-
ORDEM DE PREFERÊNCIA 9.4 Quando não há nenhuma instrução para mostrar mais de um dos aspectos ou características, isso passa a ser uma questão de preferência (porque é preciso fazer uma escolha entre diversas características).
As notas sobre a preferência fornecem uma instrução ou uma tabela que estabelecem a ordem em que a escolha deve ser feita.
-
A ordem de preferência é utilizada quando a classificação de um assunto contém diversas facetas, não há instruções para a ordem de citação e o classificador decide qual aspecto irá relacionar antes ou após o número principal.
GABARITO: ERRADO.
O Correto :
Quando não há nenhuma instrução para mostrar mais de um dos aspectos ou características, isso passa a ser uma questão de preferência (porque é preciso fazer uma escolha entre diversas características).
As notas sobre a preferência fornecem uma instrução ou uma tabela que estabelecem a ordem em que a escolha deve ser feita.
Obrigado Marcilea !
-
Sabemos que a ordem de preferência acontece quando não há nenhuma instrução para mostrar mais de um dos aspectos. Assim, isso passa a ser uma questão de preferência, porque é preciso fazer uma escolha entre diversas características. Também vimos na teoria que é a própria CDD, quando não especifica a ordem de citação, que estabelece uma ordem de preferência nas notas. Dessa forma, não é o classificador que decide. Na verdade, a ordem de preferência também é determinada pela CDD.
Gabarito: E
-
Marcelo Timão,
O erro está na parte do "antes ou após o número principal", não? Porque de fato a ordem de preferência é usada quando são apresentadas diversas facetas para um mesmo assunto e o classificador deve escolher qual delas irá representar.
No parágrafo 9.2 da introdução da CDD edição 21, o termo faceta é utilizado como sinônimo de característica:
"A ordem de citação permite que o classificador construa ou sintetize um número, usando duas ou mais características (facetas) (...)"
Além disso, ao contrário da CDU que é flexível quanto à posição em que se emprega as notações das tabelas auxiliares (especialmente os auxiliares independentes), a CDD é bastante rígida quanto a sua ordem de citação, isto é, quanto a possibilidade de sintetizar e criar números para representar assuntos compostos.