SóProvas


ID
835462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos do Windows 7 e das tecnologias aplicadas à Internet, julgue os itens a seguir.


A ferramenta de backup do Windows 7 permite escolher a mídia em que as cópias serão gravadas. Entretanto, quando a mídia escolhida for CD ou DVD, não será possível gerar backups incrementais. Nessas mídias, sempre que houver a necessidade de gerar uma cópia de segurança, ela será uma cópia completa.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Você PODE gerar uma cópia de segurança completa quando usar cd/dvd.

    Fazer backup dos arquivos

     Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup deles regularmente. Você pode configurar backups automáticos ou fazer backups dos seus arquivos manualmente em qualquer momento.
     

    Para criar um novo backup completo

    Depois que você criar o seu primeiro backup, o Backup do Windows adicionará as informações novas ou alteradas aos backups subsequentes. Se você estiver salvando os seus backups em um disco rígido ou em um local de rede, o Backup do Windows criará um backup novo e completo automaticamente, quando necessário. Se você estiver salvando os backups em CDs ou DVDs, mas não puder encontrar um disco de backup existente, ou se quiser criar um novo backup de todos os arquivos do computador, poderá criar um backup completo. Veja como criar um backup completo:

    1. Para abrir Backup e Restauração, clique no botão Iniciar, Imagem do botão Iniciarem Painel de Controle, em Sistema e Manutenção e em Backup e Restauração.

    2. No painel esquerdo, clique em Criar um novo backup completo.


  • No Windows 7 quando se usa as midias CD ou DVD  e possivel fazer os dois tipos de back up.
  • O Windows 7 facilitou o procedimento de backup, se comparado a outras versões, e ele pode fazer o backup incremental (apenas dados que foram alterados desde a última cópia) em discos óticos CD-R, CD-RW, DVD-R e DVD-RW. A alegação de que o disco tem que ser R ou RW é redundante, porque DVD-ROM e CD-ROM não são graváveis.
  • Item Errado.

    Existem basicamente três tipos de backup:

    • Backups completos: este tipo consiste no backup de todos os arquivos para a mídia de backup. Os dados sendo copiados nunca mudam, cada backup completo será igual aos outros. Um backup completo não verifica se o arquivo foi alterado desde o último backup; copia tudo indiscriminadamente para a mídia de backup, tendo modificações ou não. Esta é a razão pela qual os backups completos não são feitos o tempo todo.

    • Backups incrementais: ao contrário dos backups completos, os backups incrementais primeiro verificam se o horário de alteração de um arquivo é mais recente que o horário de seu último backup. Se não for, o arquivo não foi modificado desde o último backup e pode ser ignorado desta vez. Por outro lado, se a data de modificação é mais recente que a data do último backup, o arquivo foi modificado e deve ter seu backup feito. Os backups incrementais são usados em conjunto com um backup completo frequente (ex.: um backup completo semanal, com incrementais diários).

    • Backups diferenciais: backups diferenciais são similares aos backups incrementais pois ambos podem fazer backup somente de arquivos modificados. No entanto, os backups diferenciais são acumulativos — em outras palavras, no caso de um backup diferencial, uma vez que um arquivo foi modificado, este continua a ser incluso em todos os backups diferenciais (obviamente, até o próximo backup completo).Isto significa que cada backup diferencial contém todos os arquivos modificados desde o último backup completo, possibilitando executar uma restauração completa somente com o último backup completo e o último backup diferencial.

    Fonte: http://web.mit.edu/rhel-doc/4/RH-DOCS/rhel-isa-pt_br-4/s1-disaster-backups.html

    Bons Estudos!
  • Os meios difundidos de cópia de segurança(isso inclui todos os tipos de backup) incluem: CD-ROM,DVD,disco rigido externo,fitas magnéticas e a cópia de segurança externa online(esta última transporta os dados por uma rede como a Internet para outro ambiente,geralmente, para equipamentos mais sofisticados, de grande porte e alta segurança).



