SóProvas


ID
831751
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“O conhecimento organizacional é constituído por dois componentes principais: as formas de interação do conhecimento e os níveis de criação do conhecimento."(NONAKA; TAKEUCHI, 1997.) Essas formas de interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito e entre o indivíduo e a organização resultam em quatro processos de conversão do conhecimento que constituem a Espiral do Conhecimento. Os quatro processos de conversão do conhecimento são dependentes, a saber socialização, externalização, combinação, internalização.
Sobre os processos de conversão do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (Gabarito C). O processo de criação do conhecimento organizacional necessita da interação entre esses dois conhecimentos: o tácito e o explícito. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), a criação do conhecimento pode ocorrer de quatro modos diferentes:
    • Socialização: trabalha-se o compartilhamento de experiências pessoais. Quem detém o conhecimento realiza a atividade e os interessados aprendem através da observação, da imitação e da prática.
    • Externalização: trabalha-se a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito, utilizando-se de metáforas, conceitos, hipóteses, analogias etc. Constitui-se em fator crítico na criação do conhecimento, pois o torna formal. O conhecimento é registrado através de palavras/números e facilmente transmissível.
    • Combinação: trabalha-se a conversão de conhecimento explícito em conhecimento explícito: um ou vários conhecimentos explícitos. Pode ocorrer através de indivíduos, documentos, reuniões, redes etc. Em regra, envolve períodos de treinamento para aquisição desses conhecimentos.
    • Internalização: trabalha-se a conversão do conhecimento explícito em tácito, o que envolve efetivamente o fazer: “aprender fazendo”. Em regra, origina-se de outras formas de aquisição de conhecimentos, e necessita de manuais, diagramas, documentos etc., ou de demonstrações reais para ser internalizado.

  • Para os autores Nonaka e Takeuchi o conhecimento é criado e expandido por indivíduos por meio de quatro interações entre o tácito e o explícito: Socialização, externalização, internalização e combinação.


    • Socialização: Conversão de um conhecimento tácito existente em um novo conhecimento tácito. O compartilhamento de experiências ou a experimentação desse conhecimento no local de trabalho são exemplos de socialização (ver, manusear, perguntar, perceber)
    • Externalização: é "colocar para fora" o conhecimento, ou seja, a transformação do conhecimento tácito (implícito) em conhecimento explícito (formalizado, de fácil transmissão; escrever, falar, desenhar).
    • Internalização: é a incorporação do explícito no tácito. É a utilização, pelo indivíduo, do conhecimento explícito em suas atividades diárias (operacionais), transformando-o em tácito (ler, ouvir, assistir).
    • Combinação: é a união e reconfiguração entre diferentes conhecimentos explícitos, como por exemplo, a combinação de manuais, atas, processos de trabalho, discursos orais - sistematização de conhecimentos (agrupar, combinar).

    A socialização é tácito para tácito, a externalização é de tácito para explícito, a combinação, de explícito para explícito e a internalização, de explícito para tácito.

    (Gabarito C)

  • c-

    socialização é do tacito p/ tacito entre as pessoas, seja por reunioes ou brainstorming. nesse sentido, é semelhante às tecnicas de coleta de requisitos funcionais. é o aprebndizado pela pratica.

  • Para responder corretamente à questão em análise, se faz necessário ter conhecimentos sobre o processo de criação do conhecimento. A alternativa a ser marcada deve conter uma afirmação correta sobre um dos processos de conversão do conhecimento.

    Aqui, consideraremos a visão epistemológica da criação do conhecimento, segundo Nonaka e Takeuchi. Para essa dimensão, existem dois tipos de conhecimento – tácito e explícito – que resultam em quatro modos de conversão. Os modos são:

    • Socialização;
    • Externalização;
    • Combinação;
    • Internalização.

    Em que:

    • Externalização: é como é conhecida a conversão do conhecimento tácito em explícito. Para que ocorra tal conversão, ocorre o uso de metáforas, conceitos, modelos, hipóteses etc. Essa conversão é desencadeada pelo diálogo ou reflexão coletiva. Explicita-se por meio da linguagem um conhecimento antes pessoal e de difícil explicação.

    • Internalização: é o modo que busca incorporar um conhecimento explícito em tácito, relaciona-se ao “aprender fazendo”. Basicamente, ensina a como fazer determinada atividade, por meio documentos verbalizados ou diagramados, manuais ou relatórios orais. Esses meios ajudam a transferir o conhecimento explícito para outras pessoas, buscando torná-las possuidores do conhecimento tácito, o saber fazer.

    • Combinação: referente à conversão do conhecimento explícito para explícito. Nele, ocorre, basicamente, a sistematização de conceitos em determinado sistema de conhecimento. Envolve a combinação de diferentes corpos de conhecimento explícito, como, por exemplo, documentos, reuniões etc.

    • Socialização: refere-se à conversão do conhecimento tácito para tácito. Envolve, então, o compartilhamento de experiências. Pode ocorrer sem o uso da linguagem, como aponta Cristiana Duran (2016), por exemplo, aprendizes que trabalham observando seus mestres, imitando-os e praticando o que veem.

    Tendo visto o assunto acima, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • QUAL ERRO DA D?

  • Alguém saberia me dizer o erro da D?