SóProvas


ID
834496
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Sexto maior parceiro comercial do Brasil, o país está muito próximo de ter seu ingresso no Mercosul aprovado pelo Congresso Nacional” (O Globo – 30/10/2009). O texto refere-se ao seguinte país:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E. O Senado aprovou a entrada da Venezuela no Mercosul. A votação foi apertada e provocou muita discussãoA votação no Senado foi equilibrada: 35 a 27, oito votos de diferença. Reflexo da resistência ao nome de Hugo Chavez. "Se não fosse o Chávez a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul seria muito mais fácil", afirma o Senador Renato Casagrande (PSB/ES) 
    "Não é excluindo a Venezuela que nós vamos levar a Democracia à Venezuela. Pelo contrário, é incluindo", disse o Senador, Romero Jucá (PMDB/RR) 
    O argumento do governo é que Chávez um dia vai deixar o poder e a Venezuela é um importante parceiro comercial, um dos maiores compradores de produtos brasileiros.  "É o sétimo parceiro comercial do Brasil, é o maior superávit que nós temos com o mundo, ou seja, temos superávit de R$ 4,6 bilhões nos negócios bilaterais", disse o líder do PT, Senador Aloísio Mercadante (SP). 

    FONTE - JORNAL DO GLOBO
  •  

    A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (31), no Palácio do Planalto, após a Cúpula Extraordinária do Mercosul, que o ingresso da Venezuela no bloco, oficializado nesta quinta-feira, tem significado histórico. Segundo a presidenta, a Venezuela vai fortalecer o bloco, que consolida-se como potência energética.

    “Foi uma honra e uma satisfação presidir esta reunião do Mercosul, que tem significado histórico. A Venezuela torna-se o 5º Estado Parte do Bloco. Esta é a primeira ampliação de nosso bloco, desde a sua criação, em 1991. Na qualidade de presidenta Pro Tempore do Mercosul, damos as boas-vindas ao povo venezuelano, por intermédio do presidente Hugo Chávez. Há tempos desejamos um Mercosul ampliado em suas fronteiras e com capacidades acrescidas”, disse.

    Segundo Dilma, o Mercosul inicia uma nova etapa com o ingresso da Venezuela, passando a contar com uma população de 270 milhões de habitantes e um PIB em torno de US$ 3 trilhões, o que representa cerca de 83% do PIB sul-americano e 70% da população da América do Sul. A presidenta disse ainda que Mercosul torna-se um dos principais produtores mundiais de alimentos e de minérios.

    Dilma também comentou a situação do Paraguai, suspenso provisoriamente do Mercosul por causa do processo político que levou, em junho deste ano, ao processo de impeachment do então presidente paraguaio Fernando Lugo. A suspensão vigora até abril de 2013, quando ocorrem as eleições presidenciais naquele país. Dilma disse esperar que o Paraguai normalize sua situação.

    “O governo brasileiro, assim como os demais países que integram o Mercosul, apresentamos com toda a clareza nossa visão no que se refere à situação no Paraguai. O que moveu a totalidade da América do Sul foi compromisso inequívoco com a democracia. Os países do Mercosul, assim como os da Unasul, têm agido de forma coordenada nessa questão com o sentido único de preservar e fortalecer a democracia em nossa região (…) Nossa perspectiva é que o Paraguai normalize sua situação institucional interna para que possa reaver seus direitos plenos no Mercosul”, afirmou.

    Fonte: Blog do Planato

  • A incorporação da Venezuela no Mercosul ocorreu em 31 de julho de 2012. Os países que compõem esse importante bloco econômico são: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. 
  • Essa questão já está desatualizada, pois a Venezuela faz parte do Mercosul desde a suspensão do Paraguai que era o único país contra o ingresso da Venezuela como membro permanente.