SóProvas


ID
832645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com referência à legislação e aos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

O ciclo de vida dos documentos é definido pela frequência e pelo tipo de utilização dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    O ciclo de vida dos documentos arquivísticos é tratado pela Teoria das Três Idades. Seu objetivo é classificar os estágios ou fases pelas quais passam os documentos dentro da instituição (corrente, intermediária e permanente).

    Arquivo de Primeira Idade ou Corrente: " constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados em escritórios ou repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso".
    Arquivo de Segunda Idade ou Intermediário: "constiuídos de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios".
    Arquivo de terceira idade ou Permanente: " constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evoluçao. Esses são os arquivos históricos propriamente ditos, pois é nessa fase que os documentos são arquivados de forma definitiva".

    O que define, de forma decisiva, a fase na qual o documento arquivístico está alocado, é, por um lado, a frequência de uso dos documentos pela entidade produtora ou acumuladora e, por outro, a identificação dos valores administrativo (primário) e histórico (secundário) presentes ou não nos documentos.

    Fonte: Arquivologia Facilitada, João Tiago e Leonardo Reis.
  • Segundo o livro "Arquivologia Facilitada" (pág.12): "o que define, de forma decisiva, a fase na qual o documento arquivstico está alocado, é, por um lado, a frequencia de uso dos documentos pela entidade produtora ou acumuladora, e, por outro, a identificação dos valores administrativos (primário) e histórico (secundário), presentes ou não nos documentos".

    Portanto, pelo que entendi, dos critérios citados pela banca para definir o ciclo de vida dos documentos apenas fica apenas a frequencia. Tipo de utilização fica fora!

  • Discordo do gabarito, pois principalmente no que se refere ao arquivo intermediário, seu permanecimento ali está atrelado a prazos legais em grande parte dos casos.
  • O examinador maquiou alguns conceitos na questão exigindo do candidato basicamente três conceitos-chave:

    Teoria das Três idades - Quando ele fala em ciclo de vida;

    Frequência de uso - remetendo às definições de aruivo corrente, intermediário e permanente segundo a Lei 8.159/91

    Tipo de Utilização dos Documentos - Tratando de documentos de valor primário (correntes e intermediários) e secundário.

    Portanto o ciclo de vida do documento é definido pela frequência em que ele será usado, já que esse fator dirá se ele é corrente ou intermediário; e pelo tipo de utilização, pois se tiver valor secundário será um documento permanente.
    Segue texto de lei para consulta

    Art. 8º Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.
            § 1º Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam de consultas freqüentes.
            § 2º Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente (frequência menor) nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
            § 3º Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo (valor secundário) que devem ser definitivamente preservados.
  • Arquivologia abrange diversos conceitos, dentre eles o conceito do ciclo de vida documental ou ciclo de vida dos documentos, segundo a qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos, caracterizados pela freqüência e pelo tipo de utilização que dele é feita.

    Fonte: 
    http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ciclo_vital_dos_documentos
  • O ciclo de vida dos documentos não é definido pelo tempo que o documento existe, mas sim pela frequência e pelo tipo de utilização dele. Diga-se de passagem, não há diferenças significativas entre um documento corrente e um intermediário que não seja a frequência de sua consulta. Por esta razão, o arquivo intermediário é considerado por muitos doutrinadores como “extensão do arquivo corrente”


  • O problema que vi na questao foi o "TIPO"... Por isso pensei que estava errada!

  • TIPO ??? brincadeira essa materia.