- ID
- 831817
- Banca
- PUC-PR
- Órgão
- DPE-PR
- Ano
- 2012
- Provas
-
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Administrador
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Analista de Informática
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Assessor Jurídico
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Assistente Social
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Comunicador Social - Jornalismo
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Contador
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Economista
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Engenheiro Civil
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Estatístico
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Médico - Psiquiatria
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Médico clínico
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Psicólogo
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Secretário Executivo
- PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Sociólogo
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Gadgets de sangue
Felipe Pontes
Felipe Pontes
Se você comprou um celular ou um iPod de 1996 para cá, pode ter ajudado a financiar uma guerra civil. Desde essa data, o leste da República Democrática do Congo — região que abastece grandes empresas de eletrônicos com quatro minérios essenciais para o funcionamento de qualquer gadget — é tomado por alguns grupos armados rebeldes. Essas milícias, envolvidas num dos piores conflitos da nossa época, se sustentam com dinheiro do contrabando desses minerais.
Só em 2009, os grupos armados congoleses receberam US$ 185 milhões com a mineração ilegal, de acordo com estimativa da organização americana de direitos humanos Enough Project. “Os valores podem flutuar, mas certamente são suficientes para perpetuar a guerra, comprar armas e pagar soldados”, afirma Aaron Hall, analista de política da entidade. Ou seja, adquirir algum aparelho eletrônico está indiretamente relacionado à manutenção do conflito mais violento do planeta após a Segunda Guerra Mundial. Esqueça o Afeganistão ou o Iraque. Nos últimos 15 anos, os confrontos em terras congolesas mataram 5,5 milhões de pessoas e mais e 200 mil mulheres foram estupradas, de acordo com estudo da ONG International Rescue Committee. Formalmente, a guerra terminou em 2003, mas as batalhas, turbinadas pelas reservas minerais do país, continuam entre os grupos armados que dominam e mantêm as minas.
Os quatro minérios envolvidos no conflito são o tântalo, o tungstênio, o estanho e, em menores quantidades, o ouro. O tântalo serve para armazenar energia em smartphones e computadores. O tungstênio é usado para fazer os celulares vibrarem e o estanho entra na solda de circuitos. O ouro melhora a conectividade na fiação desses equipamentos.
Fonte: Galileu, 28/04/2011.
Sobre o texto de Felipe Pontes, assinale a única assertiva CORRETA :