-
Assertiva errada. Quem possuia preocupação com a estruturação e a responsabilização era a escola clássica (Fayol). A administração científica (Taylor) se preocupava em otimizar as tarefas dos trabalhadores.
-
Administração Científica - Taylor - foco nas TAREFAS.
Teoria Clássica - Fayol - foco na ESTRUTURA.
Portanto a alternativa fica incorreta ao dizer que a disposição adequada das unidades (relacionada à estrutura) era preocupação da Adm. Científica.
-
Graças ao engenheiro Frederick W. Taylor (1856-1915), a Administração é hoje uma ciência. Os Princípios da Administração Científica, dos quais Taylor é considerado pai e idealizador, tem como característica principal a ênfase nas tarefas com o objetivo de aumentar a eficiência operacional.
Antes que Taylor desenvolvesse suas teorias, os próprios empregados administravam a linha de produção das fábricas. Tudo era feito empiricamente e sem nenhum controle por parte da direção das empresas que, em muitos casos, desconhecia o processo de produção. Como resultado a produtividade era baixíssima, pois os próprios sindicatos induziam os funcionários a produzir menos, porque assim, segundo se pensava na época, seus empregos estariam garantidos por muito mais tempo. Por incrível que pareça, a tática funcionava.
Foram trinta anos de estudo até que Taylor publicasse sua teoria – acompanhada de fatos – conhecida como os “Princípios de Administração Científica”. Com o novo modelo administrativo sugerido por Taylor, as empresas aumentavam consideravelmente sua produção, os empregados ganhavam mais e os produtos ficavam mais baratos para os consumidores.
Abaixo segue uma lista com alguns pontos positivos dos Princípios da Administração Científica de Taylor, que beneficiam diretamente trabalhadores e empresas, inclusive na atualidade.
BENEFÍCIO AOS TRABALHADORES
- Especialização de cada funcionário dentro de uma função específica.
- Salários mais elevados, que chegaram a atingir, em alguns casos, o dobro de antes.
- Política de incentivos por metas de produção cumpridas (Meritocracia).
- Condições de trabalho; O conforto no ambiente de trabalho ganha força, porque influencia diretamente na produtividade.
- Oferecer as instruções sistemáticas adequadas aos trabalhadores, treinando-os para produzir mais e com melhor qualidade. O treinamento passa a ser responsabilidade da gerência.
- Eficiência na produção, sem implicar esforço extra dos trabalhadores.
- Jornada de trabalho reduzida e pausas para descanso.
- Concessão de dias de descanso remunerados aos empregados.
-
Administração Científica
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas
As principais críticas a administração científica (AC) de Taylor são: • Para os críticos a AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.
• A padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho;
• A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo;
• A AC não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção;
• A AC propõe uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma carece de comprovação científica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico;
• A AC se restringe apenas aos aspectos formais da organização não abrangendo por exemplo o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais;
• A AC trata da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas.
Fontes
COELHO. José Márcio; GONZAGA. Ricardo Martins; Administração Científica de Taylor: O Homem do Tempo. Acessado em: http://www.administradores.com.br
-
Questão ERRADA. O correto é:
A disposição adequada das unidades e a definição de responsabilidades para cada uma delas, como forma de alcançar a eficiência organizacional, eram as preocupações principais da escola de administração CLÁSSICA (Fayol=>organização Fayolista). Teoria Clássica. Foco=>na estrutura.
TEORIA CIENTIFICA - Foco=>naadministração das TAREFAS realizadas pelo operário e a eficiência. (Otimização e Padronização) - (Padronização=>não havia autonomia e nem iniciativa dos colaboradores na realização de suas atividades).Abordagem de sistema fechado (não focavam trocas com o meio ambiente). A perspectiva de Taylor era o chão da fábrica. A organização cientifica do trabalho trouxe uma abordagem rígida, que considera o homem quase um acessório da máquina. O estudo de Taylor começou com os operários, onde passou a analisar cuidadosamente as tarefas de cada operário. Ele segmentou cada movimento e processo de trabalho. Em seguida, Taylor procurou aperfeiçoá-los.
A Escola da Administração Científica tem como grande foco as tarefas da organização. O termo Administração Científica vem da tentativa de aplicar métodos científicos na resolução de problemas administrativos, com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos organizacionais. Os principais métodos científicos aplicados são a observação e a mensuração. O fundador dessa escola e da própria Teoria da Administração foi o engenheiro Frederick W. Taylor. Ele teve inúmeros seguidores e causou uma grande revolução no pensamento administrativo em sua época.
