SóProvas


ID
839143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

No que se refere à normatização da moldagem e à cura de corpos de prova cilíndricos ou prismáticos de concreto, julgue o item abaixo.

Para a realização de ensaios em corpos de prova cilíndricos de concreto, são utilizados moldes cilíndricos padronizados com 25 cm de altura e 15 cm de diâmetro. Em relação aos moldes cilíndricos ou prismáticos, a cura dos corpos-de-prova de concreto ocorre em 24 h.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5738/2003

    4 Aparelhagem 

    4.1 Moldes 

    4.1.1 Cilíndricos 

    4.1.1.1 Devem ter altura igual ao dobro do diâmetro. 


    8 Cura 

    8.1 Cura inicial 

    8.1.1 Após a moldagem, colocar os moldes sobre uma superfície horizontal rígida, livre de vibrações e de qualquer outra causa que possa perturbar o concreto. Durante as primeiras 24 h (no caso de corpos-de-prova cilíndricos), ou 48 h (no caso de corpos-de-prova prismáticos), todos os corpos-de-prova devem ser armazenados em local protegido de intempéries, sendo devidamente cobertos com material não reativo e não absorvente, com a finalidade de evitar perda de água do concreto.

  • continuando o ensinamento da NBR 5738

    * 4.1 Moldes 

    4.1.1 Cilíndricos 

    4.1.1.1 Devem ter altur a igual ao dobro do diâmetro. O diâmetro deve ser de 10 cm, 15 cm, 20 cm, 25 cm, 30 cm ou 45 cm. As medidas diametrais têm tolerância de 1% e a altura, 2%. Os planos das bordas circulares extremas do molde devem ser perpendiculares ao eixo longitudinal do molde.

    8.3 Corpos-de-pro va moldados para verificar as condições de proteção e cura do concreto

    8.3.1 Corpos-de-pro va moldados para verificar as condições de proteção e cura do concreto

    8.3.2 Esses corpos-d e-prova devem receber as mesmas proteções contra as ações climáticas e a mesma cura em toda sua superfície que a estrutura de concreto que representam.

     8.3.3 Após o período d e cura especificado para as estruturas, os corpos-de-prova devem permanecer no mesmo local e expostos às mesmas condições climáticas que as estruturas, até que sejam enviados ao laboratório para serem ensaiados. 

    8.3.4 Se os corpos-de-prova forem ensaiados aos 28 dias, devem permanecer na obra nas condições indicadas em 8.3.3 pelo menos durante 21 dias. No caso de outras idades, devem permanecer na obra pelo menos durante três quartas partes da idade de ensaio.

  • cura dos corpos-de-prova

    cilíndricos --> 24h

    prismáticoS --> 48h