SóProvas



Prova CESPE - 2012 - ANAC - Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 3


ID
839119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

O desenho de arquitetura é a base sobre a qual os projetos elétricos, hidráulicos, estruturais e a própria obra são executados. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

A correta leitura do conjunto básico de desenhos de planta baixa, cortes e elevações permite o conhecimento e visualização da obra arquitetônica nas suas três dimensões e, por meio desse conhecimento, a correta execução da obra.

Alternativas

ID
839122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação a planejamento e orçamento de obra, julgue os próximos itens.

Em se tratando da avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária, define-se o custo unitário básico (CUB) como o resultado da divisão do custo global da construção pela área total do empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • gabarito errado!!!

    Por exemplo, na área residencial é calculado um CUB específico de acordo com o número dormitórios da construção e a classe do imóvel.

  • O CUB representa o custo da construção por m² de cada um dos padrões de imóvel estabelecidos.

    É estimado pelo resultado da mediana de cada insumo representativo coletado junto às construtoras, multiplicada pelo peso que lhe é atribuído de acordo com o padrão calculado.


  • Na verdade essa definição assemelha-se mais a da definição de CUC (Custo Unitário de Construção).

    A NBR 12721/2006 - "Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios — Procedimento" define:

     

    " 6. Critérios para cálculos expeditos dos custos de construção

    6.3. Avaliação dos custos de construção

    6.3.3 Custo unitário de construção ou valor por metro quadrado de construção

     

    O valor estimado é obtido dividindo-se o custo global da construção, calculado do modo indicado em 6.3.2, pela área equivalente em área de custo padrão global, determinada nos quadros I e II do anexo A. "

     

    A definição de Custo Unitário Básico, segundo a mesma norma, é:

    3.9 custo unitário básico: Custo por metro quadrado de construção do projeto-padrão considerado, calculado de acordo com a metodologia estabelecida em 8.3, pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil, em atendimento ao disposto no artigo 54 da Lei nº 4.591/64 e que serve de base para a avaliação de parte dos custos de construção das edificações. "

  • Não é a área total, mas sim a área padronizada.

  • Gabarito E

    Custo Unitário Básico da Construção Civil
    Principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país. Determina o custo global da obra para fins de cumprimento do estabelecido na lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio, assegurando aos compradores em potencial um parâmetro comparativo à realidade dos custos. Atualmente, a variação percentual mensal do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos em construção e até mesmo como índice setorial. 

    Metodologia de cálculo do CUB/m2 ? Coleta de dados. Os salários e preços de materiais e mão-de-obra, despesa administrativas e equipamentos previstos na NBR-12.721:2006, são obtidos através do levantamento de informações junto a uma amostra de cerca de 40 empresas da construção. Agindo desta maneira, o universo da pesquisa se dá sob a ótica do comprador, eliminando uma série de distorções em relação ao fornecimento de dados. Como o indicador a ser calculado refere-se a custo e não a preço, é mais correta a pesquisa junto ao comprador, que no caso são as construtoras e não junto aos distribuidores ou vendedores. 


ID
839125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação a planejamento e orçamento de obra, julgue os próximos itens.

O método do caminho crítico (critical path method), técnica bastante utilizada no planejamento e controle de obras e projetos, corresponde ao sequenciamento e à estimativa de duração das atividades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado!

    CPM é uma técnica utilizada para identificar o caminho crítico de um projeto, através da determinação de datas de início e término mais cedo e de início e término mais tarde de cada atividade existente, sem considerar quaisquer limitações de recursos.

    Fonte:http://gerentedeprojeto.net.br/?p=584

  • GAB. ERRADO 

     

    Segundo o PMBOK: 

     

    ''O método do caminho crítico é um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma.

    Esta técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos, executando uma análise dos caminhos de ida e de volta através da rede do cronograma.

    O método do caminho crítico é usado para determinar o grau de flexibilidade de elaboração do cronograma nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma.''

     

    Portanto, conclui-se, que o método citado acima pode ser usado no planejamento mas não no controle, como afirma a assertiva.

     

    Bons estudos!

  • Felipe Diener,

    O erro da questão não é esse. A verdade é que o conceito apresentado, mais se aproxima de PERT (Program Evaluation Review and Technique). CPM é a determinação do caminho crítico, ou seja, as atividades JÁ ESTÃO sequenciadas. Além disso, só é possível aplicar o CPM quando sabemos qual a duração de nossas atividades, individualmente.

    Por tanto, o método mais usual para realizar tal estimativa é exatamente o PERT. Não tem nada a ver com o fato de ser ferramenta de controle ou não. O PERT pode sim ser UTILIZADO para o controle.

    O controle de projetos é o conjunto de ações que visa monitorar o andamento do projeto, analisar desvios e ajustar o desempenho do projeto. 

    Dessa forma, o principal benefício do controle de projetos é evitar desvios e informar as partes interessadas sobre o andamento dos trabalhos, por meio do monitoramento periódico e frequente do avanço do projeto.

    Ou seja, a ideia básica é a de identificar o caminho que consome mais tempo ("crítico") por meio de uma rede de atividades que sirva como BASE para o planejamento e o controle de um projeto.

    Por isso, gabarito ERRADO.

  • Concordo com o JC.

    CPM - não vai estimar a duração das atividades. Até mesmo pq ele é determinístico. A duração é uma informação exata.

    Ao contrário do PERT.

    A própria definição que o PMBOK traz , já nos responde a questão:

    Método do caminho crítico (CPM) / Critical Path Method (CPM):

    Um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma.

    Técnica de revisão e avaliação de programa (PERT) / Program Evaluation and Review Technique (PERT).

