilo que transcende a formalidade.

  • ainda nao consegui perceber o erro da questão...Chiavenato diz: "A cultura do sistema reflete tanto as normas e valores so distema FORMAL como sua interpretação no sistema INFORMAL."

     

    onde estaria o erro da questão?

  • Pegadinha do CESPE.

    (...) exemplo da cultura organizacional (...) Deveria ser: exemplo da cultura INFORMAL.

    O erro está ai.

    A cultura organizacional apresenta estruturas FORMAIS e INFORMAIS.

    Então ele falou da estrutura FORMAL, COLOCOU A PEGADINHA, e citou as caracteristicas da cultura INFORMAL.

     

    SEMPRE LEIA AS QUÊSTÕES COM A MAIOR CALMA POSSÍVEL.

    VOCÊ TEM 1 MINUTO E 20 SEGUNDOS EM MÉDIA PARA RESPONDER CADA UMA, APROVEITE ESTE TEMPO!

  • O erro da questão começa a partir da expressao "a exemplo... até o fim". De acordo com Chiavenato, a cultura organizacional mostra aspectos formais e informais. Os primeiros (formais) são faceis de se perceber, como exemplo temos a estrutura organizacional. O aspecto informal é mais oculto,mais difícil de ser percebido, como exemplo temos as percepções,crenças, valores ,os sentimentos, atitudes...

    A questão deu como exemplo de Estrutura formal a cultura organizacional, o que não está errado, mas não exemplificou os aspectos formais ( objetivos, metodos, estrura organizacional),  na verdade mostrou aspectos informais (simbolos , crenças..), foram os exemplos que tornaram a questão errada.

  • Olá colegas.

    Na minha opnião, a questão está incorreta.

    Existem classificações a se fazer. A primeira delas é diferenciar ESTRUTURA de CULTURA.


    A estrutura se divide em FORMAL E INFORMAL.



    Formal: É aquela oficialmente definida na empresa com todas as formalidades e padrões vigentes quanto à forma de preparação e divulgação de normas a respeito. EX: Comunicados, Instruções, Manuais de procedimento, etc.

    Informal: É a estabelecida pelos individuos
    através dos relacionamentos do cotidiano.


    Cultura organizacional: Significa modo de vida, um sistema de CRENÇAS, EXPECTATIVAS e VALORES, uma FORMA DE INTERAÇÃO e relacionamento típicos de determinada organização. Cada organização é um sistema complexo e humano, com características próprias, com sua própria cultura e com um sistema de valores.


    Além das normas de conduta, podemos exemplificar alguns aspectos da cultura organizacional como crenças, valores e preconceitos.

    "Funcionario ocupado é sinônimo de pessoa produtiva" -Crença-

    "A empresa é uma grande família, com direito a desavenças e o chefe representa o pai."

    Um exemplo de preconceito presente na CULTURA ORGANIZACIONAL de uma empresa é a distinção dos funcionários de uma organização por meio dos elevadores. Elevador social para funcionarios administrativos e o elevador de serviço para os funcionários da manutenção.

    E essa CULTURA ORGANIZACIONAL pode variar de um lugar para outro. Portanto, repito, na minha opnião, a questão esta errada. Estou aberto a novas conclusões.

  • Quando a questão começa a falar em estrutura organizacional informal e começa a exemplificar suas caracteristicas como: apresenta crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização, o erro da questão é quanto a parte final, pois "intrumentos adotados pela organização não são elementos de estrutura organizacional informal e sim formal. TENHO DITO!

  • O meu raciocínio sobre a questão foi concluir que cultura organizacional não é exemplo de estrutura formal da organização. Acho que era esse o erro da questão.
  • Não se mistura crenças e valores (aspectos informais e intrínsecos) com símbolos e demais instrumentos (aspectos formais e extrínsecos).

    Abraço e bons estudos!
  • Uma estrutura organizacional, privada ou pública, pode ser entendida como a integração entre as estruturas formal e informal. A estrutura formal da organização é oficialmente constituída de seus padrões vigentes, normas e composições, a exemplo da cultura organizacional, que apresenta crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização.

    crenças e valores esta associado a estrutura informal.
  • As normas componentes da cultura

    organizacional podem ser formais (explícitas) ou informais (implícitas). As

    normas formais, aplicadas de forma consciente, são encontradas nos

    manuais, estatutos, regulamentos, etc. As normas informais, por sua vez, são

    aplicadas inconscientemente, influenciando as pessoas sem que elas

    percebam. Assim, a questão generalizou, pois a cultura organizacional

    apresenta aspectos formais e informais.

    Profs. Herbert Almeida 

  • Pensei que agir com a etica, moral, crenças valores símbolos seria formal.

  • ORGANIZAÇÃO FORMAL é aquela que está baseada em uma divisão racional do trabalho e na diferenciação e integração de seus órgãos em um objetivo comum.

    ORGANIZAÇÃO INFORMAL é o resultado de uma interação espontânea entre os indivíduos, que transcende a organização formal em 3 aspectos: Localização, duração e assuntos (se realizam da rede de interações sociais e que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal). 

    As crenças, valores, bem como tudo o que forma a cultura da organização, transcende aquilo que lhe é devido formalmente. Portanto, 

    Questão ERRADA.

  • GABARITO: ERRADO!



    FORMAL: organograma + estatutos + regras.



    BONS ESTUDOS!!!!

  • crença é de cada um, logo informal.

  • Típico do CESPE. O início vem todo bonitinho, lindo. No final, caga a questão, faz uma mistura dos pecados.

  • Para o psicólogo social Edgar Schein o conceito de cultura pode ser entendido como o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna, e que funcionaram bem o suficiente para serem transmitidos aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.

