SóProvas


ID
839209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Acerca dos conceitos aplicados à manutenção de edificações públicas e industriais, julgue o item abaixo.

A utilização do graute, indicado para o reparo de defeitos e falhas em estruturas de concreto por seu baixo custo e fácil aplicação, dispensa a limpeza prévia do substrato.

Alternativas
Comentários
  • graute é um tipo de concreto ou argamassa de alta resistência utilizado para preencher vazios de concretagem, também conhecidos como bicheiras. Seu grande diferencial é a consistência fluida, que dispensa o adensamento com vibrador. Essa característica decorre de sua composição – as britas, por exemplo, são de pequena dimensão (agregados miúdos), enquanto a quantidade de cimento Portland é até cinco vezes superior à utilizada na mistura do concreto convencional. O graute recebe, ainda, aditivos superplastificantes, que ajudam a equilibrar a quantidade de água no traço, sem comprometer o desempenho do material.

    O produto também se destaca por alcançar alta resistência inicial e final em curto período, liberando rapidamente as fôrmas e a estrutura. Outra vantagem do material é que ele assegura maior proteção contra os efeitos da corrosão, pois possui baixa permeabilidade. Além disso, garante melhor acabamento e proporciona boa trabalhabilidade e performanceelevada, mesmo em severas condições de aplicação.

    Principais componentes do graute:

    - Cimento Portland;

    - Adições minerais: pozolanas, sílica ativa, filler calcário ou cargas minerais;

    - Aditivos em pó: superplastificantes, aditivos antilavagem dos finos e expansores retentores de água;

    - Agregados (areia e pedrisco): de origem quartzosa, granitos ou areia de sílica;

    - Polímeros (acrilatos ou SBR).

    Acho que ele não é de baixo custo...

  • NÃO dispensa a limpeza prévia do substrato