SóProvas


ID
83038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da administração pública, julgue os itens subsequentes.

O nível de centralização ou de descentralização de uma organização está intrinsecamente ligado ao nível da amplitude de controle dos seus principais gestores; quanto mais capacitados forem os dirigentes, mais pessoas estarão sob o seu controle e mais centralizada a organização tenderá a ser.

Alternativas
Comentários
  • Poder-se-ia considerar certo a primeira parte da questão. No entanto, não tem relação o fato dos dirigentes serem mais capacitados para se determinar ou estabelecer uma gerência de mais controle e centralização. Geralmente, quanto mais capacitado é o gerente melhor estrutura e organização se verifica em termos de controle e adequação da estrutura para a descentralização.
  • Teoria X e Y (Douglas McGregor): Como parte das teorias administrativas, a teoria comportamental procura demostrar uma variedade de estilos administrativos utilizados nas organizações; o comportamento das pessoas tem relação direita com as convicções e estilos utilizados pelos administradores. As teorias X e Y, apresentam certas convicções sobre a maneira pela qual as pessoas se comportam dentro das organizações.Teoria X: caracteriza-se por ter um estilo autocrático que pretende que as pessoas fazerem exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, do jeito similar que a Administração Científica de Taylor, a Clássica de Fayol e a Burocrática de Weber.A teoria Y desenvolve um estilo altamente democrático através do qual administrar é um processo de criar oportunidades e proporcionar orientação quanto a objetivos.Ainda, a teoria X apregoa um estilo administrativo de fiscalização e controle rígido, o qual limita as capacidades de participação e desenvolvimento de habilidades das pessoas, somente considera ao salário como o único estímulo. Estas considerações tem causado que não se utilizam todas as capacidades das pessoas, segundo a teoria Y, a Administração deve liberar potenciais rumo ao auto-desenvolvimento. O estilo administrativo segundo a teoria Y, baseia-se em uma serie de medidas inovadoras e humanistas.Nas organizações: => Centralização é a sistemática e consistente reserva de autoridade em pontos centrais da Organização. Centralização significa que a maioria das decisões relativas ao trabalho que esta sendo executado não é tomada por aqueles que executam, mas em um ponto mais alto da organização. => Descentralização significa que a maioria das decisões relativas ao trabalho que esta sendo executado é tomada pelos que o executam, ou com sua participação. Ou seja, sobre a questão proposta, a relação da capacidade dos dirigentes (ou gestores) não tem relação com o tipo de organização (centralizada ou descentralizada.
  • Complementando...Quanto maior a capacitação dos dirigentes, maior será o seu nível de especialização. Logo, mais descentralizada será a organização que possui dirigentes especializados.Em contraponto, organizações com dirigentes mais generalistas serão mais centralizadas.
  • A amplitude de controle tem relação com o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. Se ele tem muitos subordinados significa que ele tem uma amplitude de controle (administrativa) grande. Ou seja, a amplitude de controle não está relacionada com a capacitação do gestor  e sim, com o tamanho da equipe que está sob o seu comando.

  • Apesar de bem explicado pelos colegas espero contribuir mais um pouco.
    "O nível de centralização ou de descentralização de uma organização está intrinsecamente ligado ao nível da amplitude de controle dos seus principais gestores; quanto mais capacitados forem os dirigentes, mais pessoas estarão sob o seu controle e mais centralizada a organização tenderá a ser. "
    O erro da questão está em criar uma relação de causa e efeito entre o nível de descentralização da autoridade com a amplitude de controle. Relação que não existe. São coisas distintas e interligadas, porém uma não implica na outra.
    A amplitude de controle está relacionada ao número de empregados que se subordinam a um administrador / gestor.
    Já o grau de centralização / descentralização está relacionado à concentração da autoridade para decidir. Centralizada a autoridade está concentrada no topo; descentralizada a autoridade para decidir está dispersa nos níveis mais baixos da hierarquia da organização.
    Assim a amplitude de controle "larga" traz como consequência um desenho organizacional achatado ou verticalizado, mas não necessariamente com o poder de decisão descentralizado.
    A descentralização / centralização é uma decisão da cúpula da organização.
     