    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/backup



    Gabarito: Errado!!


  • Pessoal, já li várias explicações sobre backup incremental e backup diferencial e ainda não me entrou na cabeça a diferença entre os dois, se alguém tem um explicação mais fácil, agradeço muito!
  • Mariana, o Incremental é a cópia de segurança na qual são copiados somente os arquivos alterados depois do último backup.
  • Com todo respeito ao colega Marcus Vinicius a sua resposta está errada, mais especificamente o seu conceito de backup incremental.

    Simplificadamente:

    Backup Normal( ou global ou total) - Faz copia de todos os arquivos( independente  de estar marcado ou nao) e marca todos os arquivos como copiados.

    Backup Incremental - Faz copia apenas dos arquivos nao marcados, ou seja dos arquivos novos ou que foram modificados desde o ultimo  backup normal, e apos copiá-los faz a marcação.

    Backup Diferencial - Faz a mesma coisa do incremental só que após a copia dos arquivos e ele nao marca ninguem, deixa como está. Nesse momento isso nao tem lógica mas no estudo dos ciclos vc irá entender o porque disto.
     
    Então Mariana a diferença entre o Diferencial e Incremental é esse processo de marcação, todo arquivo apos ser copiado recebe uma marca, tipo um ok, dizendo que ele ja foi copiado. Se apos isso ele for modificado ele perde essa marcação para demonstrar que precisa ser copiado novamente. Ah, e todo arquivo novo nasce desmarcado, para que no proximo backup ele seja copiado.

    O conceito dado pelo colega Marcus Vinicius se refere ao Backup diário( mais ou menos), este sim leva em conta a data em que o arquivo foi criado ou modificado, e nao leva em conta o proceso de marcação na ora da cópia,  apenas a data do arquivo. E tb nao marca ninguem apos a copia. Portanto ele copia todo arquivo criado ou modificado naquela data especificada e nao faz mais nada.

    Espero ter respondido
    Abraco a todos.
    Ps: tava com preguiça de acentuar o texto, huahauhau
  • Diferencial - só pode ser realizado após um backup normal, pois, como o próprio nome diz, gravam-se as diferenças entre os dados gravados no último backup normal e a data de gravação do backup diferencial. Exemplos: um backup normal ocorreu na segunda-feira; um backup diferencial realizado na terça-feira só constará os dados alterados ou criados na terça; se na quarta-feira for gravado outro backup diferencial, ele novamente vai gravar os arquivos alterados ou criados, desde que se gravou o backup normal, isto é, os arquivos de terça e de quarta. Apresenta como vantagem menos tempo e espaço em mídia, mas necessita do backup normal inicial;

    Incremental - também necessita do backup normal e visa ao incremento da informação após a criação do backup normal. Ao contrário do diferencial, se for feito um backup incremental após outro incremental, o segundo backup não irá conter os dados do primeiro. Caso seja preciso restaurar o backup, será necessário restaurar o backup normal e todos os incrementais na ordem em que foram gravados, isto é, uma vez feito o backup normal, o incremental só irá gravar os dados alterados ou criados após o backup anterior, seja ele normal ou incremental. Apresenta como vantagem menor gasto de tempo e espaço em mídia, mas necessita do backup normal inicial e de todos os backups incrementais feitos após o normal;

  • Mariana,

    Vamos a seguinte hipótese:

    vc tem arquivos de 100MB que para os quais nunca se foi feito back-up.

    1- vc faz um back up completo. Resultado: vc terá um back-up de 100 mb

    Passados dois dias, somadas as alterações em arquivos e os arquivos novos, seu arquivos agora têm 110MB

    2-
               a) - vc pode fazer um back-up completo. Resultado: terá novo arquivo de 110MB. agora vc tem dois backups completo de, somados, 210MB.

               b)- vc pode fazer um backup incremental. Resultado: terá um novo arquivo de backup de 10MB. Agora vc tem dois aqruivois de backup, um de 100MB e outro de 10 MB, que somam, 110MB.

               c) - vc pode fazer um backup diferencial que, até este ponto, terá o mesmo resultado que o incremental. A diferença vêm agora.

