-
F60.2 - PERSONALIDADE DISSOCIAL
Transtorno de personalidade caracterizado por um desprezo das obrigações sociais, falta de empatia para com os outros. Há um desvio considerável entre o comportamento e as normas sociais estabelecidas.
O comportamento não é facilmente modificado pelas experiências adversas, inclusive pelas punições. Existe uma baixa tolerância à frustração e um baixo limiar de descarga da agressividade, inclusive da violência.
Existe uma tendência a culpar os outros ou a fornecer racionalizações plausíveis para explicar um comportamento que leva o sujeito a entrar em conflito com a sociedade.
Inclui:
Personalidade (transtorno da):
· amoral
· anti-social
· associal
· psicopática
· sociopática
Exclui:
transtorno (de) (da):
· conduta (F91.-)
· personalidade do tipo instabilidade emocional (F60.3)
-
Está correta a questão, todavia, o termo dissocial e sociopatia é equivocado pois, é demasiado abrangente, um terrorista pode ser sociopata, o doente mental pode ser sociopata, patia é doença e socio é sociedade, então é abrangente demais. Agora, o termo dissocial é do DSM-4 atualmente estamos no DSM-5 não se usa mais.
-
Segundo o Cid 10 existe um grande guarda-chuva que ê o F60.2 Persinalidade Dissocial.
Dentro desse grande guarda-chuva há tipos de transtornos de personalidade, são eles:
Tranatorno de Personalidade:
1- amoral
2- anti-social
3. Associal
4. PSICOPÁTICA
5. SOCIOPÁTICA
COmo podemos ver, são dois subtipos diferentes. Não necessariamente um implica em outro.
-
Esta é sem dúvida a principal diferença entre psicopatas e sociopatas. Enquanto os sociopatassão capazes de sentir remorso e culpa, traços psicopáticos incluem a falta de empatia e falta de culpa e remorso. Com seu charme e carisma,psicopatas podem ser extremamente manipuladores e calculistas.
-
Questão desatualizada! Para o DSM-V, o termo oficial é Transtorno da Personalidade Antossocial (O DSM V vai tratar psicopatia e sociopatia como sinônimos, mas não como termos oficiais)
-
Questão desatualizada