-
ERRADO
A DMPL É MAIS ABRANGENTE E MAIS COMPLETA DO QUE A DLPA. NO ENTANTO, A DMPL NÃO É OBRIGATÓRIA, SEGUNDA A LEI N. 6.404, TODAVIA CASO A COMPANHIA A PUBLIQUE PASSA A SER FACULTATIVA A PUBLICAÇÃO DA DLPA, POIS ACONTECE UMA REDUNDÂNCIA CONTÁBIL, POIS A DMPL JÁ CONTEM EM UMA DAS COLUNAS A DESTINAÇÃO DOS LUCROS, APRESENTANDO TODAS AS INFORMAÇÕES CONSTANTES DA DLPA, NÃO FAZENDO SENTINDO PUBLICAR AS DUAS DEMONSTRAÇÕES.
A DMPL ENGLOBA A DLPA, PORTANTO AQUELA CONTÉM TODAS AS INFORMAÇÕES PRESENTES NA DLPA.
-
Gabarito ERRADO
Art. 186 § 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do
dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das
mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia
ou seja, a DLPA é menos abrangente que a DMPL (DLPA < DMPL), sendo que aquela pode ser incluída na DMPL.
bons estudos
-
(CESPE/STM/2011) A demonstração de lucros e prejuízos acumulados é complementar à demonstração de mutações do patrimônio líquido.
GABARITO: ERRADO
-
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: Gilmar Possati - Estratégia
É justamente o contrário. A DMPL é mais abrangente que a DLPA, haja vista que na DMPL temos a variação de todas as contas do Patrimônio Líquido, além da conta Lucros ou prejuízos acumulados, objeto de evidenciação da DLPA. É por esse motivo que a elaboração da DLPA é dispensada, desde que seja elaborada a DMPL.
-
As Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) que são mais abrangentes, tanto que, quando publicada, ela pode dispensar as Demonstrações de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA)
-
ERRADO
A DMPL é mais completa do que a DLPA, pois demonstra a variação ocorrida em todo o Patrimônio Líquido da empresa, enquanto que a DLPA demonstra apenas a variação ocorrida na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Costuma-se dizer que com a DMPL têm duas demonstrações “de brinde” a DRA e a DLPA.
bons estudos!