    Uma técnica de estimativa que aplica uma média ponderada de estimativas otimista, pessimista e mais provável quando existe incerteza em relação às estimativas da atividade distinta


ID
839128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Acerca das ações necessárias ao acompanhamento e fiscalização de obras, julgue os itens subsequentes.

O projeto do canteiro de obras destina-se ao arranjo físico, dimensionamento e localização das áreas de recebimento e armazenagem de materiais, das áreas de trabalho, de vivência e de apoio, e das vias de circulação e transporte, necessárias à realização de uma obra.

Alternativas

ID
839131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Acerca das ações necessárias ao acompanhamento e fiscalização de obras, julgue os itens subsequentes.

O cronograma de uma obra, registro da programação das atividades que serão realizadas durante a construção, recebe a denominação de cronograma físico-financeiro quando contempla os valores que serão gastos ao longo do tempo e em cada uma das atividades programadas.

Alternativas

ID
839134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação à topografia, ciência que cuida da representação detalhada de uma porção da superfície terrestre, julgue o item a seguir.

O levantamento planimétrico é usado para determinar as curvas de nível de um terreno.

Alternativas
Comentários
  • Levantamento planimétrico: projeção plana que não traz informações acerca do relevo do terreno levantado; somente acerca de informações relativas a medições feitas na horizontal. Levantamento altimétrico: projeção plana que traz informações acerca do relevo do terreno levantado.

  • o levantamento planialtimétrico serve para determinar as distâncias e ângulos horizontais e verticais simultaneamente (tamanho e
    forma com relevo), já o planimétrico é somente as distâncias e angulações horizontais (x,y)

    questão errada

  •   O levantamento planimétrico é insuficie, sendo necessário medir, no levantamento altimétrico, o relevo e a variação de alturas, que devem ser representados por meio de curvas de nível.


ID
839137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação à topografia, ciência que cuida da representação detalhada de uma porção da superfície terrestre, julgue o item a seguir.

Os clinômetros, que podem ser analógicos ou digitais, são instrumentos capazes de informar o ângulo horizontal e a inclinação entre pontos de um terreno.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Também chamado de Inclinômetro, ou Nível Angular, é um aparelho usado para medir o ângulo entre um plano inclinado e o plano horizontal ou entre uma linha inclinada e o plano horizontal.

  • Os clinômetros são instrumentos utilizados para medir inclinações ou “ângulos verticais”.

    Fonte: http://cmq.esalq.usp.br/Philodendros/doku.php?id=equipamentos:clinometros:clinometros_analogicos

  • O Clinômetro é usado só para medir inclinações. Junto com a distância horizontal, essas inclinações servem para determinar diferenças de nível.


ID
839140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Julgue o item seguinte, que versa sobre o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

O PBQP-H está dividido em níveis de qualidade, desde o nível C, o mais simples, até o nível A, o de certificação, que abrange todos os requisitos do Programa. A diferença entre os níveis está relacionada à quantidade de requisitos a serem cumpridos.

Alternativas
Comentários
  • O PBQP-H tem três níveis sim, só que não começa do "C" e sim do Nível de Adesão, seguido do nível "B" e por último o nível "A".


ID
839143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

No que se refere à normatização da moldagem e à cura de corpos de prova cilíndricos ou prismáticos de concreto, julgue o item abaixo.

Para a realização de ensaios em corpos de prova cilíndricos de concreto, são utilizados moldes cilíndricos padronizados com 25 cm de altura e 15 cm de diâmetro. Em relação aos moldes cilíndricos ou prismáticos, a cura dos corpos-de-prova de concreto ocorre em 24 h.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5738/2003

    4 Aparelhagem 

    4.1 Moldes 

    4.1.1 Cilíndricos 

    4.1.1.1 Devem ter altura igual ao dobro do diâmetro. 


    8 Cura 

    8.1 Cura inicial 

    8.1.1 Após a moldagem, colocar os moldes sobre uma superfície horizontal rígida, livre de vibrações e de qualquer outra causa que possa perturbar o concreto. Durante as primeiras 24 h (no caso de corpos-de-prova cilíndricos), ou 48 h (no caso de corpos-de-prova prismáticos), todos os corpos-de-prova devem ser armazenados em local protegido de intempéries, sendo devidamente cobertos com material não reativo e não absorvente, com a finalidade de evitar perda de água do concreto.

  • continuando o ensinamento da NBR 5738

    * 4.1 Moldes 

    4.1.1 Cilíndricos 

    4.1.1.1 Devem ter altur a igual ao dobro do diâmetro. O diâmetro deve ser de 10 cm, 15 cm, 20 cm, 25 cm, 30 cm ou 45 cm. As medidas diametrais têm tolerância de 1% e a altura, 2%. Os planos das bordas circulares extremas do molde devem ser perpendiculares ao eixo longitudinal do molde.

    8.3 Corpos-de-pro va moldados para verificar as condições de proteção e cura do concreto

    8.3.1 Corpos-de-pro va moldados para verificar as condições de proteção e cura do concreto

    8.3.2 Esses corpos-d e-prova devem receber as mesmas proteções contra as ações climáticas e a mesma cura em toda sua superfície que a estrutura de concreto que representam.

     8.3.3 Após o período d e cura especificado para as estruturas, os corpos-de-prova devem permanecer no mesmo local e expostos às mesmas condições climáticas que as estruturas, até que sejam enviados ao laboratório para serem ensaiados. 

    8.3.4 Se os corpos-de-prova forem ensaiados aos 28 dias, devem permanecer na obra nas condições indicadas em 8.3.3 pelo menos durante 21 dias. No caso de outras idades, devem permanecer na obra pelo menos durante três quartas partes da idade de ensaio.

