SóProvas


ID
832960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com referência à gestão patrimonial, julgue os itens seguintes.

Se um bem patrimonial for considerado antieconômico e irrecuperável, o procedimento correto para o seu descarte será o tombamento.

Alternativas
Comentários
  • O tombamento é o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. Um bem cultural é "tombado" quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum órgão que tem essa atribuição.
    O instituto do tombamento coloca sob a tutela pública os bens móveis e imóveis, públicos ou privados que, por suas características históricas, artísticas, estéticas, arquitetônicas, arqueológicas, ou documental e ambiental, integram-se ao patrimônio cultural de uma localidade – nação, estado e município.
    Por meio do tombamento é concedido ao bem cultural um atributo para que nele se garanta a continuidade da memória. O tombamento não retira a propriedade do imóvel e nem implica seu congelamento, permitindo transações comerciais e eventuais modificações, previamente autorizadas e acompanhadas, além de auxílio técnico do órgão competente.

  • Questao errada.
    Se um bem patrimonial for considerado antieconômico e irrecuperável, o procedimento correto para o seu descarte será o tombamento.  Errado!! O bem patrimonial  deverá ser alienado, conforme Instrução Normativa 205/88.
    9.3. A recuperação somente será considerada viável se a despesa envolvida com o bem móvel orçar no máximo a 50% (cinquenta por cento) do seu valor estimado no mercado; se considerado antieconômico ou irrecuperável, o material será alienado, de conformidade com o disposto na legislação vigente.
    11.2.2. Providenciar a alienação do material considerado antieconômico e irrecuperável.
  • Alienação de bens públicos

    A Constituição da República Federativa do Brasil exige para os casos de alienação de bem Público o procedimento licitatório, nos termos do XXI do art. 37 nos seguintes termos: verbis... “ Art 37 A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:” ressalvando em seu inciso XXI que “ressalvados os casos especificados na legislação, as alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes”.

    http://www.pesquisedireito.com/artigos/administrativo/al-bens-publ

  • O conceito de tombamento em gestão de materiais não é o mesmo do tombamento cultural, como colocou o colega.

    Tombamento é a operação de registro, oficialização de que um bem está sob a tutela do estado. Significa atribuir uma numeração seqüencial ao bem público. 

    O Tombamento é normalmente executado pelo almoxarifado, para bens (material) permanentes, atribuindo-lhe número de registro patrimonial, individualizando cada um dos bens para fins de controle. 

    fonte: ponto dos concursos
  • Formas de desfazimento de um bem:

    Cessão - essa modalidade consiste na movimentação de material do acervo c/ transferencia de posse, GRATUITA, com troca de  responsabilidade, de um orgão para outro, dentro do âmbito da adm federal direta.

    Alienação - ·        operação de transferência do direito de propriedade do material, mediante venda, permuta ou doação, quando da ocorrência de obsoletismo, inadequação ou imprestabilidade do bem. (conforme lei n.º 8666/93)

    Por transferência modalidade de movimentação de material de acervo, com troca de responsabilidade, de uma unidade para outra, dentro do mesmo órgão ou entidade.
    ·       
    Por doação: permitida exclusivamente para fins e uso de interesse social, após avaliação de sua oportunidade e conveniência socioeconômica relativamente à escolha de outra forma de alienação, não devendo acarretar quaisquer ônus para os cofres públicos.

    Por permuta: permitida exclusivamente entre órgãos ou entidades da Administração Pública.

    Por venda: Os bens inservíveis classificados como irrecuperáveis ou antieconômicos poderão ser vendidos mediante concorrência, leilão ou convite.
                                antieconomicos e irrecuperáveis = Aqueles que são inserviveis ou que o valor do seu conserta seja superior a 50% do valor do bem.

    Inutilidade ou abandonoVerificada a impossibilidade ou inconveniência da alienação de material classificado como irrecuperável, a autoridade competente determinará sua descarga patrimonial e sua inutilização ou abandono, após a retirada das partes economicamente aproveitáveis, porventura existentes, que serão incorporadas ao Patrimônio.

  • GABARITO: ERRADO

    Bom, já sabemos que a CESPE tem senso de humor. Já que ela quer tanto que passemos, vamos atender à vontade dela.

    O que é tombamento?

    Tombamento é o procedimento administrativo de identificação de um bem permanente e seu registro no patrimônio da instituição.

    O item acabou de entrar e está sendo registrado, e o enunciado já quer descartá-lo? Não faz o menor sentido! Tombamento tem a ver com identificação, não com descarte.
  • Misturou o Tombamento da Arquivologia, com a Alienação aqui. Ítem errado!

  • Q. ERRADA

    Complementando...

