-
Gabarito CERTO
Resolução CFC 750
O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
Art. 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de
mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir
informações íntegras e tempestivas.
Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na
produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda
de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a
oportunidade e a confiabilidade da informação
bons estudos
-
Gabarito: Certo
Princípio da Oportunidade: refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
-
GABARITO CORRETO
O princípio da oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e a integridade do registro patrimonial e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com extensão correta, independentemente, das causas que as originaram.
A relevância entre a confiabilidade e oportunidade da informação contábil é a base para aplicação do princípio da oportunidade.
A relevância está relacionada ao princípio da oportunidade, mas condiciona a confiabilidade da informação que será divulgada.
Obs.: como resultado desse princípio, desde que tecnicamente estimável, o registo das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência.
-
"De acordo com o princípio da oportunidade, os componentes patrimoniais devem ser mensurados e apresentados, de forma a produzir informações íntegras e tempestivas, bem como a oportunidade e a confiabilidade das informações devem ser ponderadas."
Correto.
Por que deve haver ponderação entre oportunidade e confiabilidade?
Confiabilidade: preciso de detalhes das informações, isso leva TEMPO.
Oportunidade:
- integridade
- tempestividade: a informação deve chegar a tempo de influenciar nas decisões dos usuários.
Resumindo: se eu perder muito tempo buscando detalhes (para dar confiabilidade), pode acontecer de a informação não chegar a tempo para influenciar nas decisões (não sendo tempestiva). Por isso a ponderação.