  • cura dos corpos-de-prova

    cilíndricos --> 24h

    prismáticoS --> 48h


ID
839146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com base nas técnicas de construção civil, julgue o item a seguir, relativo à redação descritiva.

O memorial descritivo do projeto deve ser detalhado, contemplando a conceituação do projeto, as normas adotadas para a realização dos cálculos, os objetivos do projeto, a especificação de materiais empregados na obra e demais detalhes que importem para o completo entendimento do projeto.

Alternativas
Comentários
  • http://www.memorialdescritivo.com/

  • Memorial descritivo é:

    Descrição de todas as características de um projeto arquitetônico, especificando os materiais que serão necessários à obra, da fundação ao acabamento. Normalmente tem o objetivo de explicitar, na forma de um texto, as informações mais importantes e que constam do projeto completo e que, porém, devido ao volume de informações ser grande, não são facilmente observáveis, principalmente para uma pessoa sem a formação técnica.

    fonte: colégio de arquitetos. 


ID
839149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação às estruturas de concreto, julgue os itens que se seguem.

As estruturas metálicas permitem grande flexibilidade de escolha nos sistemas de fechamento horizontal (lajes) e vertical (paredes), podendo-se utilizar as alternativas do mercado tais como laje de concreto moldada in loco, laje de painel armado de concreto celular, laje pré-fabricada protendida, entre outras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado. Os exemplos dados não correspondem às tecnologias de estruturas metálicas.

  • Quem disse que não posso mesclar estrutura metálica com concreto? Quer dizer que tem que ser tudo de aço? A questão não diz somente estrutura metálica.
  • Gabarito C: 

    Dentre as vantagens, destacam-se:

    Área útil - As seções dos pilares e vigas de aço são substancialmente mais esbeltas do que as equivalentes em concreto, resultando em melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil.

    Compatibilidade com outros materiais - O sistema construtivo em aço é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal, admitindo desde os mais convencionais (tijolos e blocos, lajes moldadas in loco) até componentes pré-fabricados (lajes e painéis de concreto, painéis "drywall", etc).

    Flexibilidade - A estrutura metálica mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios. Além de que, facilita a passagem de utilidades como água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática, etc.

    Racionalização de materiais e mão-de-obra - Numa obra, através de processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. A estrutura metálica possibilita a adoção de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdício seja sensivelmente reduzido.

    Alívio de carga nas fundações - Por serem mais leves, as estruturas metálicas podem reduzir em até 30% o custo das fundações.

    Garantia de qualidade - A fabricação de uma estrutura metálica ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo industrial.

    Reciclabilidade - O aço é 100% reciclável e as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas.

    Fonte:https://www.metaej.com.br/single-post/2017/08/17/As-vantagens-e-desvantagens-das-estruturas-met%C3%A1licas

     

     


ID
839152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação às estruturas de concreto, julgue os itens que se seguem.

Em tesouras de telhado, o pendural e a escora, peças que ligam a linha à perna, encontrando-se em posição perpendicular ao plano da linha, recebem tais denominações em razão da posição que ocupam: pendural quando a peça se posiciona no cume, e escora, nas demais posições.

Alternativas
Comentários
  • Como dá pra ver, os PENDURAIS são as peças verticais (ou perpendiculares ao plano da linha), e as ESCORAS são peças diagonais.

    Pendural e tirante: Peças que ligam a linha à perna e se encontram em posição perpendicular ao plano da linha. Denomina-se pendural quando a sua posição é no cume, e nos demais tirante. Geralmente trabalham à tração.

    Asna e escoras: São peças de ligação entre a linha e a perna, encontram-se, geralmente, em posição oblíqua ao plano da linha, denomina-se asna a que sai do pé do pendural, as demais de escoras. Geralmente trabalham à compressão


ID
839155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação a alvenarias, coberturas, revestimentos, acabamentos, esquadrias e ferragens, julgue os itens subsequentes.

A ferragem, utilizada nos pilares para auxiliar o concreto a resistir aos esforços de compressão, flambagem e, em alguns casos, flexão, é constituída por ferros longitudinais e estribos. Em pilares submetidos a cargas centradas, os estribos têm a função de armar a ferragem longitudinal e evitar a flambagem dessas barras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    flambagem ou encurvadura é um fenômeno que ocorre em peças esbeltas (peças em que a área de seção transversal é pequena em relação ao seu comprimento), quando submetidas a um esforço de compressão axial. A flambagem acontece quando a peça sofre flexão transversalmente devido à compressão axial.

    E geral, quando se submete um material a um conjunto de forças se produz tanto flexão, como cisalhamento ou torsão, todos estes esforços conduzem a aparição de tensões tanto de tração como de compressão. Ainda que em engenharia se distingua entre o esforço de compressão (axial) e as tensões de compressão.

     

     

     


ID
839158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação a alvenarias, coberturas, revestimentos, acabamentos, esquadrias e ferragens, julgue os itens subsequentes.

Na modulação das alvenarias, é necessário definir o tipo de junta entre as fiadas e os componentes, podendo-se usar a denominada junta amarrada, em que cada fiada permanece defasada meio comprimento do tijolo ou bloco em relação à fiada de baixo, ou a junta a prumo, em que todas as juntas ficam alinhadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Junta a prumo é um sistema de execução de alvenarias que consiste no assentamento lado a lado dos blocos ou tijolos, de modo que as juntas verticais de fiadas consecutivas sejam dispostas de uma maneira coincidente e contínua. Neste tipo de assentamento a amarração de todo o sistema é realizado apenas pela argamassa (ou em conjunto com outros artifícios como grampos ou telas), por este motivo, este tipo de assentamento torna-se inviável para uso em alvenaria estrutural, visto que, existe uma redução da rigidez nos carregamentos laterais e também uma pior distribuição das cargas verticais. A junta a prumo é utilizada em condições especiais, como por exemplo, quando deseja-se uma alvenaria aparente com uma apresentação estética diferenciada.

