SóProvas


ID
832552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da evolução da administração, das reformas administrativas do Estado brasileiro e da gestão pública, julgue os itens a seguir.

A sociedade civil exige do Estado brasileiro mais do que ele pode oferecer. A causa dessa lacuna não é somente fiscal ou política, mas, também administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi retirada de um texto de Administração Gerencial do site da seplag/RS. Segue o parágrafo completo:

    "As transformações exigidas, para a Administração Pública, originaram-se da mudança de consciência dos cidadãos, ou seja, o reconhecimento de que a administração burocrática não correspondia às demandas que a sociedade civil apresentava aos governos, bem como de que suas exigências, ao Estado, eram muito superiores ao ofertado. Além disso, as causas das lacunas que se criaram não eram somente fiscais e políticas, mas, também, administrativas" (pag. 3)

    Fonte: http://www.seplag.rs.gov.br/upload/AdministracaoPublicaGerencial.pdf

    Resposta: Certo
  •  Discordo, o verbo está no presente: EXIGE. O Estado Brasileiro pode sim oferecer o que a sociedade civil exige. PODER: pode.
  • Concordo com meu colega Vladimir. O verbo está no presente e, por isso, eu errei. Se fosse EXIGIA estaria mais de acordo com o que o CESPE queria.
  • Amigos,

    Vocês estão satisfeitos com o que o estado lhes oferece?

    Eu não! Dessa forma, exijo (no presente) que ele me dê mais, mas ele não consegue e sabemos alguns dos porquês...
  • Olá,
     Na minha humilde opiniao a questao é polemica pq foi mal elaborada! Concordo com os companheiros, comoa ssim a sociedade civil exige mais do que o estado pode oferecer? nao se trata simplesmente de ter ou nao as necessidades satisfeitas (devemos fugir do censo comum né), nos parece razoavel entender que não é o Estado o incapaz de atender as exigencias, mas sim seus operadores ou administradores ao adotar certos procedimentos, condutas..... Achoq  é por ai, mas manda quem pode obedece quem tem juizo kkkkkkkkkkkkk.


    Força e Fé... 
  • A sociedade civil exige do Estado brasileiro mais do que ele pode oferecer. A causa dessa lacuna não é somente fiscal ou política, mas, também administrativa.


    Questão tranquila, somente cobrou interpretação de texto. Seja no Brasil, na Noruega ou na Dinamarca (ou qualquer outro Welfare state), a sociedade sempre exige mais do que o Estado pode oferecer. Temos necessidades ilimitadas para recursos limitados. E a causa dessa lacuna não é somente fiscal ou política, mas - sobretudo no caso brasileiro - administrativa.

  • Também acho que a questão é interpretativa, por isso na minha opinião, acho que a sociedade exige do Estado, não mais d que ele pode oferecer, mas sim, o que ele não se preparou para oferecer.

  • Polemica porem com um pouco mais de interpretação, principalmente de artigos como o do Bresser, podemos observar que a "saída" foi a reforma em favor da diminuição do Estado e as privatizações e publicizações. É só imaginar, a Burocracia não deu certo pq queria abraçar o Brasil fornecendo e suportando todas as necessidades (centralização, estatais pra tudo e etc...), o que deu certo por um certo período até que o Estado chegou a seu limite, inclusive fiscal, e caiu em declínio.  

  • Esse tema normalmente é abordado pelas bancas como "Fatores determinantes do crescimento da despesa pública" 

    Os economistas MARTIN e LEWIS (não confundir com os comediantes Dean Martin e Jerry Lewis) disseram que a demanda por serviços do Estado é a mesma tanto em países ricos como pobres. Ou seja, não importa o país onde se viva, todos querem acesso à educação de qualidade, saúde, segurança pública etc. Porém, em países mais pobres, a renda per capita é menor e menor é a contribuição em termos de impostos, para financiar estas atividades (esse é um exemplo de lacuna fiscal).

    Outro ponto é que mesmo com o avanço da tecnologia, a produtividade no setor de serviços é menor do que no setor industrial por utilizarem-se de mão de obra intensiva. Para suprir essa deficiência é necessário um número cada vez mais crescente de funcionários públicos o que acaba causando um inchamento do Estado.

    Para WAGNER (outro economista) a expansão industrial provoca um incremento na densidade populacional e, consequentemente, no nível de complexidade dos centros urbanos, aumentando a importância relativa do Estado, na medida que aumenta a demanda por serviços por parte da população (mobilidade urbana, saneamento, aeroportos, etc). A questão é que, muitas vezes o Estado é incapaz de atender a todas essas demandas seja por questão fical ou administrativa (por não possui estrutura).

    Conclusão: Continuem estudando para concursos. A sociedade reclama que tem funcionário público demais, mas todos querem mais e melhores serviços. Não são ou que estou dizendo são os economistas.

  • Simples a questão : julgue minha opinião sobre o tema
  • Correto.

     

    No entanto, trocaria o "mais do que pode oferecer" por "mais do que ele oferece", porque, poder, ele pode até mais do que é exigido.

  • "A sociedade civil exige do Estado brasileiro mais do que ele pode oferecer" , AHAM, TÁAAAAAA!!!!!!