Integrity Meter gera um relatório abrangente composto pelos principais traços do candidato, junto com conclusões e recomendações sobre como agir.
Muitas empresas utilizam testes de personalidade para avaliar as características e capacidades dos seus funcionários (atuais ou em fase de recrutamento). O tipo mais eficiente de teste de personalidade usado no local de trabalho é o teste de integridade. Desenvolvido para analisar possíveis riscos, esse tipo de teste pode ser utilizado para avaliar se os candidatos que almejam, por exemplo, empregos em ambientes de varejo ou serviços financeiros estão aptos a assumir o cargo, devido à pressão e responsabilidade a que são submetidos por terem acesso a bens ou dinheiro.
Adotado por empresas como McDonald’s, Phillip Morris e FedEx, o Integrity Meter é o mais novo programa utilizado no Brasil e pode ser utilizado a partir de qualquer computador.
O teste combina as respostas de até 200 perguntas para identificar contradições no discurso do candidato e permite que as organizações recebam as informações referentes à motivação, perseverança, confiabilidade, integridade pessoal, hábitos de comunicação, roubos de empregadores, envolvimento direto e indireto em atividades criminais, espionagem industrial e muito mais.
Embora ainda haja controvérsias sobre o fato de usar o teste como fator determinante na hora da contratação, vale ressaltar que os resultados são enviados em formato de feedback avançado e dão carta branca para a empresa ponderar as decorrências do teste, mesmo após seu término.
Segundo o diretor da GA Global Advising no Brasil, Ronen Ben Efraim, o Integrity meter reúne três fatores que garantem justiça e transparência. “Além do Integrity Meter não levar em conta fatores como raça, religião, opção sexual, etc., o programa ainda pode ser usado em todos os níveis hierárquicos e departamentos da organização e ainda permite revisão dos resultados, sendo usado apenas como forma complementar no processo seletivo”, finaliza.