    Leia mais em: https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-junta-a-prumo.html
    Copyright © E-Civil


ID
839161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação a alvenarias, coberturas, revestimentos, acabamentos, esquadrias e ferragens, julgue os itens subsequentes.

As folhas das janelas basculantes têm movimento de rotação sobre eixo horizontal que passa pelo meio da folha.

Alternativas
Comentários
  • Entendo, mas discordo da resposta, porque não necessáriamente o eixo horizontal passa pelo meio da folha

  • Pinky e Cérebro, também pensei nisso, mas nas questões da CESPE se a assertiva estiver incompleta, ela está certa.

    Seria errado se fosse: As folhas das janelas basculantes têm movimento de rotação sobre eixo horizontal que passa somente pelo meio da folha.

  • O Guia de Esquadrias para Edificações do CBIC define Janela Basculante como aquela destinada exclusivamente ao uso interno à edificação, formada por uma ou várias folhas que podem ser movimentadas com eixo de rotação horizontal, central ou excêntrico, não coincidente com as extremidades superior ou inferior da janela.

    Logo, a assertiva descreve corretamente características da janela basculante. Vale a pena notar que, conforme a definição atual, o eixo de rotação não necessariamente precisa ser central, podendo ser excêntrico.


ID
839167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação a alvenarias, coberturas, revestimentos, acabamentos, esquadrias e ferragens, julgue os itens subsequentes.

Nos projetos de telhados, os rincões formam ângulos de 45º com as projeções das paredes e saem dos cantos internos, correspondendo, portanto, ao encontro de dois planos ou águas; os espigões formam ângulos de 45º com as projeções das paredes e saem dos cantos externos; as cumeeiras são linhas paralelas a uma direção das paredes e perpendiculares a outra direção.

Alternativas

ID
839170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação às técnicas de impermeabilização, julgue os itens seguintes.

Entre as patologias de construção causadas por falha de impermeabilização, destaca-se a eflorescência, que corresponde a depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície de revestimentos como pisos (cerâmicos ou não), paredes e tetos. Tais depósitos resultam da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas formadas a partir dos sais presentes em materiais como tijolos, cimento, areia, concreto e argamassa, entre outros.

Alternativas

ID
839173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação às técnicas de impermeabilização, julgue os itens seguintes.

Para tornar impermeável o concreto, deve-se seguir o traço adequado e adotar cuidados especiais na sua produção e aplicação, como elaborar o traço adequado (dosagem racional) com consumo mínimo de cimento de 30 kg/m3 e fator água/cimento menor que 0,50, controlando a granulometria dos agregados.

Alternativas
Comentários
  •  O básico para termos tal condição é o consumo mínimo de cimento – 350 kg/m3 e fator a/c = 0,50, ainda com aditivos especiais tipo incorporadores de ar ou impermeabilizantes.

  • Gabarito E

     A precisão dos cálculos para determinar a quantidade ideal de água só é possível após o estudo de dosagem, que leva em consideração local e tipo de aplicação, requisitos de projeto, qualidade do cimento e agregados disponíveis, entre outros fatores. “Geralmente, o consumo varia de 160 a 250 litros para cada m³ de concreto”, afirma Valin. Os parâmetros mínimos da relação a/c são estabelecidos pela ABNT NBR 12655 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.

    Fonte:http://www.mapadaobra.com.br/inovacao/traco-de-concreto-a-importancia-do-controle-de-agua/

  • -Concreto impermeável.

    Para a obtenção de um concreto impermeável, devem-se utilizar traços de concreto com consumo mínimo de cimento de 350 kg/m³, obedecendo a uma relação água-cimento de, no máximo, 0,50 (25 litros de água para 50 kg de cimento).

    Fonte: VEDACIT


ID
839185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Acerca de máquinas de construção civil e equipamentos de proteção individual (EPI), julgue os itens que se seguem.

Capacete, capuz, óculos, protetor facial, máscara de solda, protetor auditivo, vestimentas, luvas e creme protetor são exemplos de EPI.

Alternativas

ID
839200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

A respeito das instalações hidráulicas e especiais de uma edificação, julgue os itens subsecutivos.

O chuveiro conhecido como sprinkler é um dispositivo do sistema de combate a incêndio cujo acionamento é realizado pelos brigadistas.

Alternativas
Comentários
  • Sprinklers são chuveiros automáticos !


ID
839203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

A respeito das instalações hidráulicas e especiais de uma edificação, julgue os itens subsecutivos.

Sabendo-se que o consumo de água considerado para prédios comerciais é de 50 litros/dia por pessoa, que cada pessoa ocupa, na sala, 6m² de área e que a capacidade recomendada para o reservatório de água desses prédios é de duas vezes o consumo diário de água estimado, é correto afirmar que o reservatório de água de um prédio comercial com salas de 42m² distribuídas em 10 pavimentos e 20 salas por pavimento, deverá ter a capacidade de 14.000 litros para a satisfação do valor recomendado.

Alternativas
Comentários
  • 1 pessoa = 6m²

    42m² = 7 pessoas

    7*50 = 350l por sala

    350*20 = 7000 por pavimento

    7000*10 = 70.000 litros (consumo diário de água estimado/dia)

    A capacidade recomendada para o reservatório de água desses prédios é de duas vezes o consumo diário de água estimado, logo, 140.000 litros


ID
839206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

A respeito das instalações hidráulicas e especiais de uma edificação, julgue os itens subsecutivos.

