-
De fato, ocorre o inverso, a estrutura informal, consubstanciada numa cultura organizacional, se resistente à estrutura formal, pode trazer muitos impactos em relação ao desenvolvimento dos trabalhos e ao alcance dos resultados organizacionais.
-
Estrutura Organizacional: Pode ser visualizada sob dois aspectos: => Organização formal. É a organização baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades. É a organização planejada definida no organograma, sacramentada pela direção e comunicada a todos por meio dos manuais de organização. É a organização formalizada oficialmente.=> Organização informal. É a organização que emerge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos. Forma-se a partir das relações de amizade (ou de antagonismos) e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento formal.Assim, podemos resumir que a estrutura formal se sobrepõe a informal; o inverso geraria grandes impactos.
-
Podemos dizer que os desejos e vontades individuais dos membros de uma organização se subordinam aos objetivos dessa organização, em contrapartida não pode-se afirmar que a estrutura informal não gera impactos ao se opor à formal, devido a isso deve-se evitar, pois a mínima oposição já gera problemas, os objetivos de ambas as estruturas devem ser convergentes para o bom funcionamento da organização.
-
Subculturas informais exitem nas organizações. Quando essas vão de encontro à estrutura formal da organização, geram impactos negativos ou mesmo positivos, promovendo mudanças. São as chamadas contraculturas.
-
Gente ...
creio que o erro da questao esta ao afirmar que a oposiçao da estrutura informal sobre a formal normalmente nao gera impactos.
ué ...imaginem uma empresa informal onde os funcionarios gozam de maior liberdade e tranquilidade no trabalho tome uma decisao de reestruturar seu estilo e passe a adotar uma estrutura formal, entao a (oposiçao da estrutura informal e boa para os funcionarios à estrutura formal ou seja sobre a estrutura formal com certeza geraria impactos pois quem é que se sentiria feliz ao poder chegar as 9 todo dia e do nada mudar pras 7 ?
a Formalidade de uma empresa geralmente gera impactos em organizaçoes, ainda mais quando sao informais.
esse é o meu raciocinio. pois temos a crase que muda o sentido do item.
-
Não existe oposição entre a estrutura informal com a formal, elas andam juntas,
-
ERRADO
"A oposição da estrutura informal à estrutura formal normalmente não gera impactos" -> ERRADO. Quantas vezes nós não vemos pessoas insatisfeitas com a estrutura organizacional? a hierarquia por exemplo. Imaginem os de cargo efetivo vendo os comissionados mandando neles! Claro que gera impactos...
"pois a vontade e os desejos dos indivíduos, como integrantes da organização, são subordinados aos objetivos dessa organização". -> ERRADO. Conforme a Teoria Estruturalista (em RH vemos isso), conflitos são construtivos e deve-se tentar equilibrar os objetivos da empresa com do indivíduo. Inclusive é para isso que existe o RH, tentar conciliar os interesses divergentes da empresa e colaborador.
-
O pulo do gato: "o erro da questao esta ao afirmar que a oposiçao da estrutura informal sobre a formal normalmente nao gera impactos." Acompanho o voto do Guilherme Mariano.
-
OUTRA QUE AJUDA A RESPONDER:
(CESPE - 2013 - UNIPAMPA)
A estrutura formal das organizações é oficialmente reconhecida; a estrutura informal deve ser desconsiderada devido à ilegalidade da sua constituição.
GABARITO: ERRADA.
-
Na concepção weberiana, a
racionalidade é inerente às organizações. Todas as organizações, sejam elas
públicas ou privadas, são idealmente orientadas para a solução de problemas, a
partir de determinados objetivos. Nesse sentido destaca-se o planejamento
formal que pode ser entendido como o conjunto de subprocessos inseridos no
contexto organizacional e que possui como instrumentos os planos, programas e
projetos.
Dessa forma, podemos destacar que
o planejamento formal desperta no administrador sua função básica que deve ser a
capacidade de definir a direção a ser seguida pela organização, conduzindo o
processo de modo que os recursos produzam resultados, maximizando o atingimento
da direção proposta.
E os elementos balisadores desse
processo são a missão, a visão e os objetivos. São esses elementos que
estabelecem a visão de futuro e indicam o caminho para a sobrevivência da
organização no longo prazo. Constituem, portanto, uma estrutura formal que dita os rumos da organização
e, portanto, qualquer oposição a este modo de operar gera impactos significativos na forma como a organização entrega
seus bens e serviços.
Os indivíduos, ou as pessoas são
parte integrante dessa engrenagem. São responsáveis por operacionalizar e
assegurar, na prática, o que está definido nos manuais e nas declarações de
missão e visão. E a organização deve assegurar que os interesses individuais e
coletivos devam convergir para os objetivos e as estratégias organizacionais.
Nessa questão o erro está
configurado na primeira frase “A
oposição da estrutura informal à estrutura formal normalmente não gera impactos”.
Ficou demonstrado, no comentário que esse tipo de oposição gera impacto. A
segunda parte da questão está correta, pois os interesses individuais e
coletivos devem ser subordinados aos objetivos da organização.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
-
ERRADA - Elas podem sim gerar impactos.
As normas de conduta (Estrutura Informal) podem coincidir ou conflitar com a legislaçao oficial da organizaçao (Estrutura Formal) . As pessoas muitas vezes criam códigos próprios que ratificam ou anulam os regulamentos oficiais, assim como há leis que "pegam" ou "nao pegam". ( Introdução à Administração - Maximiano - 5°Ed., pág. 106)
-
Claro que gera impactos!
-
ERRADO