    Dessa forma, podemos afirmar que é através da experiência coletiva que os membros da organização encontram respostas para as questões do cotidiano da empresa, pois são os valores e crenças compartilhados que definem seu modo de pensar e agir. Assim, ao definir padrões de comportamento com o objetivo de conservar a estabilidade e o equilíbrio do grupo, justifica-se a importância crescente atribuída à cultura organizacional.

    Portanto, a cultura organizacional pode ser vista como o alicerce informal para a construção da identidade dos indivíduos nas organizações, não havendo como pensar a noção de identidade, se não for em função da interação com outros, de acordo com o ambiente em que se inserem envolvendo, entre outras coisas, as estruturas sociais, a cultura e o histórico das relações.

    E para assegurar a preservação de sua identidade e sobrevivência, a organização desenvolve uma estrutura normativa formal (valores, normas e expectativas de papéis, padrões esperados de comportamento e interação) e uma estrutura de ação também formal (padrões reais de interação e comportamento), originada, sobretudo nas posições dirigentes.

    O enunciado da questão se posiciona de forma correta, porém, ao citar o exemplo, ela remete o candidato ao erro, ao considerar cultura uma estrutura formal. O candidato deve ficar atento ao enunciado das questões e compreendê-lo de maneira efetiva.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • ERRADA - Uma estrutura organizacional, privada ou pública, pode ser entendida como a integração entre as estruturas formal e informal. A estrutura formal da organização é oficialmente constituída de seus padrões vigentes, normas e composições, a exemplo (NAO MESMO! ) da cultura organizacional (está ligada a estrutura informal da organizaçao), que apresenta crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização.

    ORGANIZAÇAO FORMAL - normas, regras, objetivos explícitos, organogramas, chefes determinados e processos definidos no papel.

    ORGANIZAÇAO INFORMAL -  aspectos do comportamento humano que não estão formalmente descritos.

    CULTURA ORGANIZACIONAL - ...normas informais de conduta, legislaçao de uso e costumes que definem o comportamento correto... (valores, rituais, crenças, hábitos e outros condicionamentos do comportamento das pessoas). Maximiano, Introduçao à Administraçao, 5ª Ediçao, pg.107

  • ERRADO

     

    ESTA AJUDA A RESPONDER:

     

     

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TCE-RS Prova: Oficial de Controle Externo)

    São duas as formatações da estrutura organizacional: a informal, resultante das relações sociais e pessoais, e a formal, que dá ênfase a posições em termos de autoridade e responsabilidades alocadas nas unidades organizacionais. Ambas devem ser consideradas no estudo e análise da estrutura organizacional. (CERTO)

  • ESTA QUESTÃO ME ATRAPALHOU A RESPONDER...KK

    A cultura organizacional engloba normas formais e informais que orientam o comportamento dos membros da organização em direção aos objetivos organizacionais (CESPE, GABARITO: CORRETA). 

    Ficaria feliz se alguém me ajudasse a explicar porque tanto a questão desse comentário está correta como a questão que eu colei aí em cima,... como elas podem coexistir sem se contradizerem.

  • Q350256 - "A cultura organizacional engloba normas formais e informais que orientam o comportamento dos membros da organização em direção aos objetivos organizacionais.

    Gabarito - CERTA"

    Q27675 - "Uma estrutura organizacional, privada ou pública, pode ser entendida como a integração entre as estruturas formal e informal. A estrutura formal da organização é oficialmente constituída de seus padrões vigentes, normas e composições, a exemplo da cultura organizacional, que apresenta crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização.

    Gabarito - ERRADA"

    Sabe-se que cultura organizacional é o conjunto de crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização, ou seja, características informais, que orientam o comportamento dos seus membros em direção aos objetivos organizacionais.

    Entretanto, surge a dúvida relacionada ao conceito de cultura organizacional aceito pela banca: a cultura organizacional, apesar de englobar normas formais e informais (Q350256), não faz parte da estrutura formal da organização (Q27675)?

    Como resposta, conclui-se que a cultura organizacional engloba tanto normas formais, quanto normas informais, e auxilia a organização na consecução dos seus objetivos, uma vez que orienta o comportamento dos integrantes. Contudo, a estrutura formal da organização, oficialmente definida, não apresenta em sua constituição a cultura organizacional, uma vez que esta apresenta características informais em sua composição.

    Resumido:

    Cultura organizacional - aspectos formais e informais

    Estrutura organizacional - apenas aspectos formais

  • Errado

    Temos duas estruturas dentro de uma organização, a formal e informal. OK. A estrutura formal da organização é oficialmente constituída de seus padrões vigentes, normas e composições (OK), a exemplo da cultura organizacional, que apresenta crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização (aqui está o erro do item, pois como já falado alhures, esses elementos fazem parte dos componentes informais da estrutura da organização). Questão perigosa!

  • Uma estrutura organizacional, privada ou pública, pode ser entendida como a integração entre as estruturas formal e informal. A estrutura formal da organização é oficialmente constituída de seus padrões vigentes, normas e composições, a exemplo da cultura organizacional, que apresenta crenças, valores, símbolos e demais instrumentais adotados pela organização. Resposta: Errado.

  • ERRADO

  • Comentário do Prof Herbert Almeida, do Estratégia:

    "Questão muito difícil. As normas componentes da cultura organizacional podem ser formais (explícitas) ou informais (implícitas). As normas formais, aplicadas de forma consciente, são encontradas nos manuais, estatutos, regulamentos, etc. As normas informais, por sua vez, são aplicadas inconscientemente, influenciando as pessoas sem que elas

    percebam. Assim, a questão generalizou, pois a cultura organizacional apresenta aspectos formais e informais."