O sistema de tubos e conexões para instalações hidráulicas fabricado em policloreto de vinila clorado representa solução segura, econômica e de fácil instalação para redes de água quente, pois proporciona baixa perda de calor, não sendo, entretanto, recomendado para instalações de água fria.

Alternativas
Comentários
  • Não se usa tubulação de policloreto de vinila clorado (PVC) em tubulações de água quente.

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Cloreto de Polivinila clorado CPVC, água quente PVC Cloreto de polivinila água fria e esgoto.

  • Espere ai! Mas policloreto de vinila clorado e o CPVC proprio para agua quente. ou entao o manual da tigre esta errado.


ID
839209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Acerca dos conceitos aplicados à manutenção de edificações públicas e industriais, julgue o item abaixo.

A utilização do graute, indicado para o reparo de defeitos e falhas em estruturas de concreto por seu baixo custo e fácil aplicação, dispensa a limpeza prévia do substrato.

Alternativas
Comentários
  • graute é um tipo de concreto ou argamassa de alta resistência utilizado para preencher vazios de concretagem, também conhecidos como bicheiras. Seu grande diferencial é a consistência fluida, que dispensa o adensamento com vibrador. Essa característica decorre de sua composição – as britas, por exemplo, são de pequena dimensão (agregados miúdos), enquanto a quantidade de cimento Portland é até cinco vezes superior à utilizada na mistura do concreto convencional. O graute recebe, ainda, aditivos superplastificantes, que ajudam a equilibrar a quantidade de água no traço, sem comprometer o desempenho do material.

    O produto também se destaca por alcançar alta resistência inicial e final em curto período, liberando rapidamente as fôrmas e a estrutura. Outra vantagem do material é que ele assegura maior proteção contra os efeitos da corrosão, pois possui baixa permeabilidade. Além disso, garante melhor acabamento e proporciona boa trabalhabilidade e performanceelevada, mesmo em severas condições de aplicação.

    Principais componentes do graute:

    - Cimento Portland;

    - Adições minerais: pozolanas, sílica ativa, filler calcário ou cargas minerais;

    - Aditivos em pó: superplastificantes, aditivos antilavagem dos finos e expansores retentores de água;

    - Agregados (areia e pedrisco): de origem quartzosa, granitos ou areia de sílica;

    - Polímeros (acrilatos ou SBR).

    Acho que ele não é de baixo custo...

  • NÃO dispensa a limpeza prévia do substrato


ID
839212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Acerca do orçamento de obras, julgue o item subsequente.

Para a execução do orçamento detalhado de uma obra de arquitetura, é necessário que o levantamento de quantitativos seja realizado com base no anteprojeto de arquitetura.

Alternativas
Comentários
  • Em obras públicas o quantitativo deve ser levantado com base no projeto básico. Em outras obras, no projeto executivo.


ID
839215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Sabendo que as doenças do trabalho decorrem das condições especiais em que o trabalho é realizado e as doenças profissionais são adquiridas na sequência de execução do trabalho, julgue o item a seguir.

As doenças do trabalho são consideradas, em qualquer situação, acidentes do trabalho, ao passo que as doenças profissionais só são assim consideradas se ocasionarem incapacidade para o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E 

    Tanto a doença profissional como a do trabalho são consideradas como acidente de trabalho, veja:

    Lei 8213/91

    Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas:

    I – doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;

    II – doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente,… (grifo nosso).

    Fonte:https://segurancadotrabalhonwn.com/a-diferenca-entre-doenca-do-trabalho-e-doenca-profissional/


ID
839218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Com relação aos conceitos básicos de topografia, julgue os itens que se seguem.

Se rumos e azimutes, no primeiro quadrante, possuírem valores numéricos idênticos, a menção do quadrante nordeste (NE), no caso dos rumos, é desnecessária.

Alternativas
Comentários
  • é necessário porque o rumo sempre é positivo, então se não identificar o quadrante como saberíamos o sentido da rotação?

    questão errada


ID
839221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Com relação aos conceitos básicos de topografia, julgue os itens que se seguem.

Os levantamentos topográficos devem ser realizados com o objetivo de corrigir os efeitos da curvatura da terra.

Alternativas
Comentários
  • hmm a topografia desconsidera a curvatura do geoide terrestre porque ela possui uma representação radial <= 30 Km

     

    Somente o levantamento geográfico (cujo as áreas são circufrências de raio > 30 Km) possui fator de correção para corrigir os erros devidos a curvatura do planeta


ID
839224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Com relação aos conceitos básicos de topografia, julgue os itens que se seguem.

O levantamento planimétrico consiste no levantamento dos limites e confrontações de uma área, pela determinação do seu perímetro, incluindo-se, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações.

Alternativas
Comentários
  • NBR 13.133/94

    item 3.14

    Gab.: Certo


ID
839227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Com relação aos conceitos básicos de topografia, julgue os itens que se seguem.

As técnicas trigonométricas são utilizadas para medir diferenças de nível nos levantamentos planimétricos.

Alternativas
Comentários
  • As técnicas trigonométricas são utilizadas para medir diferenças de nível nos levantamentos planimétricos.
     

    Deveria ser "Altimétrico"


ID
839230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Com relação aos conceitos básicos de topografia, julgue os itens que se seguem.

O uso da declinação magnética, que no território brasileiro é, atualmente, oriental, é indispensável nos processos de aviventação de rumos magnéticos.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, no Brasil, a declinação magnética é ocidental (oeste).


ID
839233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

No que concerne à altimetria, julgue os itens a seguir.

Se para um determinado ponto na superfície da Terra estão disponíveis a altura geométrica e a ondulação geoidal, precisamente determinadas, é possível calcular a altitude ortométrica com máxima precisão, sem que nenhum outro dado seja necessário em qualquer situação.

