SóProvas


ID
83953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O estudo da fo rmação da economia brasileira é relevante para a
compreensão da situação econômica at u al. A respeito desse
assunto, julgue os itens a seguir.

O modelo agroexportador q ue predominou na economia brasileira durante o p eríodo 1900-1930 caracterizou-se pela existência de taxas elevadas de crescimento populacional, decorrente dos fluxos migratórios, e de taxas baixas de crescimento e volatilidade da produção.

Alternativas
Comentários
  • O erro se encontra em afirma que esse período foi caracterizado por taxas baixas de crescimento e volatilidade da produção, já que ocorreu justamente o contrário, por conta da superprodução decorrente da política de valorização do café.
  • Volatilidade é a "Qualidade daquilo que é sujeito a mudanças frequentes" que, em economia, pode ser equivalente a liquidez - facilidade de vender, de transformar em moeda.
  • Eu entendi assim: (taxas baixas de crescimento) *E* (volatilidade da produção). Por isso marquei o item como CERTO.

    Mas as interpretação correta, ao que parece é: taxas baixas de (crescimento *E* volatilidade da produção).

    Ou seja, por distributividade: (taxas baixas de crescimento) *E* (taxas baixas de volatilidade da produção). E por isso o item está ERRADO.

  • Errada

    Falar em baixo crescimento do PIB durante todo o período é errado. O período é bastante amplo. Durante Epitácio Pessoa, por exemplo, a expansão foi de 7,5%, enquanto que o seu sucessor, Artur Bernardes, dada a grande instabilidade política (42 meses em estado de sítio), teve crescimento de 3,7%. A primeira guerra mundial, que coincidiu com o governo de Wenceslau Bras, também fez cair o PIB.

     

    Acredito que a questão da volatilidade da produção está correta. O café alterava entre safras boas e outras ruins, afetadas por geadas por exemplo. Houve um surto industrial durante a primeira guerra mundial que elevou a produção de manufaturados, mas que teve retração com o fim da guerra.

  • Era de Ouro (1900-1930) foi de grande prosperidade, com investimentos diretos estrangeiros e crescimento médio do PIB de 4% a.a.