    Passados mais alguns dias, entre as alterações e novos arquivos, agora seus arquivos somam 150MB.

    3-
     
               a) vc pode fazer um back complete. Resultado: terá agora 360MB.

                b) pode fazer um incremental.

                         b1) Se o último backup foi incremental Resultado: terá novo arquivo de back-up com 40MB (150 menos os 100MB do completo e menos os 10MB do incremental) Assim terá três arquivos de back up: um com 100MB, outro com 10MB e outro com 40 MB.
                      
                         b2)  Se o último back up foi diferencial: terá um novo arquivo de back up com 50 MB. Assim, terá três arquivos : 100MB, 50 MB e outro de 10MB cujos dados também estãop nos de 50MB....

                        Why?

                        Bom. A explicação é que quando fez o diferencial, ele não marcou os como já "backupiados". Assim, foram "backupiados" novamante.

                        Se se procede o segundo backup incremental, ao marcar os arquivos originais como já " "backupiados", eles não constarão no p´roximo back-up.


                           Espero que tenha ficado claro!!


                          Abçs

                          AH!!!!    Mais uma diferença!!

                c) pode fazer um back-up diferencial. Resultado


                Quando for restaurar todos os arqvuivos:

                1- Se foi feito o incremental, precisará do primeiro completo e todos os seguintes incrementais.

                2 - Se foi feito o diferencial, precisará do primeiro e do ultimo, somente.

                Agora fui!

                 Abçs
  • Afinal de contas, a questão está certa ou errada?

    Pode ser feito back up incremental em mídias CD e DVD?

    Eu acho que o problema na questão foi o "sempre" utilizado no final, eis que as mídias CD-R e DVD-R admitem modificação do conteúdo.

    []´s
  • Caro colega Ptmit, a questão está errada pq é possível fazer tanto o backup incremental quanto o completo.

    A ferramenta de backup do Windows 7 permite escolher a mídia em que as cópias serão gravadas. Entretanto, quando a mídia escolhida for CD ou DVD, não será possível gerar backups incrementais. Nessas mídias, sempre que houver a necessidade de gerar uma cópia de segurança, ela será uma cópia completa.
  • Depois dessa explicação excelente do  marcos de souza quem não entender... rs. Obrigado aos colegas que nos ajudam. Vocês são o lado especial deste site.
  • oi!! obrigada, Hellen, por postar o endereço do vídeo que explica muito bem sobre a diferença, vantagens e desvntagens dos backups.
    Recomendo a todos, que tenham dúvidas ainda sobre esse assunto, a assistir ao vídeo postado por Hellen.
  • ERRADO. Será possível gerar backups incrementais.
    Há três tipos de backups, quais sejam, completos, incrementais e diferenciais.

    Backup completo (ou Backup de referência)
    Quando você define a configuração de tipo de Backup para total, todos os arquivos e pastas na unidade são backup toda vez que você usa esse conjunto de arquivos.

    Backup incremental
    Um backup incremental fornece um backup dos arquivos que foram alterados ou novos desde o último backup incremental.Para iniciar o processo, um arquivo com a opção incremental selecionada é usado para executar um backup.

    Backup diferencial (não suportada no Backup)
    Um backup diferencial fornece um backup dos arquivos que foram alterados desde que foi realizado um backup completo. Um backup diferencial normalmente salva somente os arquivos que são diferentes ou novo desde o último backup completo, mas isso pode variar em diferentes programas de backup. Juntos, um backup completo e um backup diferencial incluem todos os arquivos no seu computador, alterados e inalterados.
    Se você estiver salvando os backups em CDs ou DVDs, mas não puder encontrar um disco de backup existente, ou se quiser criar um novo backup de todos os arquivos do computador, poderá criar um backup completo.
  • Nossa Hellen! Ajudou muito mesmo!!!!