Alternativas
Comentários
  • Para converter a altitude elipsoidal (h), obtida através de receptores GNSS, em altitude ortométrica (H), é necessário utilizar o valor da altura geoidal (N) fornecida por um modelo de ondulação geoidal.

    http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/modelo_geoidal.shtm


  • Para determinação da altitude ortométrica com máxima precisão somente com nivelamento geométrico, conforme estabelece as monografias dos vertices da rede do IBGE, mesmo utlizando um mapa geoidal como descrito pelo colega, ainda não terimos a melhor precisão e sim um melhor aproximação do real.

    http://www.cartografica.ufpr.br/home/wp-content/uploads/2014/11/Trabalho-pratico-2014.pdf


ID
839236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

No que concerne à altimetria, julgue os itens a seguir.

O erro de nível aparente, comum nos nivelamentos geométricos, é atenuado em consequência dos efeitos da refração atmosférica presentes no momento da execução da visada.

Alternativas
Comentários
  • super interessante a refração atmosférica

     

    para explicar isso melhor, imaginem um índio caçando um peixe com uma lança, ele sabe que se ele jogar a alança na imagem que ele vê do peixe ele não o acertará, ele então aponta a lança um pouco acima da imagem que ele vê do peixe e o acerta! Isso acontece devido a refração da luz que passa de um meio gasoso para um meio líquido...

     

    Agora aplicando esse conceito na mira ótica (nivelamento geométrico): Imaginem que temos que mirar num ponto muito distante... Logicamente qualquer pessoa entenderia que o objeto está exatamente a frente da mira e em linha reta, o que não é verdade!

    Acontece que estamos em um meio gasoso e a refração também acontece nele (não tão intensamente quanto a passagem da luz do meio gasoso para o meio líquido, no caso do peixe) então devido a esse fenômeno físico a mira por mais que esteja em linha reta (digo visada fazendo 90º com o solo) o topógrafo não enxegará em linha reta e sim um pouco abaixo da linha reta (como no caso do índio e o peixe) e essa correção deverá ser feita para grandes distâncias

  • Certo


ID
839239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

No que concerne à altimetria, julgue os itens a seguir.

O erro total de um nivelamento geométrico composto de uma poligonal aberta pode ser determinado pela execução de um contranivelamento.

Alternativas
Comentários
  • contranivelamento é uma operação de verificação (confirmações) das distâncias verticais de um nivelamento :)

    certinha

  • Contranivelamento

    Verifica erros

    Realiza outro nivelamento em sentido oposto

    Pega apenas alguns pontos

     

    Renivelamento

    Verifica erros

    Realiza outro nivelamento em sentido oposto

    Pega todos os pontos novamente


ID
839242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

No que concerne à altimetria, julgue os itens a seguir.

Ao se representar a variação vertical de um terreno por meio de curvas de nível, a equidistância vertical dependerá do método de interpolação escolhido, da escala a ser utilizada, da quantidade de pontos cotados disponível, da distribuição desses pontos cotados e da finalidade do levantamento.

Alternativas
Comentários
  • Na representação cartográfica, sistematicamente, a eqüidistância entre uma determinada curva e outra tem que ser constante.

    Eqüidistância é o espaçamento, ou seja, a distância vertical entre as curvas de nível. Essa eqüidistância varia de acordo com a escala da carta com o relevo e com a precisão do levantamento.

    Só deve haver numa mesma escala, duas alterações quanto à eqüidistância. A primeira é quando, numa área predominantemente plana, por exemplo a Amazônia, precisa-se ressaltar pequenas altitudes, que ali são de grande importância. Estas são as curvas auxiliares. No segundo caso, quando o detalhe é muito escarpado, deixa-se de representar uma curva ou outra porque além de sobrecarregar a área dificulta a leitura.

    Imprescindível na representação altimétrica em curvas de nível é a colocação dos valores quantitativos das curvas mestras.

    ESCALA

    EQÜIDISTÂNCIA

    CURVAS MESTRAS

    1: 25.000

    10 m

    50 m

    1: 50.000

    20 m

    100 m

    1: 100.000

    50 m

    250 m

    1: 250.000

    100 m

    500 m

    1: 1.000.000

    100 m

    500 m

  • segundo a norma a equidistância vai depender:
    1) da finalidade do levantamento (metodologia);
    2) escala;
    3) declividade do terrenoe a quantidade de pontos por hectare

    já a interpolação está relacionada com descobrir a distância horizontal que acontece aquela cota, e não sua equidistância

    questão errada
     

  • A diferença de cota ou altitude entre duas curvas de nível é denominada de eqüidistância vertical, obtida em função:

    escala da carta;

    tipo do terreno e

    precisão das medidas altimétricas.


ID
839245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

A agrimensura constitui uma importante parte da Topografia. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo.

Em agrimensura, consideram-se, nos processos de divisão de terras, os aspectos topográficos da gleba a ser dividida, sendo irrelevantes os aspectos jurídicos e econômicos.

Alternativas

ID
839248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

A agrimensura constitui uma importante parte da Topografia. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo.

Para a aplicação do método de Gauss no cálculo de áreas, a partir de levantamentos topográficos, é necessário conhecer as coordenadas plano-retangulares absolutas dos vértices que delimitam o polígono.

Alternativas
Comentários
  • exato!

    o método de Gauss calcula a área a partir das coordenadas x e y e não da forma da geométrica da figura da poligonal. Por incrível que pareça os métodos analíticos de cálculo de áreas (como o de Gauss) é mais preciso que os métodos gráficos porque os métodos gráficos são dimensões tiradas graficamente (não são dados primários)


ID
839251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

A agrimensura constitui uma importante parte da Topografia. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo.

