SóProvas


ID
832153
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A adolescência foi estudada por muitos autores. Reconhecer a contribuição teórica e manejar os conceitos básicos de cada abordagem instrumentaliza o Psicólogo no entendimento desta fase do desenvolvimento. Compreender a adolescência como consciência da própria singularidade, conhecimento de papel a desempenhar e identificar os papéis adequados na vida foi uma proposta teórica da autoria de?

Alternativas
Comentários
  • d) Erikson.

  • Arminda Aberastury e Maurício Knobel desenvolvem a mesma concepação de adolescência, aliás são auotres do mesmo livro "Adolescência normal". E abrodam temas como:busca de si mesmo e da identidade, tendência grupal,necessidade de intelectualizar e fantasiar, crises religiosas, deslocalização temporal, desenvolvimento sexual desde o autoerotismo até a heterossexualidade, atitude social reivindicatória, contradições sucessivas em todas as manifestações de conduta, separação progressiva dos pais e onstantes flutuações do humor e do estado de ânimo.

    Anna Freud: reaparecimento dos conflitos sexuais das fases psicossociais anteriores.Conflitos da oralidade: dependência intensa X independência exagerada, Conflitos anais: desleixo X organização, Conflitos edípicos: curiosidade X embaraço/pudor emrelação ao sexo.

    Desconheço a contribuição específica da Helen Bee, até onde eu sei ela faz uma compilação de diversos autores para descrever as fases de desenvolvimento.Se alguém souber de sua contribuição específica, por favor, acrescente-a.

  • Erikson teoriza sobre o período da adolescência como uma peocupação com o que aparenta aos olhos dos outros e a tarefa de conquistar papéis.

    Seria durante a MORATÓRIA PSICOSSOCIAL que o adolescente passaria por momento suspensão permitiria a experimentação de papéis. A crise seria própria do processo e condição necessária para desenvolvimento da identidade..

  • Identidade x Confusão de PAPÉIS