-
Assertiva errada. A característica de possuir dois chefes aos quais um administrado deve se reportar é muito comum nos dias de hoje e é uma característica da mistura de dois tipos de departamentalização: a funcional e a de projetos. Assim, o mesmo cidadão que trabalha no setor de tecnologia e se reporta ao seu gerente de setor, pode estar participando de um projeto de marketing que visa aumentar a aceitação dos produtos de uma determinada empresa no mercado, se reportando, também, ao gerente deste projeto.
-
A estrutura Linha-Staff segue as características básicas da estrutura linear, distinguindo-se pela existência de órgãos de staff (assessoria).
Para a maioria dos autores de teoria geral da administração (TGA) as principais características desse estilo organizacional são:
- Autoridade única: cada órgão se reporta a apenas um superior.
- Separação entre órgãos operacionais (executivos) e órgãos de apoio e suporte (assessores): apesar de possuírem apenas um superior, todos os órgãos operacionais da empresa recebem assessoria e serviços especializados dos órgãos de apoio (staff).
- Coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação: Na Organização linha-staff existem linhas formais de comunicação entre superiores e subordinados e que representam a hierarquia. Existe também linhas diretas de comunicação que ligam os órgãos e o staff e que representam a oferta de assessoria e serviços especializados. A rede de comunicações da organização linha-staff é formada de linhas formais de autoridade e responsabilidade lineares e de linhas diretas de assessoria e prestação de serviços de staff.
A organização linha-staff mantém o princípio da hierarquia (cadeia escalar). Os órgãos de staff são responsáveis somente por fornecer serviços de consultoria e de assessoria.
Bons estudos!!
-
Apenas complementando o comentário do Mozart:
Essa mistura de tipos de departamentalização é também conhecida como: “departamentalização matricial” é um tipo híbrido que na maioria das vezes combina o tipo projetos com o funcional. Cada equipe trabalha para dois comandos simultaneamente. Equipes compostas por pessoas de diversas especialidades são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias, sendo indicada para projetos específicos.
Fonte: professor Rafael Barbosa (Vestcon)
-
melhor definição para essa questao seria a matricial.·
Departamentalização matricial: há a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. Geralmente, essa sobreposição refere-se à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos.
A departamentalização matricial não leva em consideração o princípio clássico de unidade de comando estabelecido por Fayol, em 1916.
A departamentalização matricial, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exige nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas.
O grande inconveniente da departamentalização matricial é a dificuldade de definir claramente, atribuições e autoridade de cada profissional da estrutura da empresa e minimizar conflitos inevitáveis.
Do ponto de vista evolutivo, a departamentalização matricial surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização.
As principais vantagens da estrutura matricial são:
- possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho;
- coordenação da equipe de forma mais adequada e coerente;
- maior especialização nas atividades desenvolvidas; maior cumprimento dos prazos e orçamento; e
- melhor atendimento ao cliente do projeto.
As principais desvantagens são:
- dupla subordinação, gerando um clima de ambigüidade de papéis e relações; e
- conflitos de interesses e de disputa de poder entre os chefes funcionais e os chefes de projetos.· Departamentalização matricial: há a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. Geralmente, essa sobreposição refere-se à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos.
A departamentalização matricial não leva em consideração o princípio clássico de unidade de comando estabelecido por Fayol, em 1916.
A departamentalização matricial, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exige nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas.
O grande inconveniente da departamentalização matricial é a dificuldade de definir claramente, atribuições e autoridade de cada profissional da estrutura da empresa e minimizar conflitos inevitáveis.
-
Segundo Leon Megginson (1998) A departamentalização matricial é um tipo híbrido onde vários especialistas são agrupados para completar uma tarefa em tempo limitado. (encontrada em organizações de alta tecnologia , Boing, Nasa, GE).
-
Gabarito Errado
"
-
(questão) A existência de duas linhas de comando, ou seja, de dois chefes aos quais os demais administradores devem se reportar, é característica do modelo matricial.
As razões para o crescimento no número de empresas que adotam o modelo matricial se deve às pressões para as empresas consolidarem custos e serem mais rápidas no mercado, criando uma necessidade de melhorar coordenação entre as funções nas unidades de negócio e uma necessidade de coordenação entre os países para as empresas com estratégia multinacionais.
Por exemplo, o executivo principal que conduz a matriz deve aprender a balancear poder e ênfase entre orientações por produto e funcional. Administradores de produto ou de programas e administradores funcionais devem aprender a ser cooperativos e a administrar seus conflitos construtivamente. Finalmente, os empregados ou administradores com dois chefes devem aprender a como se reportar a dois superiores. Isso significa priorizar demandas múltiplas e, algumas vezes mesmo, conciliar cargos conflitantes. Algumas pessoas funcionam mal sob essas circunstâncias ambíguas e conflituosas; algumas vezes isso sinaliza o final de suas carreiras na empresa. Outras pessoas aprendem a ser proativos, a comunicar-se com eficácia com ambos os superiores, a superar dificuldades e a administrar essas relações de trabalho construtivamente.
-
Para complementar os comentários, segue a tabela do PMBOK que indica se uma estrutura matricial é forte ou fraca e suas consequências. Quando ela é fraca, o gerente funcional tem poder sobre o gerente de projetos. No entanto, quando este possui poder sobre aquele, a estrutura matricial é considerada forte. Segue a tabela:
-
característica da estrutura MATRICIAL
-
Pessoal, é uma DEPARTAMENTALIZAÇÃO matricial ou uma ESTRUTURA funcional?
