SóProvas


ID
838954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à demanda do consumidor, julgue os itens subsequentes.


A demanda por um bem é influenciada por uma série de variáveis, como renda e preferências, por exemplo, portanto, considerando-se constante o preço do bem, as mudanças nessas variáveis implicam o deslocamento da curva de demanda para a direita ou para a esquerda, segundo o tipo de efeito observado.

Alternativas
Comentários
  • Seguinte...
    Alterações do preço do bem = ALTERAÇÕES NA CURVA.
    Alterações em quaisquer outros fatores (exceto preço do bem) = ALTERAÇÕES DA CURVA.

    Como no enunciado ele nos diz que o preço do bem é constante, então logo entendemos que algum "outro fator" irá variar e irá alterar A CURVA (alterações da curva para direita ou esquerda, conforme o caso).

    Abs.
  • Complementando.
    A curva de damanda do consumidor é negativamente inclinada, pois inversamente proporcional ao preço. Caso haja aumento na renda, a curva se deslocará para direita (se o bem X é normal).  Caso a preferência do consumidor passe a ser um bem substituto Y, a curva será deslocada para a esquerda, pois a demanda pelo bem X diminuirá em proveito do bem substituto Y.
  • Um macete:  quando a alteração for nas variáveis que estão presentes no gráfico (Preço e Quantidade)  haverá um movimento ao longo da curva.

    Quando a alteração for em váriáveis externas ( gostos, renda, expectativas, número de compradores) haverá deslocamento da curva, para a direita ou para a esquerda.
  • QUESTÃO CORRETA:

    Sempre que o preço se mantiver constante (ceteris paribus), ou seja, sem alterações, poderemos observar um deslocamento DA curva, que poderá ser para a esquerda ou direita.

    Se no caso em tela estivesse dizendo que houve uma alteração no preço, dessa forma, haveria um deslocamento SOBRE a curva.
  •  Sempre que o preço se mantiver em ceteris paribus, ou seja,  constante e sem alterações, poderemos observar que o deslocamento da curva da demanda poderá ser para a esquerda ou direita.

    Se no caso em tela estivesse dizendo que houve uma alteração no preço, dessa forma, haveria um deslocamento sobre a curva e não da esquerda para direita e de forma inversa.


    A alternativa correta é : CERTO.

  • Complementando: tem que ter em conta se o bem é normal, superior ou inferior, também.

  • Mudanças no preço de um bem X provocam deslocamentos NA, AO LONGO, SOBRE a curva de demanda (a curva fica no mesmo lugar), enquanto qualquer mudança em quaisquer outros fatores que não seja o preço do bem provoca deslocamento DA curva de demanda (a curva inteira sai do lugar).

  • Alterações na condição como renda ou na preferência dos consumidores, nos preços de outros bens concorrentes ou complementares, e nos hábitos dos consumidores provocam deslocamento das curvas de demandas individuais e na demanda de mercado.

  • Fui ler rápido e acabei errando a questão!!!! 

  • Demorei pra entender por que o Cespe usa algumas palavras próprias.

    Quando a modificação é no preço, a curva tem sua inclinação modificada.

    Quando a modificação é na renda, a curva toda se desloca.

    Isso cai muito em provas.

  • QUESTÃO CERTA.

    Mudanças no preço de um bem X provocam deslocamentos NA, AO LONGO, SOBRE a curva de demanda (a curva fica no mesmo lugar), enquanto qualquer mudança em quaisquer outros fatores que não seja o preço do bem provoca deslocamento DA curva de demanda (a curva inteira sai do lugar).

    COMO O PREÇO NÃO FOI ALTERADO FICOU CONSTANTE OCORREU DESLOCAMENTO DA CURVA DE DEMANDA.

  • Caramba ate que em fim uma.....

  • A curva de demanda mede a relação entre o preço de um bem e sua quantidade demandada.

              Logo, como o preço é uma variável endógena, alterações nele levarão a variações ao longo da curva da demanda.

              Todas as outras variáveis que afetam a demanda por um bem, como renda e preferências, provocarão deslocamentos da própria curva de demanda.

    Resposta: C

  • GAB: CERTO

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    A curva da demanda possui duas variáveis endógenas (internas), que são o preço e a quantidade. Qualquer alteração nessas variáveis resulta em movimento ao longo da curva, ou seja, a curva não se mexe.

    A questão fala em duas variáveis exógenas: renda e preferências(gostos). Elas são chamadas exógenas, porque não estão nos gráficos da curva. Variáveis exógenas, quando afetam a demanda ou a oferta, provocam o deslocamento da curva inteira, para direira ou esquerda.

  • FATORES ENDÓGENOS (Preço e quantidade) - provocam alteração ao longo da curva da demanda.

    FATORES EXÓGENOS (Renda, bens relacionados, preferencias de consumo) - provocam o deslocamento da curva de demanda.

  • FATORES QUE AFETAM A DEMANDA

    —> VARIÁVEIS INTERNAS (ENDÓGENAS)

    PREÇO e QTD. DEMANDADA

    • Alteração AO LONGO da curva

    —> VARIÁVEIS EXTERNAS (EXÓGENAS)

    Renda, Bens Relacionados, Gostos, Expectativas, Tamanho do Mercado, Preferências etc.

    DESLOCAMENTO da curva

    Gabarito: CERTO