De acordo com Lacombe e Heilborn (2006, p. 43), a grande preocupação de Taylor sempre foi com a eficiência. Seu objetivo era produzir com alta qualidade, em grandes volumes e com pequenos custos, sendo à base da sua administração a divisão do trabalho em pequenas tarefas, a especialização das pessoas e o estímulo para que produzissem mais, remunerando-as de acordo com a produção alcançada.
-
TEORIA CLÁSSICA- Foco=>na estrutura, na organização como um todo (que a organização deveria possuir para ser eficiente).Na organização Fayolista (escola clássica), o ser humano é um elemento da estrutura. O foco estudado nas teorias clássicas foi o trabalho e as necessidades econômicas dos trabalhadores. Fayol encarava os problemas organizacionais a partir da ótica do nível diretivo. Abordagem de sistema fechado (não focavam trocas com o meio ambiente) e na busca da eficiência econômica das organizações.
De acordo com Chiavenato (2004, p. 79-80), a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. A Teoria Clássica, ao contrário Teoria Científica, partia-se de todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (como seções, departamentos, etc.) ou pessoas (como ocupantes de cargos e executores de tarefas).
Fontes: http://www.oocities.org/whisatugu/cap04_adm.pdf
http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/projeto-teorico-pratico/1421/download/
-
administração cientifica : Taylon : Enfase nas tarefas
abordagem clássica da administração
Teoria clássica : Fayol : Enfase na Estrutura
-
ERRADA.
A Administração Científica (Taylor), contemplava a ênfase nas tarefas, cuidando da empresa de baixo para cima.
Na Teoria Clássica (Fayol), a ênfase era na estrutura, visão da empresa de cima para baixo, a partir do nível do executivo.
A administração moderna é uma junção do trabalho de Fayol (organização é papel do dirigente), Ford (linha de produção) e Taylor (processo operacional eficiente).
-
A teoria que se preocupa com a eficiência e também com eficácia é a teoria neoclássica!
-
Era Industria Clássica: até 1950 - Organizações Mecânicas - Sistema Fechado
Teoria Cientifica - Ênfase na tarefa - F. Taylor;
Teoria Clássica - Ênfase na estrura e no processo administrativo - Anatomia e Fisiologia organizacional - H. Fayol;
-
Errado.
Na Administração Cientifica o aumento da eficiencia se da com a enfase no metodo de trabalho, nos movimentos necessarios para realizar as tarefas, no tempo padrão para a realização, o que provoca a especialização do funcionario e constituem a Organização Racional do Trabalho.
-
Ênfase não está na estrutura organizacional , mas na tarefa.
-
Era Industria Clássica: até 1950 - Organizações Mecânicas - Sistema Fechado
Teoria Cientifica - Ênfase na tarefa - F. Taylor;
Teoria Clássica - Ênfase na estrura e no processo administrativo - Anatomia e Fisiologia organizacional - H. Fayol;
Teoria das Relações Humanas - Ênfase no elemento humano e nas suas relações - Psicologia e Sociologia - E. Mayo;
Teoria da Burocrácia - Ênfase na Estrutura - Legalidade e Racionalização - M. Weber
Era Industrial Neo Clássica: De 1950 até 1990 - Organizações Orgânicas - Sistemas Abertos
Teoria Estruturalista - Ênfase na estrutura e no ambiente - Organizações Formais e Informais - Etzione;
Teoria Neoclássica - Reafirmação relativa das proposições da abordagem clássica - P. Drucker;
Teoria Comportamental ou Beharviorista - Ênfase no comportamento humano em relação ao contexto organizacional - Maslow, Herzberg, Likert e etc...
Teoria dos Sistemas - Ênfase no ambiente - L. Von Bertalanffy;
Teoria da Contigência - Ênfase na tecnologia - Nada é absoluto tudo é relativo - Adaptação - .
-
O centro da Teoria de Fayol, está na ênfase na ESTRUTURA, com a direção da empresa dando prioridade às funções e operações no interior da mesma. Então, gabarito ERRADO.
-
Janah Pontes, cuidado! Quem fez o estudo do tempo de execução das tarefas foi Taylor. Você trocou os conceitos.
-
Questão equivocada que leva o candidato ao erro - vejamos: A Teoria voltada à estrutura, unidade, organização é a Clássica ( de Fayol); Por conseguintimente, a teoria mencionada na questão é a Teoria voltada à função ( de Taylor), sendo assim a alternativa errada.