    Muito obrigada!

    Realmente é mto bem explicado o tema! e de forma bem detalhada, não deixa dúvidas!

    bjo
  • "A ferramenta de backup do Windows 7 permite escolher a mídia em que as cópias serão gravadas."

    CERTO

    "Entretanto, quando a mídia escolhida for CD ou DVD, não será possível gerar backups incrementais."

    CERTO, depois que eu gravar o cd ou o dvd, como faço pra incrementar um backup nesse cd ou dvd se a gravação já foi concluída?!

    Nessas mídias, sempre que houver a necessidade de gerar uma cópia de segurança, ela será uma cópia completa.

    CERTO, quero um novo backup, preciso de uma nova mídia pra gravar um novo backup.

    Qual o erro da questão?
  • Concordo com Ptmit,

    O erro claro é no sempre.

    Se as mídias não forem regraváveis, não será possível, cada dia fazer um novo backup (como ocorre no backup incremental). 

    Mas nem sempre será assim, pois se as mídias forem regravaveis, esse tipo de backup será possível.
  • Edluise, não sou expert em informática, mas acho que é possível vc gravar backups incrementais em CDs  e DVDs, basta que a opção de poder fazer gravações posteriores esteja habilitada.
    Vc não encerra a sessão após a gravação, deixa ela em aberto para que vc possa adicionar arquivos em outro momento.

    Acho que o nome correto para isso, é grava em Multissessão.

    Espero ter ajudado!
  • Gabarito: ERRADO

    A ferramenta de backup do Windows 7 permite escolher a mídia em que as cópias serão gravadas. Entretanto, quando a mídia escolhida for CD ou DVD, não será possível gerar backups incrementais. Nessas mídias, sempre que houver a necessidade de gerar uma cópia de segurança, ela será uma cópia completa.

    Amigos, não considerem os CD`s e DVD`s como mídias de utilização limitada a um único uso, pois sabemos que existem tipos de mídias REGRAVÁVEIS, CD-RW e DRD-RW. ASSIM, É PERFEITAMENTE POSSÍVEL BACAPE INCREMENTAL NESSE TIPO DE MÍDIA!

    BONS ESTUDO!
  • perfeito o comentario do amigo acima, compartilho da mesma ideia....
  • O backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental, sendo assim é possível gravá-lo em CD ou DVD.
  • Diferentes tipos de Backup:

    Normal: copia todos os arquivos e os desmarca para não serem mais copiados. É usado no primeiro backup.

    Incremental: copia arquivos que não foram copiados, ou seja, novos ou alterados, e os desmarca, para que não sejam mais copiados.

    Total: copia o backup normal e o incremental e os desmarca para que não sejam mais copiados.

    Diário: copia o arquivo de uma determinada data. Não os desmarca, para não influenciar na rotina de backups.

    Cópia: é como se fosse um backup emergencial. Copia todos os arquivos, mas também não os desmarca, por ser utilizado apenas em exceções.

    Diferencial: parecido ao incremental, ou seja, copia apenas os arquivos novos ou alterados desde o último backup, com a diferença de que não os desmarca para também não influenciar na rotina de backups.


  • Chamei no perceba e  joguei muito dur0.

  • MACETE: NISHIMURA - WIN  (͠≖ ͜ʖ͠≖)

  • W7 permite sim realizar backup incremental

  • Errado

    O Windows 7 facilitou o procedimento de backup, se comparado a outras versões, e ele pode fazer o backup incremental (apenas dados que foram alterados desde a última cópia) em discos óticos CD-R, CD-RW, DVD-R e DVD-RW. A alegação de que o disco tem que ser R ou RW é redundante, porque DVD-ROM e CD-ROM não são graváveis.

  • Diferentes tipos de Backup:

    Normal: copia todos os arquivos e os desmarca para não serem mais copiados. É usado no primeiro backup.

