-
Assertiva correta. Imagine a seguinte redação: "Miguxa, t disse q vai ter uma festa no finzim do ano? Pois eh, ta convidada". Ridículo. O correto seria algo mais ou menos como: "Informamos que será realizada festa de confraternização de final de ano. Convidamos a todos".
-
Correta,questão clara e concisa.Nem precisa de comentario.
-
Considero a assertiva errada. É perfeitamente possível redigir comunicação oficial utilizando o padrão culto mas sem observar a impessoalidade: "Sra. Miguxa, informamos que será realizada festa de confraternização de final de ano. A senhora está convidada bem como seus pais e parentes próximos". O padrão culto contribui para clareza e uniformidade, mas não para impessoalidade. Vejam o que consta no item 1.1 do Manual de Redação da Presidência da República:
"A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade."
Observem que formalidade quer dizer padronização de forma (uniformidade) e que o padrão culto da linguagem não está relacionado entre as características citadas, o que corrobora minha opinião. Se tivesse feito a prova, teria recorrido do gabarito.
-
Concordo com o Roberto pois, impessoalidade é uma coisa totalmente diferente de clareza do texto. O mesmo pode ser claro e impessoal.
-
Considero errada a questão, pois impessoalidade não tem relação com padrão culto.
-
Típica questão Cespe que aceita qualquer gabarito.
Agora além do conteúdo, precisamos ter sorte, pois o fator subjetividade está cada vez mais presente nas questões desta banca.
-
O enunciado afirma que "o emprego do padrão culto de linguagem na redação de correspondências oficiais, uma das exigências desse tipo de texto, contribui para a impessoalidade e a clareza do texto."
Sabemos que o uso do padrão culto da linguagem, ou seja, o uso formal e objetivo da linguagem proporciona, de acordo com o Manual de Redação Oficial, clareza (ou seja, sem o uso de termos subjetivos, como o adjetivo, por exemplo), impessoalidade e também concisão.
A resposta está correta.
-
O emprego do padrão culto de linguagem na redação de correspondências oficiais, uma das exigências desse tipo de texto, contribui para a impessoalidade e a clareza do texto. CORRETÍSSIMA
Estou me sentindo um aliem. Pelo amor de Deus, onde está a dificuldade dessa questão? Fala sério!
Vcs não devem ter lido a palavra "CONTRIBUI", só pode...
não diz que garante, não diz que é fator decisivo, não diz que é imprescindível: diz apenas que contribui. SIMPLES!
Qualquer coisa, só de não atrapalhar, pode contribuir.
-
CERTO
ASSIM TEREMOS UMA LINGUAGEM SEM IMPRESSÕES INDIVIDUAIS E QUE TODOS PODEM COMPREENDER.
-
Contribui.
Ok
-
Não seria Norma Padrão?