SóProvas


ID
832642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com referência à legislação e aos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

A natureza da informação arquivística é específica, já que se trata de informação registrada em suporte definido e acumulada por um sujeito, simultaneamente, emissor e receptor.

Alternativas
Comentários
  • "Acumulada por um sujeito,simultaneamente,emissor e receptor" ?

    O certo nao seria acumulada somente pela instituição? Se alguem puder explicar,eu agradeço.
  • Mariano Borges Feigenbaum Silveira de Farias, as informações podem ser acumuladas por um indivíduo ou por um organismo

    INFORMAÇÕES acumuladas por um indivíduo ou por um organismo que é, ao mesmo tempo, produtor e receptor;
  • Característica da informação arquivística:
    - Natureza orgânica: sua relação umbilical com o produtor;
    - Originalidade: a sua unicidade;
    - Avaliada em termos de idade e de utilização.

    Particularidade da informação arquivística:
    - Natureza limitada dos seus suportes – convencionais ou eletrônicos;
    - Acumulação das informações – produzidas ou recebidas – por um indivíduo ou um organismo;
    - Atividades geradoras que podem ser administrativas, técnicas ou científicas;
    - Informação arquivística ser a primeira forma tomada por uma informação registrada, quando da sua criação.
    Lopes (2000, p.103)
  • O que eu achei estranho na questão é ela afirmar que o sujeito seria simultaneamente emissor e receptor. No meu entender a questão está errada porque arquivos não são formados apenas por documentos produzidos, mas também pelos recebidos. Ou seja, podemos ter aquivos com documentos produzidos e recebidos, ou só com documentos produzidos ou só com documentos recebidos. Neste sentido entendo que não há a obrigatoriedade de que o sujeito que forme um arquivo seja simultaneamente emissor e receptor.
  • Aécio, a questão não fala que exclusivamente emite e sim que emite, ou seja, como o documento pode ser emitido ou recebido o elaborador citar apenas emitido não configura erro. Quanto a afirmação sobre o SUJEITO, cometi o mesmo erro que um colega comentou, analisei apenas pelo lado da empresa, esqueci que podemos ter nossos arquivos pessoais, como um arquivo fotográfico de viagens. Confunde agora pq poucas pessoas lembram de como era antigamente quando havia os álbuns de fotos.Não sou tão velho assim,tenho 26,  mas lembro das minhas fotos da festa junina dentro do álbum.

    Espero ter ajudado.


    Abraço e bons estudos.
  • Acredito que é emissor e receptor porque é o próprio "órgão" que produz os documentos e é este, também, que consulta ( e apenas este), visto que os arquivos NÃO SÃO ABERTOS AO PÚBLICO, como no caso das bibliotecas.
  • "simultaneamente, emissor e receptor."
    Como alguns colegas entendi que a questão colocaria a condição de ser o sujeito as duas coisas ao mesmo tempo: emissor e receptor. E vimos que não necessariamente, embora na prática saibamos que quem recebe sempre emite documentos, a instituição deve ser os dois ao mesmo tempo!
  • Julguei a questão errada pelo fato de afirmar ser 'suporte definido', quando o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivistica diz ser 'independentemente da natureza do suporte'.

    Dúvida na questão!
  • Sinceramente julguei a questão errada pois informção pode estar em qualquer suporte tendo-se assim um documento.Muito confuso o pior é que não foi anulada alguém poderia me convencer ? !!!
  • Juguei a questão errada pelo fato de se referir à acumulação, já que quando se fala em acumulação se fala em biblioteca e não de arquivo!

  • Julguei a questão pelo mesmo jeito do amigo abaixo. 

  • Gente isso é questão de interpretação gramatical. Quando a questão diz: acumulada por um sujeito, simultaneamente, emissor e receptor. Leia-se: um sujeito que emite e outro sujeito que recebe!

  • Esta questão fala do conceito de "informação arquivística" e este conceito tem algumas características (pag 7 da página) uma das características é exatamente o texto da questão.

    http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewFile/66/108
  • O arquivo pode acumular, não colecionar. Não confundam acumulação com coleção - colecionar. 

  • se a nivea tiver razão, entendo que a questão foi mal elaborada. pois penso que deveria constar "DOIS sujeitos, um emissor outro receptor".



  • Informação registrada em suporte definido???

    A informação não poderia estar em outro suporte também??? 

  • Gente o sujeito (Órgão) tanto produz informação, documentos, como recebe de outros.

  • Questão mal formulada! Péssima.

  • A natureza da informação arquivística é específica, pois reflete a entidade produtora em um determinado momento.

    Essa informação não é produzida ao acaso, ou por vontade do produtor, mas é sim um produto, uma consequência inevitável da realização de atividades administrativas. Em resumo: realizou atividade, gerou documento!

    Também o sujeito que a produziu é,simultaneamente, emissor e receptor, uma vez que a informação arquivística é produzida por suas próprias atividades, e destinadas ao seu próprio uso, nas rotinas administrativas.

    Certa a afirmativa.





  • Achei que essa questão deveria estar errada, pois ela dá a entender que a informação depende de um tipo específico de suporte para ser uma informação.
    Existem inúmero suportes contendo informações, por isso suporte específico deveria tornar a questão errada.

    Cespe cespando outra vez ...

  •  A referência da questão é: LOPES, L. C. A informação e os arquivos: teorias e práticas. Niterói: EDUFF; São Carlos: EDUFSCar, 1996. 142p.

  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    A natureza da informação arquivística é específica, pois reflete a entidade produtora em um determinado momento.

    Essa informação não é produzida ao acaso, ou por vontade do produtor, mas é sim um produto, uma consequência inevitável da realização de atividades administrativas. Em resumo: realizou atividade, gerou documento!

    Também o sujeito que a produziu é,simultaneamente, emissor e receptor, uma vez que a informação arquivística é produzida por suas próprias atividades, e destinadas ao seu próprio uso, nas rotinas administrativas.


    Certa a afirmativa

  • Este é o tipo de questão em que não basta saber a matéria, é preciso adivinhar o que o examinador estava pensando.

  • Óbvio que o elaborador estava fumando na hora de dar o gabarito da prova...

    O Suporte não é definido.

    Mas..