-
Uma das principais preocupações do administração científica era a ênfase
nas tarefas, a preocupação básica era aumentar a produtividade da
empresa com o aumento da eficiência no nível operacional e não
organizacional como disse a questão.
-
Administração Cientifica = Taylor = Tarefas
Administração Clássica = Fayol = Estrutura
-
Pessoal , o MOZART está errado numa ideia só :
A escola classica é a juncao de taylor(teoria cientifica) , fayou(teoria clássica) , e weber .
-
A "Administração Científica" dava ênfase nas "partes", ou seja, partia "das partes para o todo".
O enunciado proposto diz respeito à Teoria Clássica, que dava ênfase no "todo organizacional". Não é por acaso que ela (a Teoria Clássica) é também denominada "Corrente dos Anatomistas e Fisiolosgistas", por fazer uma analogia entre a "estrutura da organização" ("A disposição adequada das unidades", como diz o texto) e o corpo humano, mostrando a "Forma" como a orgranização estava distribuída e o "Funcionamento" dos órgãos que compõem a sua estrutura.
Resposta: ERRADO
-
A teoria da administração científica é voltada para aspectos ligados às tarefas e aos tempos e movimentos a serem desempenhados pelos funcionários, e não à estrutura organizacional.
GABARITO: Errado.
-
Maximizar a performance organizacional por meio da melhor maneira de executar as tarefas = administração científica.
Maximizar a performance organizacional por meio da melhor estruturação dos elementos organizacionais = teoria clássica.
-
A TEORIA CIENTÍFICA SE PREOCUPOU COM OS ESTUDOS DAS TAREFAS (A MENOR PARTE DESEMPENHADA POR UM INDIVÍDUO).
NÃO EXISTE ESSA ABORDAGEM "INTERMEDIÁRIA" DA ABORDAGEM CLÁSSICA. OU O FOCO É NA TAREFA OU O FOCO É NA ESTRUTURA.
OU PARTE DO TOPO (NÍVEL ESTRATÉGICO) OU PARTE DA BASE (NÍVEL OPERACIONAL).
GABARITO ERRADO
-
Eficiência das tarefas e não organizacional.
Depois de 20 anos estudando pra concursos você não me pega mais Cespe. Minha aprovação virá!
-
É a escola clássica, com Henri Fayol, que passa ter esse tipo de preocupação.
Inclusive, o autor ditou 14 princípios de administração, como a divisão do trabalho, a autoridade e a unidade de comando.
Na escola científica, o foco são as tarefas.
Os métodos da ciência devem ser aplicados às organizações, para que se alcance eficiência (produtividade).
by neto..
-
Gabarito ERRADO:
Olha o que diz no livro TGA do Chiavenato , na parte sobre a Teoria Clássica de Fayol:
A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e da disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização.
Certamente a questão está confundindo Taylor com Fayol. Taylor , que encabeçava a administração Clássica , pregava um aumento na eficiência através das tarefas - por isso se diz que seu enfoque era de baixo para cima , da parte para o todo. Já Fayol era diferente , pregava um aumento na eficiência através da estrutura organizacional , por isso se diz que seu enfoque era de cima para baixo , do todo para a parte.
-
GABARITO: ERRADO
A disposição adequada das unidades e definição de responsabilidades para cada uma delas trata-se da estrutura da organização, e é a Teoria Clássica que tem ênfase na estrutura e não a Administração Científica, como afirma a questão.
Abraços.
-
Disposição adequada das unidades e responsabilidades são questões estruturais, logo estão presentes na Teoria Clássica de Fayol. Taylor, por outro lado, tem como foco a tarefa.

Gabarito: ERRADO
-
GAB ERRADO
Como Taylor se preocupava muito com o chão de fábrica (tarefas) e como fazer cada vez mais eficientemente ao produzir mais e em menos tempo, essas minuciosidades é que eram suas preocupações principais e certamente leva a crer que ele não tinha tempo (nem interesse) de ver o todo, já que quem viu a estrutura da organização foi Fayol percebendo essa lacuna.
E outra, pessoal muito cuidado com o contexto da questão, como é que no texto ele fala de adm. clássica e no final ele fala de estrutura (visão macro indiretamente) ai faz o comando da questão com científica .. meio contraditório, tô justificando, mas eu errei só vi depois =/
-
A administração científica de Taylor dava ênfase às tarefas individuais dos trabalhadores enquanto a administração clássica de Fayol dava ênfase à estrutura organizacional.
-
A disposição adequada das unidades e a definição de responsabilidades para cada uma delas, como forma de alcançar a eficiência organizacional, eram as preocupações principais da escola de administração clássica.