O memorial descritivo das glebas resultantes do desmembramento de imóvel rural particular pode ser dispensado no caso em que a divisão for fruto de consenso dos interessados, não impedindo a sua inclusão no CNIR.

Alternativas

ID
839254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

A agrimensura constitui uma importante parte da Topografia. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo.

Conhecidas as coordenadas plano-retangulares de dois pontos, A e B, as coordenadas polares do alinhamento determinado por eles podem ser calculadas pela aplicação do teorema de Pitágoras e pelo conhecimento das relações trigonométricas em um triângulo retângulo, sem que nenhum outro dado seja necessário.

Alternativas
Comentários
  • Simples transformação de coordenadas cartesianas em polares. Utiliza-se trigonometria básica e os valores das coordenadas.


ID
839257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

A agrimensura constitui uma importante parte da Topografia. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo.

Considere que um topógrafo parta do ponto A, em direção ao ponto B, com um azimute de 50° e que, ao atingir o ponto B, siga para o ponto C, segundo uma deflexão à direita no valor de 70°. Nessas condições, o azimute da direção BC poderá ser calculado pela adição do valor da deflexão ao azimute da direção AB.

Alternativas
Comentários
  • explicar com palavras é um pouco difícil, mas se você sabe traçar linha de uma poligonal é possível entender

     

    a questão está correta!

    Correta porque o Az é fixo (sempre aponta para o N) e se você deflexionar no próximo ponto o N estará no mesmo lugar, o que só vai mudar é o valor do Az... Nesse caso Az' = Az +/- defl


ID
839260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Acerca da execução do desenho topográfico, julgue os próximos itens.

Se uma poligonal fechada estiver representada no AutoCAD por uma polilinha, ao se utilizar o comando AREA, seguido da opção OBJECT e da seleção da poligonal, a área da região limitada pela poligonal e o perímetro da poligonal serão automaticamente calculados.

Alternativas

ID
839263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Acerca da execução do desenho topográfico, julgue os próximos itens.

Considerando-se o erro de graficismo, explicitado na NBR 13.133/1994, da ABNT, a menor escala admissível para se representar uma dimensão linear de 1m seria a de 1:10.000.

Alternativas
Comentários
  • O erro de grafismo equivale a 0,2mm. Assim, a escala que possibilitaria representar 1m seria:

    0.2mm/1m = 0.2mm/1000mm = 1/5.000

    Ou seja, a escala deveria ser 2 vezes maior do que 1/10.000


ID
839266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Acerca da execução do desenho topográfico, julgue os próximos itens.

A planta topográfica é uma representação gráfica de uma parte limitada da superfície terrestre, sobre um plano horizontal local, em escalas maiores que 1:10.000, para fins específicos.

Nesse tipo de planta, não se considera a curvatura da Terra.

Alternativas
Comentários
  • Esta é a definição de planta que se encontra no item 3.25 da NBR 13133


ID
839269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Acerca da execução do desenho topográfico, julgue os próximos itens.

É correto afirmar que as curvas de nível cruzam os cursos d’água em forma de V, com o vértice apontando para a direção da nascente.

Alternativas
Comentários
  • as curvas de nível de um nível dentro de um rio formam um V voltado para a nascente, corretíssimo!

  • CERTO

    Em regra geral, as curvas de nível cruzam os cursos d'água em forma de "V", com o vértice apontando para a nascente.

    As curvas de nível formam um "M" acima das confluências fluviais e , em geral, formam "U" nas elevações cuja base aponta para o pé da elevação.

     


ID
839272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Acerca da execução do desenho topográfico, julgue os próximos itens.

As convenções topográficas a serem usadas nos desenhos topográficos estão previstas na norma NBR 13.133/1994, da ABNT.

Alternativas
Comentários
  • Em seu ANEXO B - Convenções topográficas


ID
839275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

No que se refere à utilização dos levantamentos topográficos na elaboração de projetos, julgue os itens a seguir.

No estabelecimento de canais de drenagem agrícola, a implantação de degraus nos canais tem sempre como objetivo único a dissipação da energia cinética das águas, minimizando a erosão, sem se relacionando com o controle da declividade.

Alternativas

ID
839278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

No que se refere à utilização dos levantamentos topográficos na elaboração de projetos, julgue os itens a seguir.

Para o projeto geométrico de estradas, é possível utilizarem-se softwares CAD, além de softwares topográficos, desde que possuam as funções necessárias para esse fim.

Alternativas

ID
839281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

No que se refere à utilização dos levantamentos topográficos na elaboração de projetos, julgue os itens a seguir.

Em projetos de terraplenagem para estradas, é importante o cálculo do volume de terra a ser movimentado. Considerando-se a cota do greide, o volume de terra entre as seções transversais pode ser estimado, entre outros métodos, pela média das áreas de duas seções transversais consecutivas multiplicadas pela distância entre essas seções.

Alternativas
Comentários
  • corretíssimo

    tudo mencionado no enunciado se diz respeito ao diagrama de Bruckner

     

    Améd x D méd = V méd
     


ID
839284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Julgue os itens de 58 a 62, relativos à geodésia.

O geoide é limitado por uma superfície equipotencial do campo gravitacional da Terra que coincide com o nível médio, não perturbado dos mares, sendo estável e de simples modelagem matemática.

Alternativas

ID
839287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Julgue os itens de 58 a 62, relativos à geodésia.

Um datum altimétrico, como o marégrafo de Imbituba – SC, serve como referência para a determinação das alturas geométricas em dada região.

Alternativas
Comentários
  • Altitudes e não alturas.

  • Acredito que seria altitude ortométrica, pois o referencial é o geóide (nível médio do mar). 

    Se alguém puder ajudar...


