SINMETRO: O Sinmetro é um sistema brasileiro, constituído por entidades públicas e privadas, que exercem atividades relacionadas com metrologia, normalização, qualidade industrial e certificação da conformidade.
O Sinmetro foi instituído pela Lei 5966 de 11 de dezembro de 1973 com uma infraestrutura de serviços tecnológicos capaz de avaliar e certificar a qualidade de produtos, processos e serviços por meio de organismos de certificação, rede de laboratórios de ensaio e de calibração, organismos de treinamento, organismos de ensaios de proficiência e organismos de inspeção, todos acreditados pelo Inmetro.
ABNT: A Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo insumos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Trata-se de uma entidade privada e sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1940.
Instituto de Pesos e Medidas (IPEM): O IPEM foi criado em 1967 especialmente para executar as atividades delegadas pelo então Instituto Nacional de Pesos e Medidas, que mais tarde daria origem ao . Nos primeiros anos de atividade o Instituto limitava a sua atuação à fiscalização dos instrumentos de medir mais comuns: Balanças, pesos, taxímetros, metros comerciais e bombas de combustível eram verificados a ver se estavam medindo corretamente e se cumpriam a “legislação metrológica”.
INMETRO: O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma federal , no formato de uma , vinculada ao .
CONMETRO: Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial é um órgão normativo do Sinmetro e que tem o Inmetro como sua secretaria executiva.