SóProvas


ID
839944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente ao Poder Executivo.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal exercerão, sucessivamente, a Presidência da República no caso de impedimento do presidente e do vice-presidente da República.

Alternativas
Comentários

  • Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    Gabarito: Certo.
  • Vale lembrar que os cargos citados na questão são exclusivos de brasileiros natos.

    Para lembrar de tais cargos, lembre de MP3.COM

    Vejamos:

    Ministro do STF
    Presidente e Vice Presidente da República
    Presidente do Senado Federal
    Presidente da Câmara dos Deputados
    Carreira Diplomática
    Oficial das Forças Armadas
    Ministro de Estado de Defesa

    Bons estudos..

  • Lembrando gente, tem que ser necessariamente nesta ordem.
  • Questão correta. Para complementar os comentários dos colegas acima, sigo com trecho referente ao assunto, retirado do livro Direito Constitucional Esquematizado 16ª Edição - Pedro Lenza:

    "De acordo com o art. 80, serão sucessivamente chamados ao exercício da presidência, nas hipóteses de impedimento do Presidente e do Vice ou em caso de vacância dos respectivos cargos, na seguinte ordem:
    - o Presidente da Câmara dos Deputados;
    - o Presidente do Senado Federal;
    - o Presidente do STF.
    Trata-se do que poderíamos chamar de substitutos eventuais ou legais. Havendo caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente da República, por exemplo, no caso de viagem de ambos, referidos substitutos eventuais assumem até o motivo de o impedimento cessar.
    (...)
    Observar, contudo, que a assunção do cargo por referidas pessoas (ao contrário do que ocorre no caso da vacância do cargo de Presidente e a sua sucessão pelo Vice, que o assume definitivamente) será em caráter temporário (substitutos eventuais ou legais)."

  • Para quem fica com dúvida sobre a ordem é só pensar que também é em ordem alfabética
    PCamara dos Deputados (que representa o povo,real motivo de ser o primeiro)
    P.do SEnado Fedederal
    P.do STF.
  • -> Presidente da República
    -> Vice-Presidente da República
    -> Presidente da Câmara dos Deputados
    -> Presidente do Senado Federal
    -> Presidente do Supremo Tribunal Federal

    Ademais, é importante esclarecer que, em caso de vacância, somente o Vice-Presidente sucederá o Presidente da República de forma definitiva. Assim, se ocorrer vacância somente no cargo de Presidente, o Vice-Presidente suceder-lhe-á definitivamente, seja qual for o período faltante para o término do mandato.

    Todavia, se houver vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal somente assumirão a Presidência temporariamente, até que ocorra nova eleição, na seguinte forma:

    a) vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente nos dois primeiros anos do mandato, far-se-á nova eleição direta noventa dias depois de aberta a última vaga;

    b) se a vacância ocorrer nos dois últimos anos do mandato, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei, hipótese excepcional de eleição indireta para a Presidência da República.

  • Passei muito tempo sem conseguir lembrar quem vinha antes, se era o presidente da Câmara ou o do Senado.

    Até que decorei assim: "O CDF Se FuD**"

    CDF = "Câmara dos Deputados na Frente";

    Se FuD** = Senado Federal Depois.


    Desculpem o termo chulo, colegas, mas às vezes, temos que recorrer a certas estratégias...
  • Certo

    Aprendi da seguinte forma o motivo do Presidente da CD assumir prioritariamente a Presidência da República nos casos de impedimento do PR e do Vice: 

    a CD representa o povo, já o SF representa os Estados, assim nada mais justo que o Presidente da CD (que representa o povo) assumir a Presidência da República primeiramente em relação ao Presidente do SF.

    Força, foco e fé!


  • Sucessão presidencial:


    --> vice presidente

    --> presidente da câmara dos deputados

    --> presidente do senado federal

    --> presidente do STF


    Ademais, é importante destacar que somente o vice presidente da república poderá suceder definitivamente o presidente em caso de vacância.