    A avaliação dos bens no inventário, ele é considerado INSERVÍVEL, ou seja, é o bem considerado ocioso, cuja recuperação é antieconômica ou impossível, não sendo, portanto, mais viável sua utilização em qualquer atividade relacionada ao serviço prestado.


    Abs, bons estudos...

  • Só para complementar


    Em termos de doação, esta deve ser sempre revestida de interesse Público e, de modo geral o Decreto 99.658/90 tece a seguinte regra:

    Ocioso ou recuperável: ... Outro órgão ou entidade da APF direta, autárquica ou fundacional ou para outro órgão dos demais Poderes da União.


    Antieconômico: ... Estados e Municípios mais carentes, Distrito Federal, EP. SEM, instituições filantr. e OSCIP.

    Irrecuperável: ... Instituições filantr. e OSCIP



  • IN 205/88

    9.3. A recuperação somente será considerada viável se a despesa envolvida com o bem móvel orçar no máximo a 50% (cinquenta por cento) do seu valor estimado no mercado; se considerado antieconômico ou irrecuperável, o material será alienado, de conformidade com o disposto na legislação vigente.

    11.1. A Alienação consiste na operação que transfere o direito de propriedade do material mediante, venda, permuta ou doação.

  • Item errado.

    Tombamento não consiste em procedimento de descarte, mas de registro de entrada de materiais de caráter permanente. Dessa maneira, o procedimento de tombamento ocorre quando um bem de caráter permanente for incorporado ao patrimônio da organização.

  • Complementando....

    Alienação é o ato de liberação, após a devida análise, de qualquer material para outras aplicações, consumo como sucata ou venda, podendo acontecer por ser o material excedente, obsoleto, sucatado ou inservível.

    Um material inservível é aquele que, em decorrência do tempo de utilização, avaria ou deterioração, torna-se inútil ou de recuperação técnica e/ou economicamente inviável. 

    JOÃO JOSÉ VIANA 132

    Ou seja, se um bem patrimonial for considerado antieconômico ou irrecuperável, o procedimento correto é para o seu descarte é a ALIENAÇÃO.* Lembrando que o tombamento é o procedimento de identificação e incorporação de um bem como patrimônio da organização, por meio de uma plaqueta, etiqueta ou gravação no item. 


    ERRADA

  • O processo de tombamento inclui o bem no acervo patrimonial da organização. Já o processo de BAIXA é que realiza a exclusão do bem.

  • O processo correto a ser admitido é: 

    É a exclusão de um bem do controle de patrimônio. Sendo que um bem pode ser objeto de desfazimento por motivos variados. São exemplos de materiais que possivelmente objeto de desfazinento:

    Materiais obsoletos

    Materiais inservíveis 

    Materiais sobressalentes.

  • ERRADO

     

    Material considerado antieconômico ou irrecuperável = É ALIENADO !

    A alienação consiste na operação que transfere o direito de propriedade do material mediante, venda, permuta ou doação.

     

    FONTE: IN.205/88.

  • Tombamento= é a entrada do bem no ativo


  • Art. 7º Os bens móveis inservíveis cujo reaproveitamento seja considerado inconveniente ou inoportuno serão alienados em conformidade com a legislação aplicável às licitações e aos contratos no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, indispensável a avaliação prévia.


    Parágrafo único. Verificada a impossibilidade ou a inconveniência da alienação do bem classificado como irrecuperável, a autoridade competente determinará sua destinação ou disposição final ambientalmente adequada, nos termos da Lei nº 12.305, de 2010.



    DECRETO Nº 9.373, DE 11 DE MAIO DE 2018

  • Gab.: ERRADO

     

    "O tombamento é a atividade de identificação de um bem permanente no momento da sua entrada no patrimônio da instituição. Se o bem vai ser descartado por ser irrecuperável, significa que o mesmo já encontra-se no órgão há muito tempo."
     

  • Comentários: O tombamento é a atividade de identificação de um bem permanente no momento da sua entrada no patrimônio da instituição. Se o bem vai ser descartado por ser irrecuperável, significa que o mesmo já encontra-se no órgão há muito tempo.

    Gabarito: Errada

  • Gab. E

    O Decreto 9.373/18 também ajuda a responder a questão, vejamos:

    Art. 7º Os bens móveis inservíveis cujo reaproveitamento seja considerado inconveniente ou inoportuno serão ALIENADOS em conformidade com a legislação aplicável às licitações e aos contratos no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, indispensável a avaliação prévia.

    Parágrafo único. Verificada a impossibilidade ou a inconveniência da alienação do bem classificado como irrecuperável, a autoridade competente determinará sua destinação ou disposição final ambientalmente adequada, nos termos da Lei nº 12.305, de 2010. 

    *O enunciado direciona ao procedimento de baixa patrimonial.