SóProvas


ID
834112
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o fragmento de notícia abaixo e assinale a única assertiva cujas palavras completam CORRETAMENTE o texto:

(1) foi destituído da presidência do (2) em processo relâmpago de impeachment votado na noite de sexta- feira, 22 de junho de 2012, armado pela oposição de (3) no Senado - foram 39 votos a favor da cassação, 4 contra e duas ausências. O processo à la 'tapetão' abriu uma crise política no país, com vários protestos de organismos internacionais. (Fonte: Caros Amigos, 23 de junho de 2012.)

Alternativas
Comentários
  • A maioria do Senado do Paraguai aprovou a perda do mandato do presidente Fernando Lugo. O placar foi de 39 votos favoráveis ao impeachment , 4 contra e 1 ausência.

    Dos 45 senadores titulares, eram preciso 30 votos a favor para destituir Lugo do cargo. O processo de impeachment foi aberto na quinta-feira (21) de maneira inesperada pela Câmara dos Deputados.

    O vice-presidente Federico Franco, do Partido Liberal, que apoiou o pedido contra Lugo, deve assumir o comando do país. Grupos de movimentos sociais estão concentrados em frente ao Congresso em apoio a Lugo, eleito em 2008.

    Os parlamentares apresentaram cinco acusações formais contra o presidente: apoio de Lugo à manifestação de jovens de esquerda no Comando de Engenharia das Forças Armadas, em 2009; obrigar militares à se submeter às ordens de sem-terras; falta de competência para combater atos de violência no país; ações dos guerrilheiros do EPP (Exército do Povo Paraguaio), responsável pelo confronto entre policiais e camponeses na semana passada, que culminou na morte de 17 pessoas; e violação das leis paraguaias ao ratificar Protocolo de Ushuaia 2, que prevê intervenção externa caso a democracia esteja em perigo.

    Os advogados de Lugo alegam que o presidente é vítima de perseguição política, que a condução do julgamento político tem sido feito de forma ilegal e injusta e não existem provas que Lugo incorreu em mau desempenho de suas funções.

    Vice assume

    O vice-presidente paraguaio, Federico Franco, assumiu o cargo de presidente após o impeachment de Fernando Lugo, que foi destituído pelo Senado por 39 votos a favor e quatro contra.


    questão D
  • Fernando Lugo é cassado e deixa Presidência do Paraguai

    Acusado de 'mau desempenho de suas funções', ele sai imediatamente, dando lugar ao vice, Federico Franco, que deve ficar até as eleições, em abril de 2013


    Discurso de Fernando Lugo após ser deposto em Assunção

    http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/fernando-lugo-e-cassado-e-deixa-presidencia-do-paraguai

    Bons estudos!