SóProvas


ID
840061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A gestão por processos tem sido aceita como um bom instrumento
para melhorar a gestão da organização. Em relação à gestão por
processos, julgue os próximos itens.

Um processo, que deve ser planejado para agregar valor, pode ser definido como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam entradas (insumos) em saídas (produtos).

Alternativas
Comentários
  • Exata definição extraída do site: http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/pasta.2010-04-26.1767784009/base%20conceitual.pdf
  • De acordo com a fonte citada acima, Processo é um conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas). Esses processos são GERALMENTE planejados e realizados para agregar valor.

    Na minha humilde opinião a resposta deveria ser incorreta, pois um processo nem sempre deve ser planejado para agregar valor. De acordo com o CBOK 2.0 existem 3 tipo de processos:

    1) Processos Primários: Processos primários são ponta-a-ponta, interfuncionais e entregam valor ao cliente. Esses processos formam uma cadeia de valor conforme medido por sua contribuição na criação ou entrega de um produto ou serviço, em última instância, gerando valor aos clientes.

    2) Processos de Suporte: Esses processos são desenhados para prover suporte a processos primários, frequentemente pelo gerenciamento de recursos e/ou infraestrutura requerida pelos processos primários. O principal diferenciador entre processos primários e de suporte, é que processos de suporte não geram valor direto aos clientes, ao passo que os processos primários sim.

    3) Processos de Gerenciamento: São usados para medir, monitorar e controlar atividades de negócio.

    Assim, concluo que um processo, NEM SEMPRE deve ser planejado para agregar valor.

    Gostaria de saber a opinião de terceiros.
  • Como é uma questão da CESPE, supõe-se que ela vai querer colocar o português para ser analisado em todas as questões, nesse caso não é diferente.
    As virgulas estão apenas explicitando um único tipo de processo, que nesse caso, são aqueles que devem ser planejados para agregar valor.
  • O problema nao foi a virgula, pois neste caso o termo entre virgula tem carater explicativ,  com isso ele dizer e que todo processo deve ser planejado e que todo processo PODE ser definido. O termo pode deixa a questao correta.
  • Eu acredito que a questão esteja certa porque não há uma definição exclusiva para processos. Para mim o "pode" quer dizer que o processo também pode ser definido como o exposto, mas também tem outras definições. A fonte supracitada menciona, ainda ,que o processo vai muito além de atividades inter-relacionadas já que envolve fornecedores, outros setores envolvidos...
  • Por definição, um processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas, definidas, repetitivas e mensuráveis que agregam valor ao transformar entradas em saídas, em outras palavras, é um conjunto de atividades que transforma insumos em produtos, satisfazendo as necessidades dos clientes e atendendo a política da organização.

    Fonte: http://academiaplatonica.com.br/2011/gestao/definicao-abordagem-de-processos/

  • CERTÍSSIMO:

     

    Um processo, que deve ser planejado para agregar valor, pode ser definido como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam entradas (insumos ou INPUTS) em saídas (produtos ou OUTPUTS).

  • processos um “conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em serviços/produtos (saídas), sendo realizado para agregar valor”.

    guia de gestão de processos de governo