SóProvas


ID
838099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Tendo em vista que os objetivos de uma auditoria somente podem
ser alcançados mediante o planejamento cuidadoso dos trabalhos,
julgue os itens subsequentes.

Se determinado auditor já tiver avaliado as características próprias de uma entidade em auditoria anteriormente realizada, ele ficará dispensado de uma nova avaliação dessas características, se for recontratado para realizar outra auditoria para essa mesma entidade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO!

    Acho que a questão trata das ameaças à independência do auditor, mais especificamente a ameaça de autorrevisão, conforme dispõe a NBC PA 290 (R1):

    - ameaça de autorrevisão é a ameaça de que o auditor não avaliará apropriadamente os resultados de julgamento dado ou serviço prestado anteriormente por ele, ou por outra pessoa da firma dele, nos quais o auditor confiará para formar um julgamento como parte da prestação do serviço atual.


    ASSIM, no caso em questão, auditor deve sim fazer nova avaliação das características.

  •  

    Ao conduzir um trabalho de auditoria inicial, o objetivo do auditor com relação a saldos iniciais é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre se:

    (a) os saldos iniciais contêm distorções que afetam de forma relevante as demonstrações contábeis do período corrente; e

    (b) as políticas contábeis apropriadas refletidas nos saldos iniciais foram aplicadas de maneira uniforme nas demonstrações contábeis do período corrente, ou as mudanças nessas políticas contábeis estão devidamente registradas e adequadamente apresentadas e divulgadas de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

  • A questão procura diferenciar a auditoria inicial da auditoria recorrente. A vida do auditor é “facilitada” quando se trata de uma auditoria recorrente, pois ele já conhece minimamente a empresa, já tem certeza sobre os saldos de abertura (saldos iniciais) uma vez que foram auditados por ele no exercício anterior, já conhece os principais riscos envolvidos, o ambiente econômico que se sujeita a entidade etc. Entretanto, isso não significa que o auditor está dispensado de fazer uma reavaliação, pois as circunstâncias podem mudar.

    Resposta: Errado

  • JustificativaNBC TA 300 (R1) - Atividades preliminares do trabalho de auditoria 

    (...)

    A7. (...) A aplicação de procedimentos iniciais sobre a continuidade do cliente e a avaliação de requisitos éticos (inclusive independência) no início do trabalho de auditoria corrente significa que estes devem estar concluídos antes da realização de outras atividades importantes para esse trabalho. No caso de trabalhos de auditoria recorrentesesses procedimentos iniciais devem ser aplicados logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior.

    Fonte: http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTA300(R1).pdf

  • Errado

    JustificativaNBC TA 300 (R1) - Atividades preliminares do trabalho de auditoria 

    A7. (...) A aplicação de procedimentos iniciais sobre a continuidade do cliente e a avaliação de requisitos éticos (inclusive independência) no início do trabalho de auditoria corrente significa que estes devem estar concluídos antes da realização de outras atividades importantes para esse trabalho. No caso de trabalhos de auditoria recorrentes, esses procedimentos iniciais devem ser aplicados logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior.

    A22.finalidade e o objetivo do planejamento da auditoria não mudam caso a auditoria seja inicial ou em trabalho recorrente. Entretanto, no caso de auditoria inicial, o auditor pode ter a necessidade de estender as atividades de planejamento por falta da experiência anterior que é normalmente utilizada durante o planejamento dos trabalhos.

    Fonte: http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTA300(R1).pdf