SóProvas


ID
831757
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A aprendizagem organizacional consiste num processo difundido entre as organizações com o propósito de promover competências distintivas geradoras de vantagem competitiva à organização. Esse pressuposto está diretamente relacionado a que abordagem estratégica?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D segundo a banca. Discordo. 

    Um dos principais problemas é que os dados contábeis e financeiros só captam os ativos tangíveis da organização, ou seja, seus ativos físicos (imóveis, bens, dinheiro etc.). Os ativos intangíveis – valor da marca, percepção de qualidade dos produtos, capacidade dos funcionários, capacidade de inovação – normalmente não são contabilizados.
    O problema é que avaliar e medir esses ativos intangíveis se torna mais difícil.44 É mais fácil contar o dinheiro no banco do que avaliar quanto vale o conhecimento dos trabalhadores de uma organização, não é verdade? Entretanto, esses ativos intangíveis, antes relegados a um segundo plano, serão cada vez mais importantes na era do conhecimento.
    Dessa forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro.45
    Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento. Os indicadores e os desempenhos avaliados serão derivados da visão e da estratégia da organização. A seguir podemos ver um diagrama que representa as quatro perspectivas do Balanced Scorecard – BSC.

    43 Kaplan e Norton, 1996.
    44 Paludo, 2010.
    45 Kaplan e Norton, 1996.

  • Gabarito "D" segunda a banca. Eu concordo.

    Quando na pergunta a banca coloca a palavra "distintiva" que vem de distinguir, ela remete o enunciado a "Visão baseada em recursos". Pois...

    A Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma perspectiva da estratégia que explica a vantagem competitiva a partir dos recursos e competências distintivos da firma.[1]

    A escolha estratégica inevitavelmente é baseada em recursos, pois a estratégia competitiva por menor custo total depende de tecnologias para obter economias de escala, de fontes de matérias primas e mão de obra de baixo custo; e a estratégia competitiva por diferenciação de produto depende de recursos raros e valiosos, tais como as marcas, as patentes, as redes de serviços e de distribuição, que também são fatores de produção. Em ambos os casos, os fatores são recursos.

    Uma das escolas de Estratégia é a da visão baseada em recursos(resource-based view of the firm, ou RBV). Este modelo parte da análise interna da empresa (as forças e fraquezas da matriz SWOT) adota duas premissas: 1. As firmas, mesmo dentro de uma mesma indústria, são heterogêneas com respeito aos recursos estratégicos que controlam.[1] Esses recursos não são perfeitamente distribuídos entre as firmas, o que faz com que a vantagem competitiva obtida por algumas firmas possa durar muito tempo.

    Os recursos de uma firma podem ser classificados em:

    Capital físico: tecnologia, equipamentos, localização geográfica ou acesso a matéria-prima.

    Capital humano: a capacidade intelectual e de relacionamento que pode ser encontrada nas pessoas, sejam os gerentes ou os trabalhadores de maneira geral.

    Capital organizacional: diz respeito a estrutura formal da empresa, a forma como ela se organiza, suas ferramentas de controle, seus sistemas de coordenação e as relações informais entre os grupos.

    A utilização destes recursos de forma diferenciada por uma determinada empresa pode fazer com que ela obtenha vantagem competitiva em relação a seus concorrentes.

    Desta forma, é letra "D" sem dúvidas. Questão realmente complexa.

  • Gab: D

     

    RVB diz que a força competitiva das empresas são os recursos e as competências controladas pela empresa. Estes são elementos raros de imitação, assim como colocado no enunciado, a aprendizagem é uma competência DISTINTIVA e se torna uma vantagem competitiva.

     

    A proposição central da Visão Baseada em Recursos (Resource Based View- RBV) é que a fonte da vantagem competitiva encontra-se, primariamente, nos recursos e competências desenvolvidos e controlados pelas empresas.

     

    Estes recursos e capacidades são vistos como elementos raros de imitação, de difícil substituição e valiosos no quadro de uma organização particular.

     

    Em geral, os recursos da firma são todos os ativos, capacidades, competências, processos organizacionais, atributos da firma, informação, conhecimento, e tudo mais que é controlado pela firma e que permite a ela conceber e implementar estratégias que aumentem sua eficiência e sua efetividade.

     

    Fonte: http://www.dcc.uem.br/semana2006/anais2006/Anais_2006_arquivo_33.pdf