SóProvas


ID
831088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Considerando o exame físico funcional de um paciente portador da síndrome de Brown-Sequard, é correto afirmar que as características de disfunções físico funcionais apresentadas por região e as consequentes perdas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra D

    Referência:
    Guyton

    - No lado oposto há perda da sensibilidade protopática (percepção grosseira de dor, temperatura e pressão).
    - No lado lesado há perda da função motora, da propriocepção (percepção da posição dos membros e articulações) e da sensibilidade epicrítica (percepção de vibração e toque fino).
  • sindrome de BROWN-SEQUARDE No lado lesado há perda da função motora, da propriocepção (percepção da posição dos membros e articulações) sim ou nao?
  • A síndrome de Brown-Séquard é um conjunto de sintomas que surgem a partir de uma hemissecção (secção do lado direito ou esquerdo) da medula espinhal (hemissecção medular).

    Já que a medula espinhal é composta tanto por neurônios motores descendentes quanto por neurônios sensitivos ascendentes, que parcialmente cruzam para o outro lado da medula, uma simples lesão medular hemilateral resulta em um quadro clínico com ambos os lados do corpo afetado:

    No lado lesado há perda da função motora, da propriocepção (percepção da posição dos membros e articulações) e da sensibilidade epicrítica (percepção de vibração e toque fino). No lado oposto há perda da sensibilidade protopática (percepção grosseira de dor, temperatura e pressão).

    A síndrome ocorre na maioria das vezes com uma ruptura ou lesão da medula espinhal, ocorrendo também, com menor frequência, com tumores no canal vertebral.

  • Exame Físico: A sindrome de Brown-Sequard pura é caracterizada por:

    -Interrupção do trato corticospinhal lateral
    -Paralisia espástica do mesmo lado e abaixo do nível da lesão
    -Sinal da Babinski do mesmo lado da lesão
    -Reflexos anormais e sinal de Babinski podem não estar presentes na fase aguda da lesão
    -Interrupção da coluna branca posterior
    -Perca do mesmo lado da lesão da percepção tátil, vibratória e da posição de sentido abaixo do nível da lesão
    -Interrupção do trato spinotalâmico lateral
    -Perca do lado contrário da lesão da sensação da dor e da temperatura, que normalmente ocorre 2-3 segmentos abaixo do nível da lesão
    -A sindrome parcial de Brown-Sequard é caracterizada por:
    -Perca da sensibilidade assimétrica com diminuição mais acentuada da perca da sensibilidade para dor, do lado menos parético 


    Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/4864/sindrome-de-brown-sequard#ixzz2tpWVWeAR