(alguém pode me responder por recado) (Y)
-
Errado, a Estrutura Linha e Assessoria( Linha STAFF) respeita o princípio da unidade de comando(1 chefe)
-
ERRADO
A lógica desse modelo é o que se chama de autoridade DUAL. Como foi explicado pelos colegas, temos aí uma estrutura híbrida ou mista, a Estrutura/Departamentalização Matricial (Segundo a professora Elisabete Moreira do CERS, podem aparecer das duas formas!). Nessa estrutura não há unidade de comando.
Na Linha/Staff o Staff não tem poder de comando, mas de assessoria e emite pareceres.
-
Estrutura Matricial - É uma estrutura híbrida ou mista que combina as vantagens da estrutura funcional com o melhor da estrutura divisional ( alguns autores falam da combinação da departamentalização funcional com departamentalização por produtos). Neste modelo existe uma dupla linha de autoridade.
-
Errado.
Como característica desse tipo de estrutura, podemos perceber a cooperação
interdepartamental. Desse modo, a comunicação deixa de ser somente
vertical, passando a ocorrer também de forma diagonal. Exemplo:
departamento financeiro interagindo com o gerente do Projeto 2. O lado ruimdisso é que passa a ocorrer o duplo comando, o que pode gerar conflitos. Um
chefe já é complicado, imaginem dois? Lembrem-se do conceito de unidade de comando? Pois é, na matriz, isso não ocorre.
“LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS” – O TRABALHO PERSISTENTE VENCE TUDO.
-
ERRADO
Na staff-and-line existe UNIDADE DE COMANDO: um subordinado só recebe ordens de um chefe
-
Errado. isso é típico da Matricial.
-
Com todo respeito, vamos diferenciar tipos de estruturas de tipos de departamentalização antes de comentar questões relativas a esse assunto. A estrutura é decisão quanto à divisão e especialização do trabalho, linha de comando e comunicação, amplitude de controle, departamentalização e etc. A departamentalização é a integração de trabalhos similares em um todo homogêneo e é fruto da especialização horizontal da estrutura organizacional. A questão trata de tipos de estruturas - MECÂNICA, FUNCIONAL E LINHASTAFF. As características citadas na questão realmente não são da estrutura linha staff, visto que essa não subordina administrados, exceto as pessoas que exercem as suas funções. A linha staff apenas tem caráter opinativo perante os outros órgãos e administrados. Essas características estão relacionadas à estrutura funcional, onde o administrado se subordina ao chefe que tem mais competências para suprir suas necessidades, isso gera a ambiguidade de controle e vai totalmente contra o princípio da unidade de comando previsto na estrutura mecânica.
-
Errado. Essa característica é da estrutura matricial. É um modelo misto que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.
Fonte: Livro Administração Geral para Concurso - p. 105 ( Rodrigo Renó)
Foco, força e fé ..o/.
Bons Estudos!!
-
A questão pergunta a respeito das estruturas organizacionais.
RESUMINDO :
Estrutura LINEAR ou CLÁSSICA:
- Unidade de comando
-desfavorece a especialização
-estrutura mais simples
Estrutura FUNCIONAL
-Descentralização das decisões
-Especialização
Estrutura STAFF-AND-LINE( LINHA E ASSESSORIA)
-Unidade de comando
-Assessoria especializada ( fora da linha de comando)
-
Gabarito: ERRADO
Trata-se de estrutura matricial e não staff and line.
-
A Departamentalização Matricial ou Organização Matricial, é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias. .
gabarito: Errado
-
O nível de assessoria não tem poder de comando, apenas sugere.
--
Vamos deixar suor pelo caminho..
-
Gabarito Errado.
A existência de duas linhas de comando é característica da estrutura matricial, com sua autoridade dual. Neste tipo de estrutura, os funcionários respondem a dois ou mais chefes ao mesmo tempo.
Os cargos de assessoria, normalmente, estão “fora” da linha de comando e se reportam diretamente à cúpula da organização, como ocorre com as assessorias jurídicas, por exemplo.
Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
-
DOIS CHEFES COM AUTORIDADE DE COMANDO EM DUAS LINHAS, OU SEJA, ESTRUTURA DUAL DE AUTORIDADE: ESTRUTURA MATRICIAL.
GABARITO ERRADO
-
A ESTRUTURA LINEAR-STAFF NÃO POSSUI DUPLO COMANDO.
GABARITO ERRADO
-
Duas linhas de comando= Estrutura Matricial
Várias linhas de comando= Estrutura funcional
Unidade de comando= Estrutura linear
Estrutura linha/staff mistura a estrutura linear com a funcional.
-
Gab: ERRADO
Estrutura de linha-staff é apenas de acessoramento para o chefe da empresa, ele não toma decisão, tampouco possui subordinados a ele!
-
ERRADO
A estrutura linha-staff é uma evolução da estrutura linear. A inovação dessa
estrutura deve-se à presença de um órgão staff (assessoramento, consultoria).
Esse órgão novo não tem poder de decisão. Entretanto, por ser um órgão
consultivo, antes de tomar as decisões, os responsáveis consultam o staff, o
que atrasa o processo decisório
-
Staf serve de apoio
-
dois chefes - matricial
-
Chefes: somente Linha. Staff: é assessoramento.