-
O QFD (Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reaisnecessidades do cliente em seus projetos de melhoria.
-
O QFD (Quality Function Deployment – Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.
A técnica original desenvolvida por Akao sofreu algumas adaptações ao longo do tempo, havendo, portanto, algumas variações da matriz QFD, a saber: “QFD das Quatro Fases”, foi criada por Macabe, Don Clausing e pela American Supplier Institute (EUA); “QFD – Estendido”, criado por Don Clausing a partir da versão anterior; “QFD das Quatro Ênfases”, criado por Akao e Mizuno a partir da JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers); “A Matriz das Matrizes”, criada por Bob King, é uma extensão da versão anterior.
Fonte: http://www.infoescola.com/administracao_/desdobramento-da-funcao-qualidade-qfd/
-
CHENG et al. (1995), o QFD possui duas partes constituintes, isto é: QFD amplo = QD + QFD restrito.
Então o erro está na nomenclatura.
-
CESPE 2004
O QFD (Quality Function Deployment) tem uma abordagem embasada na criação de uma equipe formada por clientes e desenvolvedores, que trabalham juntos para identificar o problema, propor elementos da solução, negociar diferentes abordagens e especificar um conjunto de requisitos da solução.
Errado
Coleta Colaborativa de Requisitos e o QFD. A questão trata da primeira abordagem e, não, da segunda.
-
O método QFD pode ser subdividido em desdobramento da qualidade (QD) e desdobramento da função qualidade no sentido restrito(QFDR). Cheng et al (1995) dizem que desdobramento da qualidade(QD) pode ser conceituado como o processo que tem em vista: buscar e traduzir as exigências dos clientes em características da qualidade do produto por intermédio de desdobramentos sistemáticos, iniciando-se com a determinação da voz do cliente, passando pelo estabelecimento de funções, mecanismos, componente, processos, matéria-prima e estendendo-se até o estabelecimento dos parâmetros de controle dos processos. Cheng et al (1995) dizem que o desdobramento da função qualidade no sentido restrito (QFDR) é também conhecido como desdobramento da função trabalho ou, desdobramento do trabalho, e seu objetivo é especificar com precisão, que funções ou trabalhos humanos são necessários para obter a qualidade do produto e da empresa que satisfaçam as necessidades dos clientes. O conceito de QFDR é um processo sistemático de desdobramento do trabalho da ação gerencial de planejamento da qualidade em procedimentos gerenciais e técnicos para serem cumpridos pelas áreas funcionais da empresa. Segundo Akao (1996) o desdobramento da função qualidade no sentido restrito (QFDR) pode ser definido como sendo o desdobramento em detalhes das funções profissionais ou dos trabalhos que formam a qualidade, seguindo a lógica de objetivos e meios e que se trata de um método que tem por fim estabelecer a qualidade do projeto, capaz de obter a satisfação do cliente, e efetuar o desdobramento das metas do referido projeto e dos pontos prioritários, em termos de garantia da qualidade, até o estágio de produção.
Fonte: Artigo intitulado: QFD como estratégia para desenvolvimento e melhoria de produtos, serviços e processos. Autores: Hélio Massaharu Ujihara, Álvaro Azevedo Cardoso e Carlos Alberto Chaves