SóProvas


ID
831079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um paciente de três anos de idade apresenta paralisia braquial obstétrica à direita, com sinais de lesão dos nervos ulnar e mediano. Logo após a primeira semana de nascimento, o paciente recebeu tratamento fisioterápico, e, mesmo assim, houve perda funcional do membro acometido. Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra A

    Referência:
    Rede SARAH.

    Anatomia - O plexo braquial é formado pela união das raízes ventrais C5 a T1 (segmentos medulares). Os ramos C5 e C6 formam o tronco superior, o ramo C7 forma o tronco médio e os ramos C8-T1 formam o tronco inferior. Existem tres tipos de lesão:
    - Paralisia de Erb-Duchenne: tronco superior e médio (C5 - C7) - punho fletido e pronado e dedos fletidos, cotovelo extendido e ombro em rotação interna. O nervo para o romboide e o nervo torácico longo estão preservados. Perda da abdução e da rotação externa do braço. Incapacidade para a flexão do cotovelo e supinação do antebraço. Ausência do reflexo bicipital e de Moro* no lado acometido. Preservação da força do antebraço e da capacidade de preensão da mão. Possibilidade de deficiência sensorial na face externa do braço, antebraço, polegar e indicador.
    - Paralisia de Klumpke: tronco inferior  (C8 - T1)- os músculos intrínsecos, incluindo o hipotenar e tenar estão hipotrofiados e há uma deformidade da mão em garra. Acometimento dos músculos da mão com ausência do reflexo de preensão palmar. Reflexo bicipital e radial presentes. Síndrome de Horner (ptose palpebral, enoftalmia, miose, e anidrose facial) quando há envolvimento das fibras simpáticas cervicais e dos primeiros nervos espinhais torácicos.
    - Lesão completa (C5 - T1): Membro superior acometido flácido com todos os reflexos ausentes.

    *REFLEXO DE MORO: o examinador segura a criança apoiando sua cabeça e tronco. Retira a seguir o apoio da cabeça, deixando-a cair para trás, dentro de sua mão. A súbita perda de controle sobre a cabeça assusta o lactente; ele reage estendendo os braços num amplo movimento de abraço, de mãos abertas e dedos em abdução. Os membros inferiores também podem apresentar extensão, mas esta resposta varia; ela se acompanha muitas vezes de choro. O reflexo está presente desde o nascimento até 2 ou 3 meses.