SóProvas


ID
832933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da administração de materiais, julgue os itens a seguir.

O modal de transporte denominado dutoviário possibilita o transporte de líquidos, gases e grãos de forma ininterrupta, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.

Alternativas
Comentários
  • No gabarito definitivo o CESPE anulou a questão com a seguinte justificativa:
    "A utilização do termo “ininterrupta” prejudicou o julgamento objetivo do item. Por esse motivo, opta-se por sua anulação."

    Não concordo com a mudança, para mim a questão está perfeita, Correta. Eles já formularam questões muito mais confusas e não anularam.
    As vezes me pergunto se realmente o que leio nos foruns de discussão tem fundamento. Que algumas alterações de gabarito são para atender certos interesses.

    Fazer o quê?
    Bora continuar estudando que a fila tá andando!!
  • 3.1.3. Tipos de Dutos segundo as cargas a serem transportadas
    Nem todo tipo de produto pode ser transportado por este modal. Os produtos que são transportáveis por dutos são:
    3 O Petróleo e seus Derivados: Este tipo de carga é transportado por oleodutos. Seu uso em escala industrial iniciou-se com o transporte de petróleo no século XIV.
    3 Não Derivados de Petróleo: Algumas cargas não derivadas do petróleo, como álcool, CO2 (dióxido de carbono) e CO3 (trióxido de carbono), podem ser transportadas por oleodutos.
    3 Gás Natural: O gás natural é transportado pelos gasodutos, semelhantes aos oleodutos, porém com suas particularidades, principalmente no sistema de propulsão da carga.
    3 Minério, Cimento e Cereais: O transporte destes materiais é feito por minerodutos que são tubulações que possuem bombas especiais, capazes impulsionar cargas sólidas ou em pó. O transporte é efetuado por meio de um fluido portador, como a água para o transporte do minério a médias e longas distâncias ou o ar para o transporte de cimento e cereais a curtas distâncias.
    3 Águas Servidas (esgoto): As águas servidas ou esgotos produzidos pelo homem devem ser conduzidos, por canalizações próprias até um destino final adequado. Estas canalizações apropriadas são os emissários e troncos coletores que são unidades operacionais projetadas para receber e dispor os esgotos da cidade, beneficiando toda a sua população. Os esgotos oriundos de cada residência ou instalação industrial ou comercial fluem através de um sistema de coletores e interceptores até as instalações de terra do Emissário, onde recebem um pré-tratamento antes de serem lançados ao mar.
    3 Água Potável: Após a água ser coletada em mananciais ou fontes, a mesma é conduzida por meio de tubulações até estações onde é tratada e depois distribuída para a população, também por meio de tubulações. As tubulações envolvidas na coleta e distribuição são denominadas adutoras.
  • continuando...
    3 Correspondências, Carvão e Resíduos Sólidos: Para o transporte deste tipo de carga utilizase o duto encapsulado que faz uso de uma cápsula para transportar a carga por meio da tubulação impulsionada por um fluido portador, água ou ar.
    3 Pneumatic Capsule Pipeline (PCP), que usa como veículo, cápsulas sobre rodas para transportar a carga num duto cheio com ar. No Brasil esta tecnologia é empregada em alguns hospitais e repartições públicas para o envio de correspondências para outros andares do prédio já que ela é apontada como solução eficaz para os problemas de perda ou extravio de correspondências remetidas a outras repartições por meio de entregadores.
    3 Hydraulic Capsule Pipeline (HCP), esta tecnologia usa cápsulas sem rodas para transportar cargas em um duto cheio com água. É mais econômica que a anterior pois usa menos energia. É utilizada para transportar materiais como grãos e outros produtos agrícolas e resíduos sólidos municipais (lixo), sendo que este último não necessita das cápsulas, pois é compactado de forma a assumir o formato semelhante ao dessas, conforme Figura 3.3.
    3 Coal Log Pipeline (CLP) é um tipo especial de HCP em que o próprio material a ser transportado é compactado em forma de cilindro constituindo a cápsula. O uso é limitado a carvão e a alguns minerais e resíduos sólidos de materiais, que, como o carvão podem ser compactados e formar cilindros resistentes à água.
  • Entende-se por transporte dutoviário aquele efetuado no interior de uma linha de tubos ou dutos realizado por pressão sobre o produto a ser transportado ou por arraste deste produto por meio de um elemento transportador. Assim, toda dutovia deve ser constituída de três elementos essenciais: os terminais, com os equipamentos de propulsão do produto; os tubos e as juntas de união destes.

    Neste modal, à diferença dos demais, o veículo que efetua o transporte é fixo enquanto que o produto a ser transportado é o que se desloca, não necessitando assim, na maior parte dos casos, de embalagens para o transporte.

    Segundo Owen em Santana (1974):

    “a plausibilidade de dutovias, para os países em desenvolvimento, encontra-se na sua capacidade de atravessar até os terrenos mais difíceis, ser praticamente inafetada pelo tempo e fornecer transporte de petróleo e seus derivados a baixos custos unitários. Onde os volumes são suficientemente grandes, a dutovia é mais econômica, para estes fins, do que outras formas de transporte. Os custos de terra são mantidos ao mínimo enterrando-se o cano a uns 90 centímetros ou mais profundamente para se evitar interferência com outras utilizações da terra.”