ID
839290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Julgue os itens de 58 a 62, relativos à geodésia.

Os receptores GNSS de dupla frequência produzem resultados mais precisos em virtude, entre outros fatores, de corrigir grande parte dos efeitos da refração ionosférica.

Alternativas

ID
839293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Julgue os itens de 58 a 62, relativos à geodésia.

Os receptores GPS que trabalham com a tecnologia RTK dependem de pós-processamento para a determinação das coordenadas das posições levantadas.

Alternativas
Comentários
  • RTK significa Real Time Kinematic, ou posicionamento cinemático em tempo real, e alia a tecnologia de navegação por satélites a um rádio-modem ou a um telefone GSM para obter correções instantâneas. Algumas aplicações de engenharia exigem que o processamento e fornecimento das coordenadas sejam obtidos instantaneamente, sem a necessidade de pós-processamento dos dados.


ID
839296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Julgue os itens de 58 a 62, relativos à geodésia.

O modelo de Molodensky para a transformação de coordenadas de diferentes referenciais geodésicos é aplicável quando se assume que os elipsoides ocupam posições próximas no espaço e têm eixos paralelos.

Alternativas

ID
839299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

A respeito de noções de solo, julgue os itens que se seguem.

Quanto maior o pH de um solo, menor sua saturação por bases.

Alternativas

ID
839302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

A respeito de noções de solo, julgue os itens que se seguem.

O processo de formação do solo, pedogênese, ocorre na seguinte sequência: rocha matriz -> alterita ou saprolito -> solo.

Alternativas

ID
839305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

A respeito de noções de solo, julgue os itens que se seguem.

Comparados aos solos arenosos, os solos argilosos apresentam menor capacidade de troca catiônica (CTC).

Alternativas
Comentários
  • imagem dois campos planos e nús com solo exposto

    o campo 1 predomina argila já o segundo campo predomina areia.

    Agora imaginem que uma descarga elétrica aconteceu nos dois...

     

     

    No campo com o solo argiloso é bem mais provável que o raio seja de cima para baixo, porque o solo argilo possui uma predominância de 80% de cargas negativas livres, já no campo arenoso podemos dizer que mais provável que raio venha de cima para baixo porque o solo arenoso por ser menos intemperado possui em sua maioria cátions.

     

    Dada a historinha podemos entender que o solo argilo vai conseguir trocar mais cátions do que o arenoso, porque o excesso de elétrons permite que o solo argiloso concentre muitos cátions em si, e a troca catiônica é dada pela eletronegatividade dos elementos


ID
839308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

A respeito de noções de solo, julgue os itens que se seguem.

A presença de resíduos orgânicos no solo colabora para a diminuição de sua densidade e para a criação de poros de tamanho grande, que favorecem a entrada de ar e a drenagem da água.

Alternativas

ID
839311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

A respeito de noções de solo, julgue os itens que se seguem.

Uma das principais características dos solos brasileiros, a acidez, decorre principalmente das altas concentrações de alumínio tóxico, ferro e manganês na solução do solo e pode ser neutralizada com uso intensivo de adubação rica em macronutrientes.

Alternativas
Comentários
  • primeiro é cuidar do vilão, depois é otimizar o sistema

     

    esses cátions reteem os nutrientes não deixando eles disponíveis para as plantas. Uma calagem faria esses cátións aderirem às hidroxilas, liberando os nutrientes

     

    a questão está errada porque colocar macronutrientes no solo não vai resolver a acidez e de nada vai adiantar, porque, por mais que haja macronutrientes, eles não estarão no estado químico disponível para a plantinha "beber"


ID
839314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Com relação a irrigação e drenagem, julgue os itens seguintes.

No desenvolvimento de um projeto de irrigação, são necessários, entre outros procedimentos, o levantamento topográfico da área e estudos de evapotranspiração.

Alternativas

ID
839317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Com relação a irrigação e drenagem, julgue os itens seguintes.

Um dos maiores problemas na irrigação em regiões semiáridas é a salinização dos solos, problema que pode ser mitigado usando-se lâminas d’água maiores.

Alternativas
Comentários
  • Algum colega pode explicar melhor? Fiquei confusa, visto que : "No processo de dessalinização de solos com alto teor inicial de sais, a salinidade cai gradualmente no tempo, em função da quantidade de água aplicada, numa função aproximadamente exponencial (Salazar et al., 1988)."

    Mas, segundo material da Embrapa, o entendimento dessa questão seria devido ao teor e proporção de sais já na água e sendo assim, seria mesmo E o gabarito.

  • Resposta da banca: errado.

    Camila S., a resposta da questão é questionável, explico: Uma solução para o excesso de sais é usar água o bastante para haver a lixiviação (20% de excesso) do excesso de sais, e para a água do aquífero, com maior teor de sais, não subir à superfície.

    Não pode usar água em excesso, senão o aquífero vai subir à superfície devido ao maior volume de água, nem pouca, por que assim não haverá a lixiviação dos sais e estes tendem a se concentrar, além da ascensão do aquífero.

    *Existem outras técnicas que podem ser usadas, mas falando de água e irrigação é isso daí.

  • Obrigada Rhuan! ;)


ID
839320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Técnicas em Topografia

Com relação a irrigação e drenagem, julgue os itens seguintes.

A drenagem subterrânea, na agricultura, para efeitos de redução da salinidade, pode ser conduzida com a utilização de drenos tubulares com o objetivo de retirar a água de percolação, encontrada no perfil do solo.

Alternativas
Comentários
  • certo

     

    e, juntamente com essa água, vai sal dissolvido. Sal em excesso é ruim porque, ainda que o solo tenha boa infiltração e retenção d'água, as plantas não conseguem beber água, do contrário, elas murcham