-
A licença GPL permite que o autor distribua livremente o seu código, oferecendo assim 4 liberdades:
A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito;
A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades;
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se benefecie deles.
-
A maior diferença entre o Windows e o Linux, é que no Linux você tem acesso completo ao código fonte. Isso ocorre porque o Linux está sob a GNU Public License (GPL), e todos os usuários, de todos os tipos, podem acessar (e alterar) o código do kernel do sistema. Você quer fazer o mesmo com o Windows? Boa sorte. A menos que você faça parte de um seleto grupo de pessoas, você nunca irá botar os olhos no código-fonte do sistema operacional da Microsoft.
Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pela Free Software Foundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.
Software Livre é diferente de software em domínio público. O primeiro, quando utilizado em combinação com licenças típicas (como as licenças GPL e BSD), garante os direitos autorais do programador/organização. O segundo caso acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum.
Os utilizadores de GNU/Linux têm uma imensa liberdade de escolha no seu software. Por exemplo, utilizadores de GNU/Linux podem escolher de entre uma dúzia de shells de linha de comandos e vários ambientes gráficos. Esta selecção é muitas vezes confusa para os utilizadores de outros sistemas operativos, que não estão habituados a pensarem na linha de comandos ou no ambiente de trabalho em algo que possam substituir.
-
A Licença GNU GPL (Licença Pública Geral), oferece ao desenvolvedor a possibilidade de lançar seus respectivos sistemas de softwares de maneira a não vetar a cópia, utilização, alteração e distribuição por qualquer outro que deseje manipular tal sistema. Como qualquer licença de software ela também exige a execução dos termos dispostos, a fim de assegurar os direitos do autor ou desenvolvedor e do usuário final.
-
Para quem ficou na dúvida se poderia ser a opção "d) freeware", segue...
Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free defreeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como freeware não é necessariamente umsoftware livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_gratuito
-
As licenças BSD e GPL são duas das licenças mais comuns para o software livre. A licença BSD (Berkeley Software Distribution) e a GPL (Gnu General Public License) diferem bastante no modo em que o código fonte pode ser usado.
-
b) GPL;
-
Caros Jedis, segue minha contribuição:
Licença de Software Livre (Opensource)
GNU - General Public License ou simplismente GPL. → Em termos gerais, a GPL baseia-se em 04 (quatro) liberdades:
˃ Liberdade 00 - Executar o software seja qual for a sua finalidade.
˃ Liberdade 01 - Acessar o código-fonte do programa e modificá-lo conforme sua necessidade e distribuir suas melhorias ao público, de modo que elas fiquem disponíveis para a comunidade.
˃ Liberdade 02 - Fazer cópias e distribuí-las para quem desejar de modo que você possa ajudar ao seu próximo.
˃ Liberdade 03 - Melhorar o programa e distribuir suas melhorias ao público, de modo que elas fiquem disponíveis para a comunidade.
O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para os itens 02 e 03.
Com a garantia destas liberdades, a GPL (CopyLeft) permite que os programas sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, os direitos do autor por forma a não permitir que essa informação seja usada de uma maneira que limite as liberdades originais. A licença não permite, por exemplo, que o código seja apoderado por outra pessoa, ou que sejam impostos sobre ele restrições que impeçam que seja distribuído da mesma maneira que foi adquirido.
FONTE: Alfacon
Que a força esteja com vocês!!
-
Letra b.
a) Errada. Shareware: programa do tipo demo (demonstrativo).
b) Certa. Licença pública geral.
c) Errada. Copyleft é um método geral para tornar um programa (ou outra obra) livre (free) no sentido de liberdade, e não de gratuidade, e exigir que todas as versões modificadas e extensões do programa também sejam livres.
d) Errada. Freeware: software gratuito.
e) Errada. Proprietária: software que possui o código-fonte fechado.
-
a) Shareware: programa do tipo demo (demonstrativo).
b) Licença pública geral.
c) copyleft: é um método geral para tornar um programa (ou outra obra) livre (free) no sentido
de liberdade, e não de gratuidade, e exigir que todas as versões modificadas e extensões do
programa também sejam livres.
d) Freeware: software gratuito.
e) Proprietária: software que possui o código-fonte fechado.
Letra b.