SóProvas


ID
838960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que diz respeito à oferta do produtor, julgue o item a seguir.


Considerando-se os custos de produção, verifica-se que, na análise da curva de oferta, um preço maior não implica necessariamente maior produção, visto que não se pode garantir que o custo unitário do produto (ou custo médio) se mantenha constante.

Alternativas
Comentários
  • Correto. A análise da curva de oferta mostra que Coeteris paribus (ou seja, com tudo o mais constante) se há um aumento no preço o produtor tende a ofertar mais produto no mercado. Contudo, aumentos de custos tendem a diminuir a oferta, e sendo acompanhados de aumento de preços, há que se ver qual efeito predomina, pois se os preços maiores não cobrirem os custos, a tendência é que se oferte menos, devido à redução do lucro por unidade produzida.
  • NÃO É PORQUE AUMENTOU O PREÇO QUE DEVE AUMENTAR  a oferta do produto!!! Logo, sabemos que é bem difícil manter o preço sem aumento de oferta. As empresas não deixariam de lucrar mais (nem aq,nem na china),mas isso não é obrigado a acontecer  "pode acontecer" 

    Questão correta!!!!!!!!

  • O aumento nos CUSTOS DE PRODUÇÃO gera diminuição na quantidade produzida.

  • A questão pede para considerar os custos de produção, logo na estrutura de custos da empresa, podemos operar com três tipos de rendimentos de escala: crescente – a produção cresce mais do que o dobro quando se dobram os insumos, constante - a produção cresce o dobro quando se dobram os insumos e decrescente - a produção cresce menos do que o dobro quando se dobram os insumos.

    Assim, é possível que mesmo com o aumento de preço do produto, a empresa não tenha incentivo de aumentar a produção, já que pode estar operando em deseconomia de escala, aumento da produção implica em aumento do custo médio.

    Gabarito: Certo.

  • Correto.
    Uma das causas para o deslocamento da curva de oferta para direita ou esquerda é o aumento/redução de custos de produção.
    Considerando todos os fatores constantes:
    Imagine um empresário que produza 40 garrafas pet/mês(No gráfico - Qs);
    O ganho total/mês é de 200 reais(No gráfico Ps);
    5 reais/Garrafa
    Se houver aumento no custo de produção(ex.: aumento de tributos), o empresário terá de "cortar gastos"(já que a demanda é a mesma), diminuindo a Quantidade produzida. Afinal, se mantiverem a produção, seu lucro será menor. Ou poderá aumentar o preço e manter a mesma quantidade produzida para "compensar". Seguindo o exemplo que botei, ficaria assim:

    40 garrafas Pet/400 reais / mês - AUMENTEI O PREÇO E MANTIVE A PRODUÇÃO.
    ou
    20 garrafas Pet/200 reais / mês - DIMINUI A PRODUÇÃO E MANTIVE O PREÇO

    Em ambos os casos ocorrerá o deslocamento da curva de oferta para a esquerda. Vc encontrará estas 2 opções em uma mesma reta.


    Note que é um exemplo bem simples e que na 2º opção, vc terá 10 reais por pet produzida, logo, estará compensando o "tributo" do governo.
    Resumindo, quem vai pagar essa conta será o consumidor rsrs.
    Bons estudos !

  • QUESTÃO CERTA.

    Custo de produção: Quanto maiores os custos de produção, menor a oferta. Deslocamento DA curva.

     

  • Perfeita a explicação da Raquel Saraiva!

  • Considerando-se os custos de produção, verifica-se que, na análise da curva de oferta, um PREÇO maior não implica necessariamente maior produção, visto que não se pode garantir que o custo unitário do produto (ou custo médio) se mantenha constante. 

     

    Errei por entender que se tratava do preço do produto, afinal: "quanto maior o preço do produto, maior será a quantidade ofertada pelo produtor".

     

    Desse modo, a chave pra questão está em "Considerando-se os custos de produção", pois, assim como disse o colega abaixo: "Quanto maiores os custos de produção, menor a oferta."