  • Art. 80 - Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do STF.

  • Pessoal, peço que me corrijam, porque provavelmente estou errado. Tenho uma dúvida quanto a construção da assertiva (é mais uma dúvida de português do que de direito constitucional, mas dada a interdisciplinariedade inerente às provas, acredito ser válido expor a dúvida):

    ----------------------------------------------------------

    Os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal exercerão, sucessivamente, a Presidência da República no caso de impedimento do presidente e do vice-presidente da República.

    ----------------------------------------------------------

    Opa! Sucessivamente, não. Quem assumir o cargo o exercerá enquanto perdurar o impedimento do presidente e do vice (e dentro dos prazos estabelecidos para substituição). O cargo não ficará rodando entre o presidente da Câmara dos Deputados, o presidente do Senado e o presidente do STF...

    Como bem colocaram os colegas, os possíveis substitutos serão chamados nessa ordem. Se existir algum impedimento na primeira opção  (presidente da CD), será chamado o presidente SF.... E assim sucessivamente.

    Se isso que escrevi é verdadeiro, então a questão estaria errada.

  • Elton, 

    sucessivamente ; algo que continue,tenha continuidade, que se repete. Foi o que entendi. Da vacância de um vai o outro. Assim sucessivamente. 


    Gab certo

  • Questão semelhante, veja:

    Ano: 2013 Banca: CESPE  Órgão: TJ-DF  Prova: Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador

    Nas hipóteses de impedimento do presidente e do vice- presidente da República ou em caso de vacância desses cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da presidência o presidente da Câmara dos Deputados, o presidente do Senado Federal e o presidente do STF. No caso de vacância do cargo de presidente da República, apenas o vice-presidente da República poderá suceder o presidente de forma definitiva.
    GABARITO: CORRETA!


    Força, Foco e FÉ - 2015, em 1º Lugar.

  • rs Tb errei pelo mesmo motivo do Elton Luiz! SUCESSIVAMENTE.... 

    Mas, enfim, é letra de lei! 
    Art. 80 - Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do STF.
  • Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

  • De acordo com o art. 80, da CF/88, em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Correta a afirmativa.

    RESPOSTA: Certo

  • Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

    Alternativa Correta

  • Cuidado, vi erros aqui...no caso de IMPEDIMENTO a substituição no cargo se dá nesta ordem, suceassivamente. 

     

    No caso de VACANCIA, apenas o Vice substitui (na verdade, sucede, se trata de sucessão, nãod e substituição). No casod e vaga do vice, eleições diretas ou indiretas a depender do tempo restante de mandato.

  • Sucessão presidencial com impedimento do Presidente e do vice é DST!

    Câmara Deputados

     Senado federal

    supremo Tribunal federal

  • CSS = CAMARA >>> SENADO >>> STF...

    bola ´pra frente!!

  • No impeachment ou impedimento:

    Presidente da Republica

    Vice Presidente da Republica

    Presidente da Camara dos deputados

    Presidente do Senado Federal

    Presidente do STF

  • Certo

    CF/88

    Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

  • CERTO

  • Sucessão - VICE-PRESIDENTE

    Substituição:

    VICE PRESIDENTE

    PRESIDENTE DA CÂMARA

    PRESIDENTE DO SENADO

    PRESIDENTE DO STF

  • para ajudar a memorizar.

    K=PC

    KD o SF eo STF?

    Presidentes da Câmara Deputados

    Senado Federal

    Supremo Tribunal Federal 

  • Referente ao Poder Executivo, é correto afirmar que: Os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal exercerão, sucessivamente, a Presidência da República no caso de impedimento do presidente e do vice-presidente da República.

  • IMPEDIMENTO P.R E VICE → PCD + SF + STF

    #BORA VENCER

  • Só quem viveu sabe o desespero de o Cunha ser o presidente da República kkkkk

    "Eu não renunciarei. Temer"