  •  MODAIS DE TRANSPORTES
    - Dentro do setor de transportes e de logística, temos tradicionalmente quatro modais de transportes.
    - Segundo Mendonça e Keedi (2000), os modais de transportes são divididos em:
    - Modal Aquaviário (Marítimo, Fluvial e Lacustre);
    - Modal Terrestre (Rodoviário e Ferroviário);
    - Modal Aéreo;
    - Modal Dutoviário.
    Questão Anulada.
  • Dutoviário

    É um dos meios mais econômicos de transporte de cargas, muito voltado a grandes 
    volumes de óleos, gás natural e derivados. Ex: oleodutos, gasodutos etc.

    A estrutura dutoviária é composta por canos/tubos cilíndricos ocos desenvolvidos 
    conforme normas internacionais de segurança.
  • O problema em se afirmar que acontece de forma ininterrupta diverge de situações outras como as manutenções, sejam preventivas ou corretivas.
  • Complementando... não é de forma ininterrupta porque o sistema dutoviário necessita de terminais que podem ser:
    • Estações de bombeamento,onde for necessário a continuidade do fluxo;
    • Tancagens de armazenagem, onde determinar o consumo;
    • Terminais onde os produtos são transferidos para outros modais ou para tubulações menores.
  • Justificativa Cespe:

    A utilização do termo “ininterrupta” prejudicou o julgamento objetivo do item. Por esse motivo, opta-se por sua anulação.
  •  transporte dutoviário é o modo de transporte que utiliza um sistema de dutos - tubos ou cilindros previamente preparados para determinado tipo de transporte, formando uma linha chamada de dutovia ou via composta por dutos onde se movimentam produtos de um ponto a outro.

    O transporte de cargas neste modal ocorre no interior de uma linha de tubos ou dutos e o movimento dos produtos se dá por pressão ou arraste destes por meio de um elemento transportador.

    Os elementos que constituem uma dutovia são: os terminais, com os equipamentos de propulsão do produto; os tubos e as juntas de união destes.

    Esta modalidade de transporte vem se revelando como uma das formas mais econômicas de transporte para grandes volumes principalmente de petróleo e derivados, gás natural e álcool (etanol), especialmente quando comparados com os modais rodoviário e ferroviário.

    Por apresentar características ímpares, como alto nível segurança, transportabilidade constante, baixo custo operacional, as dutovias possibilitam o transporte dos seguintes produtos:

    Petróleo e seus derivados (Oleodutos): este tipo de carga pode ser transportado por oleodutos ou gasodutos.

    Não derivados de petróleo (polidutos ou alcooldutos): algumas cargas não derivadas do petróleo, como álcool, CO2 (Dióxido de Carbono) e CO3 (Trióxido de carbono), também podem ser transportadas por oleodutos.

    Gás Natural (gasodutos): esse gás é transportado pelos gasodutos e é bastante semelhante aos oleodutos, embora tenha suas particularidades, principalmente no sistema de propulsão da carga - compressores.

    Minério, cimento e cereais (minerodutos ou polidutos): o transporte destes materiais é feito por tubulações que possuem bombas especiais, capazes de impulsionar cargas sólidas ou em pó. Também se dá por meio de um fluido portador, como a água para o transporte do minério a média e longas distâncias ou o ar para o transporte de cimento e cereais a curtas distâncias.

    Correspondências - carvão e resíduos sólidos (minerodutos): para o transporte deste tipo de carga utiliza-se o duto encapsulado que faz uso de uma cápsula para transportar a carga por meio da tubulação impulsionada por um fluido portador, água ou ar.

    Águas Servidas – esgoto (dutos de esgoto): as águas servidas ou esgotos produzidos pelo homem devem ser conduzidos por canalizações próprias até um destino final adequado.

    Água Potável (dutos de água): após a água ser coletada em mananciais ou fontes, a mesma é conduzida por meio de tubulações até estações onde é tratada e depois distribuída para a população, também por meio de tubulações. As tubulações envolvidas na coleta e distribuição são denominadas adutoras.

  • uai mas será q o erro tbm não estaria onde ele fala de transporte de grãos? segundo minhas anotações, o transporte dutoviário transporta apenas itens nos estados líquido e gasoso. ou tá errado?

  • Produtos Transportados

    As dutovias transportam gases, líquidos e misturas semifluidas. E são mais adequados aotransporte de mercadorias produzidas em processos de fluxo contínuo e que mantenham suademanda restrita a pontos fixos. Por exemplo, esferas de armazenagem de nafta para fábricasde uréia e outros derivados de nafta. A seguir uma lista não exaustiva de produtostransportados:

    Derivados de Petróleo (gasolina, diesel)

    Gases (nafta, gás natural, GLP)

    Álcool

    Produtos químicos

    Minérios (bauxita, níquel, minério de ferro, calcário, salgema, carvão