    Incremental: copia arquivos que não foram copiados, ou seja, novos ou alterados, e os desmarca, para que não sejam mais copiados.

    Total: copia o backup normal e o incremental e os desmarca para que não sejam mais copiados.

    Diário: copia o arquivo de uma determinada data. Não os desmarca, para não influenciar na rotina de backups.

    Cópia: é como se fosse um backup emergencial. Copia todos os arquivos, mas também não os desmarca, por ser utilizado apenas em exceções.

    Diferencial: parecido ao incremental, ou seja, copia apenas os arquivos novos ou alterados desde o último backup, com a diferença de que não os desmarca para também não influenciar na rotina de backups.

  • Simplificadamente:

    Backup Normal( ou global ou total) - Faz copia de todos os arquivos( independente de estar marcado ou nao) e marca todos os arquivos como copiados.

    Backup Incremental - Faz copia apenas dos arquivos nao marcados, ou seja dos arquivos novos ou que foram modificados desde o ultimo backup normal, e apos copiá-los faz a marcação.

    Backup Diferencial - Faz a mesma coisa do incremental só que após a copia dos arquivos e ele nao marca ninguem, deixa como está. Nesse momento isso nao tem lógica mas no estudo dos ciclos vc irá entender o porque disto.

     

    Então Mariana a diferença entre o Diferencial e Incremental é esse processo de marcação, todo arquivo apos ser copiado recebe uma marca, tipo um ok, dizendo que ele ja foi copiado. Se apos isso ele for modificado ele perde essa marcação para demonstrar que precisa ser copiado novamente. Ah, e todo arquivo novo nasce desmarcado, para que no proximo backup ele seja copiado.

  • ERRADO

    a questão peca ao falar ´´Nessas mídias, sempre que houver a necessidade de gerar uma cópia de segurança, ela será uma cópia completa.``

    MIDIAS REGRAVÁVEIS = POSSIVEL BACKUPS DIÁRIOS/ INCREMENTAIS, ETC

    MÍDIAS NÃO REGRAVÁVEIS = IMPOSSIVEL BACKUPS DIÁRIOS/ INCREMENTAIS, ETC

  • "Permite" "Sempre" tô ligado Cespe

  • O QUE É BACKUP?

    backup é uma cópia dos dados que tem em seu computador, serve para vc guardar os dados em outro lugar (em um cd, dvd, pendrive, outro ..

     

    Backup diário

    ---> Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Ou seja, o becape diário é a cópia de segurança dos arquivos alterados em uma data específica; portanto, nesse tipo de becape, evita-se a cópia de todos os arquivos armazenados.

    BECAPE DIARIO --> COPIA DE ARQUIVOS NAO MARCADO --> NAO É O MAIS RAPIDO NEM O MAIS LENTO.

     

    Backup diferencial

    ---> Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental

     

    Backup incremental

    ---> Um backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). 

    Backup incremental

    • Rápido, ocupa menos espaço na mídia
    • Copia os dados alterados ou criados após o último backup completo ou incremental
    • Recuperação mais complexa, necessita do completo + incrementais
    • marca (diferente do incremental que não marca)

    obs: se for usado pela primeira vez, irá servir como backup completo

  • O examinador par evitar ambiguidade deveria ter especificado o tipo de mídia ....

  • Tipo de Backup

    Completo (Full)

    Dados copiados Todos

    Velocidade de cópia Lento

    Velocidade de restauração Rápido

    Espaço de armazenamento Grande

    Incremental

    Dados copiados Novos/modificados desde o último backup (qualquer que seja).

    Velocidade de cópia Rápido

    Velocidade de restauração Moderado

    Espaço de armazenamento Pequeno

    Diferencial

    Dados copiados Todos, desde o último backup Full, OBRIGATORIAMENTE.

    Velocidade de cópia Moderado

    Velocidade de restauração Rápido

    Espaço de armazenamento Moderado