SóProvas


ID
83827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Comércio Internacional (Exterior)
Assuntos

Acerca dos determinantes políticos e econômi cos que
caracterizam o processo de consolidação do bloco econômico do
MERCOSUL, julgue os itens subseqüentes.

O MERCOSUL, orientado pela lógica da globalização, segue o modelo adotado pela União Européi a, que prioriza o intercâmbio comercial.

Alternativas
Comentários
  • A formação de blocos econômicos: busca de vários países em estabelecer políticas protecionistas.


  • O Mercosul, de fato, constitui-se como estratégia de cooperação comercial dos países membros para melhor inserirem-se no mercado mundial globalizado. O bloco econômico é um claro exemplo de regionalismo aberto, com intuito de aumentar a competitividade dos países membros perante o mundo. O Mercosul nasce a partir da integração comercial, mas, nos anos 2000, amplica sua atuação para além do âmbito comercial, pois inclui fortes diretrizes políticas e sociais (ex: já foram 10 cúpulas sociais do Mercosul desde 2006). Mas mesmo que à época dessa prova (2004) fosse mais aceitável enfatizar o caráter comercial do Mercosul, como o faz a questão, o mesmo não pode ser feito com relação à União Europeia.

    A União Europeia que não prioriza a integração comercial, mas sim a integração política, econômica e social como um todo. A UE é uma união política, uma comunidade, não uma zona de livre comércio ou uma união aduaneira.

    Com relação ao comentário do outro colega, que disse que o Mercosul é protecionista, é bom lembrar que o regionalismo aberto (blocos econômicos regionais) só é permitido pela OMC quando não acarretar em elevação das tarifas (protecionismo) anteriores para terceiros países. É importante enxergar o regionalismo aberto como uma flexibilização do princípio da nação mais favorecida, e não como um surto de protecionismo regional!
  • MERCOSUL TÁ LONGE DE TER O MODELO ADOTADO PELA UNIÃO EUROPÉIA.