CERTO
Segundo Renato Ribeiro Fenili, o recebimento do item de material é a etapa intermediária entre a compra e o pagamento ao fornecedor. Somente após o recebimento (etapa que, nos órgãos públicos, refere-se à etapa de liquidação da despesa), é que o pagamento é autorizado.
Desta forma, a atividade de recebimento mantém estreito relacionamento com as áreas contábeis e de compras da organização, além de contar, por vezes, com a necessidade do suporte provido pelo setor de transportes.
O recebimento é usualmente dividido nas seguintes etapas:
Recebimento Provisório:
Entrada de materiais - recepção dos veículos transportadores; verificação de dados básicos da entrega (informações da nota fiscal, existência de autorização da entrega pela empresa, etc.); encaminhamento para a área de descarga. Nesta etapa, o “recebedor” assina no documento fiscal que acompanha o material, apenas para fins de comprovação da data de entrega.
Etapas intermediárias:
Conferência Quantitativa: verificação se a quantidade declarada pelo fornecedor na nota fiscal corresponde àquela efetivamente entregue.
Conferência Qualitativa: verificação se as especificações técnicas do objeto entregue estão de acordo com as solicitadas pelo setor de compras (dimensões, marcas, modelos etc.).
Regularização:
É o resultado lógico decorrente das fases anteriores. Pode ser originada uma das seguintes situações:
- Entrada do material no estoque (Almoxarifado) e liberação do pagamento ao fornecedor: neste caso, houve aceitação do material, ou o recebimento definitivo;
- Devolução parcial ou total do material ao fornecedor: neste caso, a aceitação foi parcial ou, simplesmente, o material não foi aceito;
- Reclamação junto ao fornecedor, por falta de material.