-
O grupo focal é um método de coleta de dados considerados por alguns autores como espécie de entrevista. Para a aplicação da técnica, reúne-se um grupo relacionado com o problema a ser explorado e um moderador para assegurar que o assunto será discutido sem distorções. A vantagem consiste na obtenção de um maior número de informações com riqueza de detalhes.
-
Errado,
São dois erros:
O primeiro erro está em afirmar que o grupo focal é de natureza quantitativa - na verdade é qualitativa.
O segundo está em afirmar que são remetidas a pessoas experientes - na verdade, em princípio, pode ser remetida a qualquer pessoa.
Força, foco e fé!
-
Gente, na verdade a definição em questão é da técnica de delfos. É ctrl c ctrl v da definição do Murilo Cunha e da Sofia Baptista.
-
A técnica de grupo focal, que envolve a prospecção de natureza quantitativa a partir de perguntas remetidas a pessoas experientes acerca de determinado tema, pode ser utilizada para a realização de estudos de usuários.
A técnica de grupo focal, que envolve a prospecção de natureza QUALITATIVA...
a partir de perguntas remetidas a pessoas experientes acerca de determinado tema, pode ser utilizada para a realização de estudos de usuários.
Misturou o conceito na segunda parte da questão com a TÉCNICA DE DELFOS ...
-
A Técnica de Delfos, uma variação do questionário, envolve a prospecção de natureza quantitativa a partir de perguntas remetidas a pessoas experientes no tema em questão.
Grupo focal é um método de coleta de dados considerado por alguns autores como uma espécie de entrevista. [...]. As vantagens da técnica consistem na obtenção de um maior número de informações com riqueza de detalhes.
BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007.
Gab. Errado
-
Essa questão envolve duas técnicas utilizadas em estudos de usuários: técnica de Delfos e técnica de grupos focais. Talvez a questão tente misturar essas duas técnicas, para tornar-se uma confusão mental para o candidato. Na verdade, a investigação que se relaciona mais proximamente à prospecção às pessoas experientes acerca do tema a ser pesquisado diz respeito à técnica de Delfos, por buscar prever eventos futuros e se preparar para eles. Essa técnica envolve essa ‘sondagem inicial’ e, posteriormente, o uso do questionário, que é conhecido por ser uma técnica de pesquisa quantitativa, se as perguntas forem fechadas. A técnica do grupo focal, no entanto, é caracterizada caracterizados por entrevistas não estruturadas (ou não diretivas) com grupos específicos de pessoas envolvendo a reunião de um grupo relacionado com o problema a ser explorado. Dessa forma, é uma técnica naturalmente qualitativa. Assim, essa assertiva diz respeito à uma concepção errônea dos grupos focais. Assertiva incorreta.
Gabarito: E