     

  • O correto seria dizer: "...quanto mais capacitados forem os dirigentes, mais pessoas estarão sob o seu controle e mais DEScentralizada a organização tenderá a ser.".

    Gabarito ERRADO.

  • A Amplitude de Controle depende de vários fatores, como : similaridade das funções (parecidas ou não); complexidade das funções e direção/controle requeridos pelos funcionários. Exemplo desse último: funcionários novatos exigem mais controle, ou seja, "menor" amplitude de controle.




  • Melhor comentário foi o do José Jesus: "não tem relação o fato dos dirigentes serem mais capacitados para se determinar ou estabelecer uma gerência de mais controle e centralização."


    Discordo do Peter, não cabe falar de descentralização quando o controle estiver concentrado nas mãos de poucos!

  • Uma relação que é seguidamente cobrada nas provas do CESPE: Quanto MAIOR a amplitude de controle, MENOR a quantidade de níveis hierárquicos. Ou seja, há uma relação inversa. 

  • A amplitude de controle está intimamente ligada com autoridade e responsabilidade. Não necessariamente tem uma ligação com centralização e descentralização que dizem respeito a tomadas de decisões concentradas ou não.

  • O QUE DEU PARA ENTENDER FOI O SEGUINTE:

    QUANTO MAIS CAPACITADO O DIRIGENTE, MAIOR SERÁ SUA AUTONOMIA(FORÇA DE DECISÃO). DESTARTE, A TENDÊNCIA SERÁ UMA MAIOR DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER.

  • Creio que a chave está no que o Felipe Viegas disse: Quanto MAIOR amplitude de controle, MENOR quantidade de níveis hierárquicos.
    Se o dirigente tiver mais pessoas sob seu comando, a tendencia é descentralizar! Pois quanto mais pessoas, mais difícil de comandar é! 
    Além, claro, do que foi exposto pela maioria dos colegas: Não há relação da qualificação do dirigente com a forma de divisão de responsabilidades na organização.

  • MAIS DESCENTRALIZADA SERÁ

  • A escolha do modelo centralizado ou descentralizado envolve uma série de fatores, tais como: distribuição de poder, grau de formalização, a complexidade do ambiente, tamanho da empresa, cultura e estratégica empresarial, tecnologia e recursos empregados, dentre outros. É importante ressaltar que a opção pelo modelo centralizado ou descentralizado é único, ou seja, empresas do mesmo ramo e mesmo porte podem fazer escolhas diferentes. 

    É importante destacar também que ambos os modelos possuem vantagens e desvantagens. A centralização possui como desvantagens a demora na tomada de decisões e a dependência da Alta Administração para a tomada de decisões. A descentralização possui desvantagens dificuldade em se estabelecer controles, tendência ao desperdício e à duplicação e falta de coordenação.

    Contudo, há certa tendência no meio acadêmico de atribuir centralização ao modelo de gestão taylorista e fordista e associá-lo a um perfil gerencial antiquado e pouco qualificado. Por outro lado, com o advento da globalização e a revolução das tecnologias da informação e comunicação a descentralização passou a ser associada a um perfil gerencial moderno, qualificado e dinâmico que por meio do empoderamento, dá autonomia e poder aos subordinados para a tomada de decisão.

    Portanto, seguindo essa linha de pensamento a questão apresenta uma assertiva correta em seu início, porém, na segunda parte apresenta uma construção equivocada ao assegurar uma relação de maior capacitação, consequentemente, significa maior controle e centralização.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • Cadeia de Comando: é o número de níveis hierárquicos que vai do topo à base.

  • ERRADO

     

    Hoje, quanto mais capacitado e competente forem os dirigentes, maior será o nível de descentralização, pois este modelo de administração (gerencial, descentralizada) visa ter maior eficácia e amplitude em suas ações. 

  • Quando ele diz isso "Mais pessoas estarão sob o seu controle" só lembrei da bagunça do estado por causa do "passa passa" de setores. kkkk ou seja, descentralizado!